outubro 10, 2013

Unexpected You (drama, 2012)


País: Coréia do Sul
Gênero: drama familiar
Duração: 58 episódios
Produção: KBS TV

Direção: Kim Hyoung-seok
Roteiro: Park Ji-eun

Elenco: Kim Nam-joo, Yoo Joon-sang , Yoo Yeo-jeong, Kang Boo-ja, Jang Yong, Kim Sang-ho, Yang Jeong-ah, Jo Yoon-hee, Oh Yeon-seo, Lee Hee-joon, Kim Yeong-ran.
Han Man-hee.

Resumo

A produtora de dramas Cha Yoon-hee se considera uma mulher de sorte por ter se casado com o médico Terry Kang, filho de família adotiva, e criado nos Estados Unidos. Para Yoon-hee, que sempre sofreu com os conflitos da própria família, não ter sogros por pertos é uma verdadeira bênção. Até que o destino resolve reunir Kang e sua família biológica... E a vida do casal nunca mais será a mesma!


Comentário

A maioria dos fãs de dramas coreanos está habituada com o formato curto do gênero, que varia entre 16 e 24 episódios (com algumas exceções, como em alguns dramas épicos). Já os dramas de final de semana, que costumam ter 58 episódios, ou mais, podem parecer (e muitas vezes são mesmo) um tanto exaustivos para o espectador. Quem não suporta novelões costuma ter um preconceito natural com o gênero. Recheados de conflitos familiares intermináveis, os melodramas coreanos tem o grande desafio de manter o interesse do público ao longo de 2 ou 3 meses de duração das tramas. Mas, de vez em quando, aparece algo novo e refrescante, e que vale a pena conferir, como é o caso de Unexpected You (também chamado My Husband Got a Family, ou ainda You Rollen In Unexpectedly).


E porque dar uma chance a este drama de 58 episódios? Os motivos são vários, a começar pela roteirista. Este foi o primeiro desafio de escrever um drama longo para Park Ji-eun, já conhecida e respeitada pelos dramas Queen of Housewives (2009 – 16 episódios), e Queen of Reversals (2010 – 31 episódios), ambos estrelados por Kim Nam-joo. Em Unexpected You ela repete a parceria de sucesso com Kim Nam-joo, e agrega mais uma dezena de atores de gabarito, como Yoo Joon-sang , Yoo Yeo-jeong e Lee Hee-joon. A estratégia de sucesso de Park Ji-eun foi escrever esta peça como se fosse um drama normal (de curta duração), o que envolve preservar diálogos inteligentes, realistas, e manter um ritmo ágil e ao mesmo tempo leve. Pensando bem, não é uma tarefa nada fácil, com tantos personagens, tantos conflitos paralelos, manter a trama interessante, sem cair no trivial. Nestas horas, o casting conta muito, pois também não adianta ter diálogos brilhantes, se os atores não têm poder para interpretá-los convincentemente.
 
 
Já assisti uns poucos makjung, e o que mais cansa nestes melodramas são alguns personagens secundários, que estão presentes apenas para ajudar a preencher o tempo, e que não acrescentam nada à estória – nesta hora o fast forward funciona que é uma beleza. Mas posso garantir que este não é o caso, em Unexpected You, onde todos os personagens têm motivo para estar ali, e nunca perdemos o interesse em acompanhar suas vidas. Afinal, não adianta seguir um drama familiar, se o interesse é ver apenas o casal centrar.


A fantástica atriz Kim Nam-joo é Cha Yoon-hee, uma mulher madura, trabalhadora, que se casa com Terry Kang (Yoo Joon-sang, do filme Ha Ha Ha, e do recente drama The Secret of Birth), um médico que nasceu na Coréia do Sul, mas que foi criado nos EUA, por pais adotivos. Terry não tem lembrança dos pais biológicos, e não sabe como foi parar em um orfanato, aos cinco anos de idade.


Yoon-hee tem uma rotina diária estressante, trabalhando como produtora de dramas (o que gera muitas piadas internas com o meio artístico). Além disso, Yoon-hee tem de lidar com os problemas financeiros de sua família, que inclui sua mãe, Han Man-hee (Kim Yeong-ran), e seus dois irmãos, Cha Se-joong e Cha Se-kwang. E é por causa de um dos muitos investimentos descabidos do irmão mais velho, que Yoon-hee e o marido perdem dinheiro e têm de se mudar para um apartamento mais simples, com um aluguel mais em conta. Por força do destino eles vão ser inquilinos justamente dos pais biológicos de Terry Kang. Depois de muitas confusões, ele irá descobrir que seu nome de batismo é Bang Gwi-nam, e que faz parte de uma grande família, composta de pais, uma avó, três irmãs e uma sobrinha.


Bang Jang-soo (Jang Yong) e Eom Cheong-ae (Yoo Yeo-jeong, a rainha mãe de King 2 Hearts) são os pais de Gwi-nam, proprietários de uma padaria. Depois de perder o filho, eles tiveram mais três filhas, Bang Il-sook (Yang Jeong-ah), Bang Yi-sook (Jo Yoon-hee, de Lie to Me, Nine, Scandal) e a caçula, Bang Mal-sook (Oh Yeon-seo). Bang Il-sook é a única que mora fora de casa, casada com um gerente de restaurante, e com uma filha de 7 anos.


Bang Yi-sook trabalha com marcenaria, e tem um jeito de moleca, que não leva desaforo para casa.



Bang Mal-sook é o oposto da irmã; fútil e namoradeira, trabalha como secretária em uma clínica de cirurgia plástica.


No prédio da família ainda moram a avó paterna, Jeon Mak-rye (Kang Boo-ja), e os agregados, Bang Jeong-bae (o grande ator Kim Sang-ho, de TEN) com a esposa e o filho adolescente.


Ainda é preciso destacar a presença do carismático Lee Hee-joon (Marriage Blue, The Flu), como o chaebol Cheon Jae-yong (meu personagem favorito na estória), e de Kim Won-joon, como o ex-astro pop Yoon Bin - dois atores que trazem uma dose extra de charme e humor ao drama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...