maio 06, 2012

Twelve Men In A Year (drama, 2012)


País: Coréia do Sul
Duração: 16 episódios
Produção: tvN

Direção: Oh Jong-rok
Roteiro: Hwang  Jo-yoon

Elenco: Yoon Jin-seo, Cha Jin-oh, Ko Joon-hee, Lee Yong-woo.

Resumo

Uma jornalista de uma revista de moda tem a tarefa de escrever uma coluna de comportamento, descrevendo suas aventuras amorosas com um homem de cada signo do zodíaco.

Comentário

- Um parênteses sobre a produção atual de dramas coreanos na TV fechada (cabo):

Quem acompanha de perto os dramas coreanos, sabe que existem 3 grandes redes de TV (KBS, SBS e MBC) responsáveis por uns noventa por cento da produção desse gênero. O restante fica, principalmente, a cargo de alguns canais de TV a cabo, que tem se aventurado com maior ou menor sucesso na realização de dramaturgia televisiva. Pode-se dizer que a tvN é uma das poucas, se não a única, que tem se saído bem nessa tarefa. Os demais canais de TV já declararam abertamente estarem ‘tirando seus times de campo’ no que se refere à produção de dramas. Após (menos de) um ano de fracassos humilhantes de público e crítica, redes como TV Chosun (Operation Proposal, Good Luck) e Channel A (Bachelor’s Vegetable Shop, Goodbye Wife), vão reduzir ou extinguir de vez seus investimentos em drama.

Canais como OCN ainda conseguem produzir algumas coisas originais, como é o caso do drama Vampire Prosecutor, que conseguiu atingir uma audiência expressiva de 4%. A tvN é a rede que vem alcançando o melhor resultado, tanto de crítica (Once Upon a Time in Saengchori, Joseon X-Files,  Harvest Villa) como de público (I Need Romance, Flower Boy Ramyun Shop,  Shut Up: Flower Boy Band). Sendo assim, sempre é bom ficar de olho na produção de canais como OCN, tvN,e CGV, e ficar com um pé atrás quanto as demais redes.


Como namorar doze homens em um ano...

Sem tempo para assistir todos os dramas que se tem vontade, a única solução é separar o ‘joio do trigo’, sem dó nem piedade – o que implica em ver um ou dois episódios iniciais de cada drama que lhe atrair, e dar o veredicto final. Algumas vezes (poucas, é verdade) alguma coisa interessante pode nos escapar do radar. Foi quase o que me aconteceu com a ‘saga romântico-astrológica’ Twelve Men In A Year.

O segredo para curtir esse drama passa por: Enfrentar com bravura os dois ou três primeiros episódios, acostumar-se com o tom de voz às vezes enervante da atriz Yoon Jin-seo (sua interpretação cresce muito ao longo do drama) e com uma edição um tanto ‘nervosa’. A estória engrena quando Mi-roo começa a escrever a coluna de sexo e a ter seus primeiros encontros românticos. O desfile de homens belos e ‘sarados’ também ajuda a prender a atenção das moçoilas. O drama acaba fluindo surpreendente bem, e tem um desfecho dos mais satisfatórios e coerentes, ao menos entre os dramas que assisti nos últimos tempos.


Mas vamos à estória. Yoon Jin-seo (The Fugitive Plan B), é Na Mi-roo, 30 anos, editora de reportagens da revista de moda XX. Mi-roo é uma mulher inteligente, apaixonada pelo trabalho, mas que passa por uma revolução sentimental ao romper com seu grande amor, On Joo-wan (ator Cha Jin-oh, My Love By My Side). Ela fica ainda mais estressada ao ser pressionada no trabalho pela chefe, Michelle Jang (atriz Choi Soo-rin). A editora Jang quer que Mi-roo convença a famosa cronista conhecida apenas como “Sophia” a escrever para a revista XX uma coluna mensal sobre comportamento sexual. A ponto de perder o emprego, caso fracasse na tarefa, Mi-roo decide se passar por Sophia e escrever  secretamente a popular coluna sentimental. Com a ajuda de sua fiel escudeira (e melhor amiga), a fotógrafa Park Tanya (Ko Joon-hee, Can You Hear My Heart), Mi-roo tem de encontrar um homem para cada signo do zodíaco, e conhecê-lo ‘intimamente’, para poder escrever a coluna assinada por Sophia.

Nessa verdadeira ‘cruzada romântica’, Mi-roo vai tentar desvendar os segredos da mente masculina e, ao mesmo tempo, encontrar o verdadeiro amor.


O ator Lee Yong-woo (Birdie  Buddy) é o introvertido escritor Lee Joon. Kim Da-hyeong (Warrior Baek Dong-soo) é Hyeong-woo, o belo professor de astronomia. Kim Jin-woo (Queen Yn-hyun´s Man) é o músico Won-bin. Bae Geu-ri (49 Days) é Hae-ra, herdeira de um império hoteleiro, que se apaixona por Joo-wan, ex-namorado de Mi-roo. Yang Geum-seok é Yeon-soon, mãe de Mi-roo.

Muita gente pode se espantar (mas não mais do que eu) em saber que quem assina esse drama é ninguém mais, ninguém menos que Hwang  Jo-yoon, roteirista do aclamado e premiado filme coreano Old Boy, escrito a quatro mãos com o diretor Park Chan-wook. Hwang também é roteirista de filmes como o divertidíssimo The Beast and the Beauty (2005), e Go Go Sister (2006). Seu trabalho mais recente é o filme Masquerade (2012).

O PD de Twelve Men In A Year, Oh Jong-rok é um profissional dos mais experientes, como produtor, roteirista e diretor. Dirigiu dramas importantes como Daemul (2010), 90 Days, Time to Love (2006) e Happy Together (1999). Dirigiu e escreveu o roteiro do filme Crazy First Love (2003).

2 comentários:

  1. Se eu não me engano eu já tinha visto de relance esse drama, mas são tantos que saem que às vezes eu só fico 'presa' ao das emissoras grandes.
    É uma pena que os canais a cabo provavelmente desistam dos dramas. Me disseram que Operation Proposal é bem legal(acredito que sim, já que assisti a versão japonesa), e dizem que Bachelor’s Vegetable Shop é muito bom também! Uma pena que não tenham talvez a atenção merecida, até porque deve ser bem difícil competir com os outros canais de tv aberta.

    Estou curiosa pra ver a atuação do Lee Yong-woo. Não gostei muito dele em Birdie Buddy então quero ver como ele está nesse drama.

    Ah, uma pergunta. Por onde você assistiu? (:
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia!

    Não espere muito de Lee Yong-woo. Ele continua péssimo ator como sempre... Mas não sei porque, foi a única coisa que me interessou em 'Style" (drama horroroso!). E novamente gostei de vê-lo em TMY. Acho que é aquele ar de cãozinho perdido, vai saber...

    Costumo ver quase todos os dramas e filmes no dramacrazy, é o site que atualiza mais rápido os episódios.
    abraços,
    Sam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...