agosto 19, 2015

I Remember You (drama, 2015)



País: Coréia do Sul
Gênero: Thriller, Policial, Drama
Duração: 16 episódios
Produção: KBS2

Direção: Kim Jin-won-I, No Sang-hoon
Roteiro: Kwon Ki-yeong

Elenco: Seo In-guk, Jang Nara, Choi Won-yeong, Park Bo-geom, Lee Cheon-hee, Min Seong-wook, Lim Ji-eun, Do Kyeong-soo, Jeon Kwang-ryeol, Kim Jae-young, Son Seung-won.

Resumo

Um especialista em perfis criminais e uma detetive de polícia se unem na caça de um perigoso assassino serial.

Comentário

Parece que os coreanos inventaram (ou ao menos aprimoraram) um novo gênero, o thriller romântico (ou romance policial, como queira). Neste gênero, o romance floresce em meio a perseguições policiais, tramas de vingança e/ou terror. Aqui, nossas heroínas não precisam temer ex-namoradas vingativas, ou sogras malvadas, mas precisam ajudar seus amados a derrotar os mais perversos inimigos – o que requer alto treinamento em artes marciais, e tiro ao alvo, só para começar! Saltos altos e bolsas de marca são substituídos por tênis de corrida e mochilas... Não é fácil a vida de uma protagonista de um drama policial!

Intrigante mesmo é a insistência no gênero, já que os dramas que seguem esta onda não tem tido uma recepção tão boa quanto se poderia esperar. Parece que a audiência ainda segue muito apegada ao makjang, e à comédia romântica clássica. Pinocchio, Healer e The Girl Who Sees Smells são exemplos de últimas incursões no gênero -, dramas muito bem executados, mas que não animaram muito o público coreano. Por outro lado, o povo da internet acolheu com entusiasmo os dramas acima citados, e especialmente o recém-finalizado I Remember You.

Com a direção segura da dupla Kim Jin-won-I (Nice Guy) e No Sang-hoon (Queen of Office) e um elenco charmoso, e notadamente talentoso, I Remember You tinha tudo para ser um grande sucesso para o canal KBS. Nem mesmo a qualidade do roteiro, a cargo do jovem Kwon Ki-yeong (All About My Romance, Protect the Boss) serviu para seduzir a audiência, ultimamente mais afeita aos shows de variedade, e à TV por demanda.

É uma pena mesmo, pois I Remember You é um drama acima da média, com uma trama muito bem desenhada, sem apelar para os excessos comuns ao gênero do suspense. O primeiro ponto positivo do drama é que a trama central é acompanhada de sub-tramas – a cada dois episódios, outros crimes são resolvidos, e estes, ao mesmo tempo, servem como peças que nossos heróis vão encaixando no quebra-cabeça central, que á a busca ao vilão Lee Joon-young (interpretado na juventude por Do Kyeong-soo, de It´s Ok, That´s Love).

Seo In-guk (King of High School) volta ao modo ‘suave’ (como visto em The Master´s Sun) ao encarnar Lee Hyeon, um homem torturado por uma grande tragédia familiar do passado. Lee Hyeon é um respeitado especialista em perfis psicológicos de criminosos, que migrou para os EUA há muitos anos, onde presta consultoria, dá aulas e escreve livros sobre o tema. Uma correspondência misteriosa o traz de volta à Seul, e ele passa a auxiliar a policia na resolução de vários crimes.

Uma pessoa que conhece muito bem o passado de Lee Hyeon é a detetive Cha Ji-an (Jang Nara, de Fated to Love You), embora ele não pareça lembrar-se dela. Ji-an seguiu a carreira policial por não conseguir superar a perda do pai, desaparecido quando ela era criança.

De volta ao país, o primeiro crime a atrair a atenção de Lee Hyeon é uma série de assassinatos de mulheres, e o principal suspeito é um empresário, que parece achar que o dinheiro pode mantê-lo acima da justiça. Seu advogado é Jeong Seon-ho (Park Bo-geom, de Admiral: Roaring Currents, Tomorrow Cantabile), um jovem ambicioso, acostumado a enfrentar casos polêmicos.

Lee Hyeon conhece muitos policiais veteranos, colegas de seu pai, Lee Joong-min (Jeon Kwang-ryeol, de Sign), psicólogo que avaliava a sanidade mental de criminosos perigosos. Após a morte trágica do pai, e o desaparecimento do irmão caçula, Lee Hyeon foi criado pela chefe de polícia Hyeon Ji-soo (Lim Ji-eun , de The King´s Face).

Apesar de ser contratado como consultor da equipe especial do departamento de homicídios de Seul, Lee Hyeon não faz questão de se entrosar com os colegas, já que seu único objetivo é encontrar o assassino de seu pai. Kang Eun-hyeok (Lee Cheon-hee, de Dating Agency Cyrano), o líder, e o resto da equipe, Son Myeong-woo (Min Seong-wook, de Pinocchio), Choi Eun-bok (Son Seung-won, de Healer) e Min Seung-joo (Kim Jae-young, de No Breading, Blade Man), admiram a genialidade de Lee Hyeon, mas odeiam seu ar esnobe e pouco amistoso. Os únicos que parecem compreender e aceitar o caráter peculiar do rapaz são a policial Cha Ji-na, e o médico legista Lee Joon-ho (Choi Won-yeong, de 3 Days, The Heirs).

