maio 30, 2012

Casamento (versus) Romance


Ao assistir os primeiros episódios do drama Can´t Lose (2011), comecei a me lembrar de muitos filmes e dramas coreanos que versam sobre a questão matrimonial. Ilusões de amor que se transformam em grandes decepções... certamente um tema de interesse universal.

E sabe o que é melhor do que ler um livro maçante de autoajuda sobre o porquê das mulheres serem de um planeta e os homens de outro? Ver um bom drama ou filme coreano sobre o assunto. Esse gancho serve bem para indicar algumas estórias que vale a pena revisitar.


Can´t Lose, para começar, é um ótimo manual de etiqueta (ou mais bem dizendo, da falta dela) da vida de casados. Se o belo casal Lee Eun-jae e Yeon Hyeong-woo se apaixona à primeira vista e une-se nos ‘laços sagrados do matrimônio’ com apenas um mês de namoro... Bem, exatamente um ano depois, os problemas da vida real se sobrepõem ao sonho cor-de-rosa. Suas brigas homéricas nos fazem morrer de rir a princípio, mas não por muito tempo. As verdadeiras regras do amor não vêm escritas em figurinhas colecionáveis. Amar é bem mais complicado que isso...



...Foi o que também percebeu outro casal, Seong Tae e Ju-yeon, no filme The Worst Man of My Life. Mais um caso a ser analisado, sobre as vantagens e desvantagens de casar-se por impulso. Amigos há anos, Seong Tae e Ju-yeon resolvem subir ao altar após passarem a noite juntos, como consequência de uma bebedeira. No entanto, sua escolha logo se transforma em um grande dilema, quando aqueles que seriam os verdadeiros amores de suas vidas, resolvem aparecer ao mesmo tempo. É como se o destino estivesse debochando dos dois... Mas quem disse que para ser feliz basta seguir o caminho mais curto? Uma comédia das mais agridoces, que todo futuro casal deveria ser obrigado a assistir, antes de dar o ‘sim’.



Uma visão bem mais cínica (e crítica) sobre o conservadorismo da sociedade coreana está no filme A Good Day To Have an Affair. Duas mulheres, ambas frustradas no casamento, levam os respectivos amantes a um motel. Ao fugirem de uma batida policial, elas acabam encontrando uma na outra um apoio para confrontar a opressão dos maridos, e resgatar o direito de serem felizes. Simpatizamos e nos emocionamos com as personagens Dewdrop e Tweetie, porque elas nos mostram que até mesmo as pessoas casadas podem ser incrivelmente solitárias.




Voltando ao mundo dos dramas, não há como esquecer de Jeong Da-jeong, o personagem que dá sentido ao título do drama The Woman Who Still Wants to Marry. Ela é aquela mulher que ainda quer se casar… Apesar das constantes decepções amorosas, apesar de ser bem sucedida profissionalmente, apesar dos conselhos das amigas, ela não desiste da ideia de casar-se. Ela se utiliza dos métodos mais bizarros e divertidos – consultas com xamãs e monges budistas, entre outros – para encontrar sua cara metade. E quando finalmente seu objetivo é alcançado, ela se casa com um médico e… Vive feliz para sempre? Mais uma vez, todos aquelas ideias de felicidade instantânea que as pessoas tem (mas principalmente as mulheres, devemos admitir) sobre o casamento, nem sempre se concretizam. A primeira lição que nossa heroína Da-jeong aprende é: casar-se com alguém, é casar com toda a sua família (e amigos, às vezes). Todos sabem disso, mas porque esse fator continua sendo a ruína de tantos casamentos? Um caso a se pensar, não?


Can´t Lose (drama, 2011)
Episódios: 18
Elenco: Yoon Sang-hyeong, Choi Ji-woo.


The Worst Man of My Life (ou The Worst Guy Ever)
Filme, 2007
Elenco: Tak Jae-hoon, Yeom Jeong-ah.


A Good Day To Have an Affair (filme, 2007)
Kim Hye-soo, Lee Min-ki, Yoon Jin-seo, Lee Jong-hyuk.


The Woman Who Still Wants to Marry (drama, 2010)
Episódios: 16
Elenco: Park Jin-hee, EomJi-won, Wang Bit-na, Kim Beom, Choi Cheol-ho.

2 comentários:

  1. adorei as dicas, o primeiro dorama que estou assitindo The Woman Who Still Wants to Marry e to viciada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rissa,
      estamos às ordens ;)
      Que bom que vc está curtindo The Woman Who Still Wants to Marry, está na lista de meus favoritos de todos os tempos!
      abraços,
      Sam.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...