17 de mar de 2011

The Big Scene (filme, 2005)


País: Coréia do Sul
Título alternativo: Murder, Take One
Gênero: Policial, Thriller

Duração: 115 min.

Direção e Roteiro: Jang Jin
Elenco: Cha Seung-won, Sin Ha-gyonn, Sin Goo, Jeong Dong-hwan.

Comentário

Aproveitando o comentário do último ‘post’ sobre o drama The City Hall, estrelado pelo ator Cha Seung-won, indico um de seus melhores filmes, The Big Scene, um policial com toques de comédia e mistério.

O filme começa na cena de um crime, um assassinato brutal em um quarto de hotel. Em seguida, vemos os detetives de polícia reunidos não na sua delegacia, mas num QG montado por uma rede de TV, que cria um ‘reality show’ exclusivo para acompanhar a investigação policial, passo a passo, 24 horas ao dia. Pura ficção? Talvez, mas já se viu de tudo, na vida real e na TV (quase) real. E é com esse cenário absurdo e muitas vezes engraçado que o diretor Jang Jin brinca e ao mesmo tempo critica mídia e governantes, em sua ganância por popularidade.

O filme também tem umas pitadas de ‘sobrenatural’, o que poderia parecer fora de contexto, ou apenas oportunista, mas esse gancho na verdade torna a estória única (dentro do gênero policial) e muito mais divertida. Na verdade, é o tipo de filme que, quanto menos se souber de antemão sobre a estória, melhor.

Se você nunca ouviu falar no nome Jang Jin, não deve ter assistido muitos filmes coreanos, pois esse diretor, roteirista, produtor e ator, possui um currículo invejável no cinema comercial deste país. Jang (1971) é um das vozes de destaque da renascença do cinema coreano nos anos 90. Desde sua estréia no teatro em 1995, Jang desenvolveu um estilo único que mistura humor, melodrama, e um olhar crítico sobre a sociedade. Guns and Talks (2001) foi seu primeiro grande ‘hit’ nos cinemas coreanos. Depois vieram filmes como Someone Special (2004), Righteous Ties (2006), Good Morning President (2009) e Romantic Heaven (2010). Como roteirista podemos citar sucessos como Welcome to Dongmakgol (2005), Going by the Book (2007) e Public Enemy Returns (2008).


O ator Cha Seung-won é a grande estrela de The Big Scene, mas o filme conta com um elenco de apoio impecável, com destaque super especial para Sin Ha-gyonn (1974), que assim como Cha, já trabalhou outras vezes com o diretor Jang, além de ter desfilado seu talento impressionante em duas produções do diretor Park Chan-wook – Sympathy for Mr. Vengeance, e Thirst.

E a participação especial de Jeong Jae-yeong como um gangster é engraçadíssima!



Legendas em PT (cortesia exclusiva "Tea House and Cinema"): http://bit.ly/xjJhtB

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Vídeo (raw): http://bit.ly/1DBU0lJ
ou http://bit.ly/1H13uIc

Observação importante: "Esse não é um site do tipo 'fansub'. Todas as legendas traduzidas por esse blog foram feitas para consumo pessoal (para encaminhar para amigos e familiares) e são divulgadas aqui como cortesia. Portanto, não serão aceitos pedidos (de títulos de dramas ou filmes), sugestões (de formato de vídeo, etc.) ou reclamações (sobre atrasos, formato de arquivos, etc.). Por favor, peço a sua consideração e respeito, pois muitas horas de lazer e descanso são perdidas na realização dessas traduções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...