maio 07, 2013

The Lawyers of Great Republic Korea (drama, 2008)



País de Origem: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Comédia Romântica
Duração: 16 episódios
Produção: MBC TV

Direção: Yoon Jae-moon
Roteiro: Seo Sook-hyang

Elenco: Lee Seong-jae, Lee Soo-kyeong, Ryoo Soo-yeong, Han Eun-jeong , Seong Dong-il, Park Won-sook.

Resumo

The Lawyers of The Great Republic Korea é a estória de um empresário envolvido em um processo complicado de divórcio, e a luta de sua advogada para salvar seu dinheiro e sua dignidade perante a sociedade.

Comentário

Analisando em retrospectiva, é intrigante, para não dizer espantoso, que este drama tenha resultado em uma obra tão interessante. Comecemos pela roteirista, Seo Sook-hyang, que na época tinha em seu currículo apenas o melodrama Mr. Goodbye (2006). E seus dois trabalhos posteriores, Pasta e Romance Town, não são o que eu chamaria de ‘brilhantes’. Lawyers of Korea foi o primeiro projeto de Yoon Jae-moon como diretor. Depois disso ele dirigiu A Thousand Kisses (2011), além de trabalhar mais na área de produção (Hyunhaetan Marriage War). O elenco de Lawyers of Korea é excelente, mas os atores principais deste drama têm tido carreiras mais ou menos irregulares em termos de qualidade. O ator Lee Seong-jae, em minha opinião, teve seu melhor desempenho até hoje neste drama.  Esse ator de presença marcante, com seu rosto másculo e anguloso e sua voz rouca, não tem tido muita sorte na escolha de seus projetos – no cinema ele vinha construindo uma carreira sólida, em filmes como Public Enemy, Holiday e Daisy... Até o fracasso estrondoso do fime Natalie, e a volta à TV com o decepcionante Poseidon. Felizmente, Lee Seong-jae parece estar recuperando seu prestígio, com os dramas mais recentes A Wife´s Credentials e Gu Family Book.

Ryoo Soo-yeong também começou no cinema, mas optou por uma carreira confortável, mas medíocre, nos dramas diários (Ojak Brothers, Rascal Sons). Mas afinal, não dá para julgar todas as escolhas de um ator, que muitas vezes tem de lutar para sobreviver neste meio tão competitivo. O mesmo vale para a atriz Lee Soo-kyeong (My Country Calls, Soul Mate) que tem trabalhado incansavelmente, nem sempre fazendo as escolhas mais sábias. Acho que os dramas para TV a cabo em que Lee Soo-kyeong tem atuado são um passo atrás em sua carreira (vide a bomba Color of Woman). Agora ela volta no drama familiar Gold, Appear! (MBC), com seus intermináveis 50 episódios, e ela nem é a atriz principal?! Lamentável.

Toda esta longa argumentação é só para ressaltar o quanto um trabalho em equipe pode resultar em algo positivo. É como dizem “estar no lugar certo, na hora certa”. Então vamos à estória de Lawyers of Korea...

Han Min-kook (Lee Seong-jae) é o presidente de uma grande empresa de investimentos e, naturalmente, um ‘workaholic’, obcecado por dinheiro. Poderoso (tem um fundo de investimentos internacional com seu próprio nome), Min-kook é um ‘tubarão’ do mercado de ações. E é como um homem de negócios respeitado que ele conhece Lee Ae-ri (Han Eun-jeong), uma estrela de cinema, jovem e belíssima. Logo eles se casam, e a fortuna de Min-kook se multiplica, enquanto Ae-ri leva uma vida vazia e solitária, tendo renunciado à carreira de atriz.


Sete anos se passam, até que Lee Ae-ri, farta com a indiferença e as incontáveis traições de Min-kook, e arrependida por ter desistido da fama de atriz, decide pedir o divórcio, não sem antes arrancar uma boa quantia em dinheiro do marido milionário.

Chocado, Han Min-kook acha que a esposa está exigindo milhões de indenização apenas para vingar-se dele. Cego pelo egocentrismo, ele não admite os anos de solidão e humilhações constantes que impôs a ela.

Sem conseguir convencê-la a desistir do processo de divórcio, e percebendo que corre sério risco de perder seu precioso dinheiro, Min-kook tenta atingir Ae-ri com um golpe baixo. Como? Contratando como advogada a melhor amiga da esposa. Woo Lee-kyung (Lee Soo-kyeong) é uma jovem batalhadora que, com muito sacrifício, conseguiu formar-se em direito.


Tudo começou anos atrás, quando Lee-kyung era secretária em um escritório de advocacia e apaixonou-se por um jovem advogado, Byun-hyuk (Ryoo Soo-yeong). O casal morou junto por três anos, até que Byun-hyuk decidiu migrar para os Estados Unidos, repentinamente, partindo o coração de Lee-kyung.


Sete anos se passam, e Lee-kyung luta para manter seu minúsculo escritório de advocacia, quando dois eventos sacodem sua vida. Primeiro, é a volta de Byun-hyuk, reclamando direitos sobre o apartamento que ambos compraram juntos e, para espanto da advogada, querendo voltar ao namoro, como se nada tivesse acontecido.
Mas, ainda mais impressionante, é quando Han Min-kook bate à porta de seu escritório, exigindo que ela seja sua advogada no processo de divórcio contra Lee Ae-ri.


O interessante de Lawyers of Korea é o grande respeito e carinho que a roteirista (e consequentemente o diretor) tem por seus personagens. Este não é um drama de mocinhos e vilões, mas de personagens tridimensionais, com suas qualidades e (muitos) defeitos.