Minha preocupação inicial em ver Seo In-guk contracenando novamente com uma noona (após tão pouco tempo passado de King of High School) foi substituída pela satisfação em ver a boa parceria que o ator estabeleceu com Jang Nara. A atriz, com seu rostinho angelical, às vezes parece até mais jovem que Seo In-guk.

Por outro lado, provavelmente porque o roteiro foi escrito por um homem, as emoções que afloram a partir dos relacionamentos masculinos são muito mais intensas... O triângulo entre Park Bo-geom, Seo In-guk e Choi Won-yeong é mais complexo e turbulento que muitos romances tradicionais vistos nos dramas coreanos. Choi Won-yeong parece divertir-se imensamente em interpretar o misterioso Lee Joon-ho, e ele sabe muito bem como mexer com a insegurança do espectador. Agora, sem dúvida alguma, a melhor surpresa deste drama é Park Bo-geom, que, como um jovem e malicioso Puck, nos enfeitiça com seu sorriso encantador. E Seo In-guk, ou melhor, Lee Hyeon, passa por muitos apuros até finalmente lembrar-se deste sorriso...

Concluído este ótimo trabalho, só resta torcer para que Seo In-guk fique bem longe dos sageuks (The King´s Face), e quem sabe volte em breve com uma bela comédia romântica!

3 comentários:

  1. Anônimo7:57 PM

    Adorei este drama, esperava ansiosa por cada episódio, e o que era aquele sorriso do Park Bo -geom ?! Completamente cativada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam.
    Como havia dito antes voltei para deixar minhas impressões sobre esse maravilhoso drama.
    Infelizmente me deixei levar por algumas opiniões contrárias ao drama na época que foi exibido e deixei passar. Ainda bem que acabei assistindo Master Sun, que me apresentou a Seo In Guk,me levou a assistir King Of High School e por fim I Remember You.Que bom que cheguei até aqui.
    Como descrever um drama que me deixou sem palavras? Como expressar com verdade e clareza o quanto I Remember You me impactou? Não sei, mas vou tentar...
    I Remember You foi um drama que me fez pensar do primeiro ao último minuto e isso foi decisivo para que eu me prendesse tanto. Uma mistura de trama policial, com muita psicologia criminal, uma dose suave de comédia e um romance
    leve e subtendido que por algumas vezes me surpreendeu positivamente.
    No início fui totalmente atraída pela curiosidade de ver Seo In Guk em um papel mais sério e maduro...Mas o enredo totalmente voltado a para solução de crimes violentos cometidos na maior parte das vezes por psicopatas disfarçados de cidadãos acima de qualquer suspeita foi uma deliciosa surpresa .
    O clima de mistério e dúvida sobre cada caso, o esforço intelectual e em alguns momentos totalmente físico da equipe policial para solucionar as mortes, evitar novos assassinatos e ao mesmo tempo se preservar psicologicamente em meio a tanta dor e sofrimento foi tocante, comovente...
    E como não se envolver até a alma com o triangulo pra lá de tenso formado por Lee Hyun(Seo In Guk),Lee Joon Young(Choi Won Young) e Jung Sun Ho(Park Bo Gum),como???
    Esses três foram tão ligados e intensos que eu acabei esquecendo de procurar amor e romance no drama,por que realmente não dava tempo de pensar nisso...
    Mas falemos de nossa sempre versátil Jang Na Ra, que além de fazer uma heroína totalmente desprovida de vaidade cheia de coragem,tem a difícil missão de interagir com Seo In Guk,num romance muito suave,cheio de cenas delicadas e sem compromisso ...
    Acho que passei do ponto e falei muito pouco diante do que senti com esse drama. Mas para quem não viu por falta de incentivo, ou bons atrativos posso garantir: Drama Espetacular!!!
    Inteligente,misterioso,com excelentes personagens e tramas secundárias e um final totalmente impactante e condizente(na minha humilde opinião, não poderia ser outro), I Remember You já faz parte da minha lista de dramas inesquecíveis.
    Peço desculpa pelo texto imenso.Me empolguei.
    Como sempre, agradeço a você Sam pela excelente indicação.

    PS: além de tudo que já falei, venho acrescentar que o elenco masculino está muito bonito e não apenas por conta de Seo In Guk e de Park Bo Gum(com seu sorriso de sol, meio louco) a equipe policial tem uns oppas bem vistosos que dão todo um charme ao drama.










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Patrícia, que o fato de este drama não ter sido um grande sucesso me deixa intrigada... Ainda bem que os dramas coreanos não são como as séries "made in usa", que são canceladas do nada, quando a audiência não é espetacular.

      Quando vejo dramas como este, fico grata aos produtores de TV coreanos, por sua imensa criatividade e originalidade.

      Muito obrigada por seu belo comentário sobre I Remember You. Como você disse, este drama desperta fortes emoções... Não é sempre que um romance policial se aprofunda tanto na psicologia dos personagens, e I Remember You é uma oportunidade única para desfrutar de uma bela estória, e se divertir muito com um elenco para lá de simpático!

      Patrícia, sua colaboração (e dos demais leitores, é claro) será sempre muito bem vinda, sempre que quiser dar um pitaco sobre os dramas, ou filmes aqui comentados...

      grande abraço,
      Sam.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...