6 de mar de 2015

As Atrizes Poderosas do Drama Coreano


O Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo domingo, é uma boa oportunidade para listar algumas atrizes que têm se destacado no cinema e na TV coreana, nas duas últimas décadas.

A cada nova temporada, a TV coreana tenta lançar novos talentos femininos, muitos advindos do Korean Pop, e talvez, por isso mesmo, poucas carreiras acabam vingando. É claro que muitas atrizes jovens já provaram seu talento, mas não há nada como a experiência (pessoal e profissional) para transformar uma promessa em uma presença marcante na mente da crítica e do público.


O primeiro nome da lista não poderia ser outro: Kim Seon-ah. Poucas atrizes conseguem combinar popularidade e respeito profissional em igual proporção. Kim Seung-ah (1979) consagrou-se como atriz de TV, embora tenha intercalado sua carreira, de forma regular, com o cinema. Quando penso em Kim Seon-ah, penso numa atriz sempre disposta a transformações físicas, e a papéis desafiadores. Seu primeiro grande sucesso foi o drama romântico My Name is Kim Sam-soon (MBC, 2005), quando engordou vários quilos e despiu-se de qualquer vaidade feminina, para interpretar a confeiteira Sam-soon, que se apaixona pelo chaebol Jin-heon (um inesquecível Hyun Bin). Em seguida veio When It´s At Night (MBC, 2008), um drama não tão popular, mas que é um de meus favoritos, especialmente por sua grande química com o ator Lee Dong-gun. Neste drama, ela encarava mais um papel complexo, Heo Cho-hwi, uma mulher forte, e muito passional. Cho-hwi é uma funcionária de um museu, responsável pela preservação e segurança do patrimônio histórico e cultural de seu país. Mesmo com o surgimento de um interesse romântico, na forma do sedutor Kim Bum-sang, especialista em objetos arqueológicos coreanos, ela não perde o foco no seu trabalho. É divertido ver, para variar, o protagonista suar a camisa para conquistar a mocinha. Logo em seguida vem o que considero o melhor papel, até hoje, da carreira de Seon-ah, o da caipira Shin Mi-rae. No drama The City Hall (SBS, 2009), Seon-ah é uma garota esperta, mas um tanto ingênua, que trabalha como secretária no gabinete do prefeito de uma pequena cidade litorânea. Tudo muda com a chegada de um político poderoso de Seul, o deputado Jo Gook (Cha Seung-won). É difícil encontrar um par tão perfeito como o de Kim Seon-ah e Cha Seung-won, e uma estória de amor tão bonita! Shin Mi-rae é um personagem magnífico, uma mulher simples do interior, que, desafiada pelo amor, se torna uma grande líder política. O último drama da atriz foi I Do, I Do (MBC, 2012), mais uma comédia romântica, em que ela interpreta uma empresária poderosa, que vê sua carreira abalada por uma gravidez indesejada. Em termos de roteiro, é um projeto inferior, mas a atuação de Seon-ah é, mais uma vez, impecável.

Melhor filme: S Diary (2004).
Melhor atuação: Scent of a Woman (2011).
Trivia: Seon-ah já morou nos EUA e Japão.


Quando penso em uma atriz coreana no estilo das grandes estrelas de Hollywood, como Julia Roberts, por exemplo, me vêm imediatamente à mente Choi Ji-woo (1975), a eterna Yoo-jin, de Winter Sonata (KBS, 2002). Mas a carreira da atriz começou muito antes, em 1995, com os dramas Happiness e War and Love. Apesar dos papéis iniciais de mocinha frágil e romântica (Stairway to Heaven), Choi Ji-woo foi amadurecendo e escolhendo personagens que casam muito melhor com sua personalidade forte. Can´t Lose (MBC, 2011), por exemplo, foi o primeiro drama a mostrar um lado mais cômico da atriz, e em perfeita sincronia com seu par romântico, o ator Yoon Sang-hyun. Do alto de seus 1,73 m, Choi Ji-woo se impõe física e emocionalmente sobre o pobre marido, o colega advogado Hyung-woo. A advogada esquentadinha Eun-jae é meu personagem favorito interpretado por ela, entre os que pude acompanhar. É uma pena que ela tenha voltado ao melodrama, com Temptation (SBS, 2014). No cinema, Choi Ji-woo participou de um projeto muito interessante, o filme Actresses (2009), como atriz e co-roteirista.

Melhor par romântico: Bae Yong-jun, em Winter Sonata.