Poder acompanhar o crescimento emocional destas quatro pessoas ao longo da trama é uma experiência incrivelmente satisfatória. Posso avisar que o desenrolar da estória é surpreendente, não querendo entregar os acontecimentos, mas apenas para deixar claro que, ao contrário da maioria dos dramas românticos, os personagens se comportam como gente normal, que passa por experiências de vida marcantes, amadurece e muda. Felizmente, todos mudam para melhor, e dão um passo à diante, mas não sem deixar de reconhecer os erros do passado. Por que é isso que significa amadurecer, de verdade. Só por isso Lawyers of Korea já seria um drama recomendável. Mas, presenciar a ascensão e domínio de um personagem sobre uma trama, é algo que não se vê todos os dias. Algo me diz que Han Min-kook é um daqueles personagens que sai do controle do escritor, e cria vida própria... Só vendo para entender o que quero dizer. Para mim, Han Min-kook é o Mr. Darcy do século XXI.

7 comentários:

  1. Oi Sam! Tudo bem!

    Não tinha, assistindo esse drama. Mas assim que sobrar um tempinho vou da uma olhadinha!!!

    Bjos Fran.

    ResponderExcluir
  2. Victor4:44 PM

    Ainda estou em êxtase com esse drama, nunca tinha assistido nada parecido e olha que já assisti uns 45 dramas neste estilo e ele é disparado o melhor.
    Agora recomendo para todos os amigos que curtem dramas com qualidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,
      concordo plenamente contigo, este drama é especial! Se fosse para fazer uma lista dos melhores que já assisti, "Lawyers" estaria incluído, junto a "The City Hall", e "9 End 2 Outs", dramas que, por sinal, são muito mais comentados e elogiados... Quem não assistiu "Lawyers" não sabe o que está perdendo, né?!

      Excluir
    2. Victor2:02 PM

      É surpreendente a forma que o ator Lee Sung Jae cresce dentro da trama, ele incorpora o personagem Han Min Kook de uma maneira bastante real, ainda não assisti nada parecido.
      A atriz Han Eun Jung(Linda) teve uma excelente interpretação, sabia muito bem expor os seus sentimentos apenas com o olhar.
      O ator Ryu Soo Young também estava muito bem, assisti ultimamente Bad Couple com ele, mas nem chega aos pés deste drama, estava muito bem como advogado da "querelante Le Ai Ri"
      Outra grata surpresa para mim, foi a atuação da Lee Soo Kyung(Muito linda e com um aspecto bem inocente), inicialmente deu para perceber que seria uma personagem "bobinha", mas quando chegamos no final do drama é que se percebe o quanto seu personagem cresceu, evoluindo para um final digno de aplausos.
      Fiquei realmente em êxtase com esse drama.
      Ainda não assisti "The City Hall", e "9 End 2 Outs" vou procurar assisti-los em breve.
      Quem não assistiu Lawyers não imagina que este drama possa ser tão real, com acontecimentos que podem até fazer parte do nosso dia a dia, estão perdendo um grande drama coreano, com certeza.
      Obrigada pelo comentário, continue postando!
      :)

      Excluir
  3. Larissa6:00 PM

    Olá Sam!!!
    Depois desta maravilhosa resenha fiz o download de Lawyers of Korea, há alguns meses. Mas fui assistindo outros dramas e não dei prioridade a ele(fiquei arrependida), agora ele se tornou o 3º melhor drama coreano, ficando atrás de East of Eden e The Legend, ambos com gêneros diferentes.
    Se o Han Min-kook é o Mr. Darcy do século XXI para você, imagina para mim... não existe um homem mais insano e perfeito ao mesmo tempo, é um personagem que tira o que há de melhor no ser humano, ele chega com um "ar misterioso" cheguei a pensar que era um homem terrível, mas tem os dois lados, nem tudo é como imaginamos. São personagens diferentes dos que estão por ai em dramas e filmes porque mostram um lado mais real entre os casais, principalmente quando estão separados e lutando em lados opostos, foi um grande dilema para a melhor amiga... na realidade nunca vi em nenhum drama esse tipo de situação, geralmente isso acontece por aqui, no Brasil, mas achei diferente o ponto de vista do roteirista ao abordar com tanto carinho os quatro personagens e seus relacionamentos!
    Amei sua resenha, ficou ótima!
    Obrigada Sam

    ResponderExcluir
  4. Rafael12:59 PM

    Oi Sam!

    Vi seu comentário esta semana e me interessei pelo drama Lawyers,em 3 dias terminei de assisti-lo, empolgante!
    Tem muita coisa para ser expressa sobre este grande drama...
    Pontos positivos não faltam, tem a favor 99%, o 1% que faltou é porque tem poucos episódios, deveriam ter estendido pelo menos uns 2 episódios, gostaria de ver o que aconteceu dois anos depois... mesmo já estando expresso o que aconteceria, seria incrível ver ainda mais a evolução dos personagens, que, de fato, são tridimensionais, por vários aspectos aos quais você elencou acima.
    Estava olhando outros comentários de dramas e filmes que você assistiu, fiquei interessado em alguns, vou começar a fazer download do Special Affairs Team TEN, gosto muito deste gênero de drama.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela resenha, foi o que me motivou a assistir o drama!
    É bem intenso ao tratar o tema traição, seja por parte do marido ou da melhor amiga, há também, uma certa dose de romance, que deixa os personagens sem sabe o que realmente pode acontecer com eles - são os dois lados da moeda, a vida de cada personagem por uma ótica diferenciada, não existe bem/mal, apenas situações que foram criadas no dia a dia de ambos os personagens!
    O motorista do Min Gook foi um grande personagem, ele estava excelente em Witch Ma!

    Valeu SAM!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...