setembro 05, 2012

Someone Special (filme, 2004)


País: Coréia do Sul
Duração: 110 min.
Gênero: comédia romântica

Direção e Roteiro: Jang Jin

Elenco: Jeong Jae-yeong, Lee Na-young, Jang Yong-nam, Oh Seung-hyeon, Jeong Gyoo-soo, Park Seon-woo.

Resumo

Dong Chi-sung é um homem solitário, que vive apenas para o baseball, até sua carreira começar a ir por água a baixo e ele descobrir que tem uma doença incurável. Quando a vida parece não ter mais nada a oferecer ao atleta, aparece Yi-yeon, uma garçonete tímida que, muito mais que uma fã, é uma pessoa que sempre esteve ao seu lado.


Comentário

Ao contrário que possa parecer pela sinopse, Someone Special não é de forma alguma um drama, embora seu humor seja muitas vezes poético e melancólico.


Mas a diversão já começa na primeira cena, quando Chi-sung (Jeong Jae-yeong) leva um fora da namorada e tem um chilique épico. Como se não bastasse, logo em seguida ele vai ao médico e recebe a notícia de que lhe resta pouco tempo de vida. Em choque, ele sai para beber sozinho no bar onde trabalha a jovem Yi-yeon (Lee Na-young). Ele fica bêbado e mais tarde acorda em um motel, para onde Yi-yeon o levou. Ela comenta timidamente que ele dorme muito tranquilamente (para um bêbado) sem roncar ou se mexer muito. Quando ela sai, ele pensa consigo mesmo “Hoje descobri três coisas que ninguém sabe sobre mim: não tive um primeiro amor, não terei um próximo ano, e sou educado ao dormir”.


Outro diálogo impagável entre Chi-sung e Yi-yeong acontece quando eles vão a uma sessão de cinema. Ela comenta que na sinopse do filme está escrito que o personagem principal morre no final, e Chi-sung pergunta se ainda é interessante ver o filme sabendo como ele termina. Yi-yeong, por sua vez, argumenta que o choque seria muito maior se o personagem morresse de repente.  Um diálogo desses só poderia sair da cabeça brilhante do diretor, roteirista e teatrólogo Jang Jin, em seu estilo único de tratar de temas sensíveis com um toque saudável de humor.
 
 
Todos os filmes de Jang Jin, tanto como diretor, ou apenas como roteirista são altamente recomendáveis, especialmente para quem curte bons diálogos, e a presença regular do alter-ego do cineasta, o magnífico ator Jeong Jae-yeong.



Mais do que uma estória de amor, Someone Special é uma ode à vida. Por que muitas vezes precisamos ser ‘sacudidos’ por um grande evento traumático para dar valor à nossa própria existência? É o que Dong Chi-sung tem a sorte de descobrir ao encontrar alguém muito especial.


Lee Na-young, atriz (1979): Howling (2011), The Fugitive Plan B (drama, 2010), Our Happy Time (2006).

RighteousTies

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...