Para ficar na mesma geração das atrizes anteriores, falemos sobre Kim Jeong-eun (1976), mais conhecida pelo drama Lovers in Paris (SBS, 2004), primeiro sucesso da incensada roteirista Kim Eun-sook (The Heirs). Meu drama favorito da atriz é Lovers (SBS, 2006), no qual ela se apaixonava dentro e fora da telinha pelo ator Lee Seo-jin (pena que o romance não sobreviveu ao drama). Apesar de alguns papéis interessantes como no drama I Am Legend, Jeong-eun não tem tido muita sorte na escolha de seus projetos, e seu talento de atriz tem sido francamente mal aproveitado. Kim Jeong-eun também se destaca como cantora, e já apresentou com grande sucesso um programa de variedades musicais, o Kim Jeong-eun´s Chocolate.

Melhor par romântico: Lee Seo-jin “forever”!
Trivia: tem o mesmo nome do falecido ditador norte coreano.


Uhm Jung-hwa (1969) surgiu como cantora pop, mas logo migrou para a carreira de atriz, intercalando papéis no cinema e na TV. Se na TV a atriz é mais conhecida por protagonizar comédias românticas (He Who Can´t Marry, Witch´s Love), é no cinema que ela tem revelado seu talento para encarnar os mais diversos personagens... De escritora neurótica no thriller Bestseller (2010) a dona de casa sonhadora, no divertidíssimo Dancing Queen, Uhm Jung-hwa, com todo seu sex appeal, consegue convencer e emocionar o espectador, a cada novo trabalho. Sou uma grande fã da atriz, por seu charme, simpatia e grande talento cênico.

Melhor par romântico: acho que ainda está por vir, mas soltou faíscas com o jovem Park Seo-joon...
Trivia: é irmã do ator UhmTae-woong (Valid Love).


Um pouco mais jovem, mas com uma carreira impressionante, é a atriz Son Ye-jin (1982). O que impressiona no currículo da atriz é a maturidade na escolha de seus projetos, tanto no cinema, quanto na TV. O resultado é o reconhecimento do público e muitos prêmios ao longo de sua curta, mas prolífica carreira. No cinema, Son Ye-jin já encarnou personagens muito mais velhos e maduros, como no clássico April Snow, ou no melodrama A Moment to Remember. É engraçado que, hoje em dia, ela tem buscado papéis que condigam mais com sua idade, como em Chilling Romance, ou Pirates. De qualquer modo, Ye-jin é uma atriz sempre disposta a novos desafios, e que já deixou sua marca em projetos inesquecíveis, como o drama Alone in Love (SBS, 2006), ou o filme My Wife Got Married (2004). Uma bela atriz, cuja carreira vale muito a pena acompanhar.

Melhor par romântico: Lee Min-ki (Chilling Romance), e Bae Yong-jun (April Snow).

Há tantas outras atrizes que eu gostaria de citar, mas fico com estas, que são uma boa referência tanto no cinema quanto na TV coreana. Esta lista deveria incluir nomes como Soo-ae (que infelizmente, vem desacelerando sua carreira nos últimos anos, mas espero que volte em breve aos dramas), Lee Soo-kyeong (Lawyers of Korea), Kong Hyo-jin (Master´s Sun), Yoon Eun-hye (das mais jovens, minha favorita, mas falta-lhe experiência no cinema) e Kim So-yeon (I Need Romance 3).

5 comentários:

  1. Muito bom o post, amei a lista e sinceramente houve uma ou duas atrizes que eu n conhecia mas irei tentar ver os trabalhos delas!! Só acho q faltou Ha Ji Won, q é espetacular na atuação e tem várias personagens fortes, p citar a Nyang de Empress Ki e a Hang Ah de King 2 Hearts :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, eu certamente me lembrei do nome de Ha Ji-won, e tinha certeza de que alguém iria comentar esta ausência. Mas foi proposital, pois como eu disse no post, preferi escolher as atrizes mais maduras, e apesas de Ji-won ter um curriculo invejável para sua idade, acho que pode melhorar muito como atriz. Quem sabe podemos fazer uma próxima lista com as atrizes mais promissoras da Coréia? Não tenho dúvida de que Ji-won estará no topo desta lista!
      abraços,
      Sam.

      Excluir
  2. Concordo plenamente com a sua lista, só traria mais destaque à Soo-ae, uma das melhores atrizes da Coreia em atividade, pena que como vc comentou ela tenha desacelerado. Teria citado tb a Song Ji-hyo que fez trabalhos maravilhosos em Jackal is Coming, A Frozen Flower, Heaven's Order, Emergency Couple, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por citar mais nomes, são tantas atrizes maravilhosas... E parece que Soo-ae está voltando ao dramas, com o lindão Joo Ji-hoon. Vamos cruzar os dedos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...