abril 29, 2020

Itaewon Class (drama, 2020)




País: Coréia do Sul
Gênero: Drama
Duração: 16 episódios
Produção: jTBC TV

Direção: Kim Sung-yoon
Roteiro: Jo Gwang-jin, baseado em seu webtoon Itaewon Class

Elenco: Park Seo-joon, Yoo Jae-myung, Kim Da-mi, Kwon Nara, Ahn Bo-hyun, Kim Dong-hee, Ryoo Kyung-soo, Lee Joo-young, Kim Hye-eun, David Lee, Chris Lyon, Son Hyun-joo, Kim Yeo-jin, Kim Mi-kyung.

Resumo

O jovem Sae-ro-yi sonha em abrir um restaurante em Itaewon, o bairro boêmio de Seul.

Comentário

Uma lenta, mas inevitável, revolução social vem acontecendo na dramaturgia televisiva coreana nos últimos dois ou três anos. E o drama Itaewon Class é a melhor e mais definitiva prova disto. Em quase todas as culturas os quadrinhos, e agora os webtoons, sempre tiveram uma maior liberdade em abordar assuntos tabus. Mais além dos personagens marcantes da estória em quadrinhos, os temas polêmicos chamaram a atenção e ganharam a apreciação dos leitores de Itaewon Class. Pode-se questionar (e eu certamente questiono) a decisão de deixar a cargo do autor original a transposição da estória para a live action, mas o lado positivo é que a ousadia e o ‘frescor’ da estória foram mantidos.

Itaewon Class é um melodrama juvenil, quase uma fantasia, sobre um jovem que é motivado pelo desejo de vingança, mas que acaba usando esta energia negativa para superar seus problemas e ajudar os amigos que faz ao longo do caminho.

Quando digo que Itaewon Class pode ser classificado como uma fantasia, mesmo que contemporânea, é pela escolha em transformar a realidade capitalista/empresarial em uma batalha de capa e espada, e sabemos muito bem que o mundo dos negócios é muito mais complexo (e cruel) do que o que vemos neste drama. Para argumentar sobre minha reticência sobre o drama terei de revelar alguns spoilers, fica o aviso...

Park Seo-joon (Midnight Runners, Fight for My Way) é Park Sae-ro-yi, um jovem de bom coração, mas introvertido e por isso mesmo, muito solitário. Seu pai, Park Sung-Yeol (Son Hyun-joo, de 3 Days, Criminal Minds), funcionário antigo do grupo empresarial Jangga é transferido para uma cidade do interior, e matricula o filho na escola local. No primeiro dia de aula, Sae-ro-yi se envolve em uma briga ao defender um colega que estava sendo humilhado dentro da sala. Acontece que o autor do bulling é justamente o filho mais velho do chefe de seu pai, o CEO Jang Dae-hee (Yoo Jae-myung, de Forest of Secrets, Confession). Apesar de conhecer e confiar no Sr. Park há tantos anos, o presidente Jang logo revela seu caráter irascível, ao exigir que Sae-ro-yi se desculpe com seu filho mimado, Jang Geun-won (Ahn Bo-hyun, de Her Private Life). Sae-ro-yi se recusa a pedir perdão, com o apoio de seu pai, mas o castigo é a expulsão do rapaz da escola, e a demissão de seu pai da empresa Jangga. O pai de Sae-ro-yi, ao invés de esmorecer, vê no contratempo a oportunidade de abrir o próprio negócio. Com ajuda do filho, que pegou o gosto pela cozinha, por ser órfão de mãe, o Sr. Park abre um pequeno restaurante. Infelizmente, uma tragédia se abate sobre a família, com a morte do Sr. Park, vítima de um atropelamento e fuga. O único apoio emocional de Sae-ro-yi é a colega Oh Soo-a (Kwon Nara, de Doctor Prisioner, My Mister), uma garota órfã que tinha um carinho especial pelo Sr. Park. Mas nem mesmo Oh Soo-a consegue evitar que o rapaz vá atrás de Jang Geun-won, ao descobrir que ele pode ser o assassino de seu pai. Acusado de tentativa de homicídio, Sae-ro-yi é condenado a sete anos de prisão, e ao sair da cadeia seu objetivo é claro, fazer justiça contra aqueles que destruíram sua família e arruinaram seu futuro.

Um ponto positivo da estória é mostrar que não existem milagres monetários, isto é, o dinheiro não cai do céu. Como Sae-ro-yi não tem a sorte de ganhar na loteria, ao sair da cadeia ele põe em prática um plano a longo prazo para ganhar dinheiro o bastante para abrir um restaurante no bairro mais badalado de Seul, Itaewon. Sae-ro-yi passa os próximos sete anos em um barco de pesca em alto mar e, só então, pode abrir seu tão sonhado negócio. Com a ajuda dos únicos amigos, uma cozinheira, Ma Hyun-yi (Lee Joo-young, de Weightlifting Fairy Kim Bok-joo), e um garçon, Choi Seung-kwon (Ryoo Kyung-soo, de Confession), ele tem a ilusão de fazer grandes negócios... No entanto, não demora muito para o trio cair na real, e ver que a concorrência no bairro boêmio é implacável, e os clientes simplesmente não aparecem.

É com a ajuda da influenciadora digital e socialite Jo Yi-seo (Kim Da-mi, de The Witch: Part 1. The Subversion) que Sae-ro-yi irá aprender as ‘manhas’ do negócio e obterá o tão almejado sucesso. Só que a ambição de Sae-ro-yi é muito maior; o que ele quer mesmo é chegar a um nível tão alto que possa ameaçar o monopólio do business de alimentação do grupo Jangga.

Com o sucesso explosivo do restaurante DanBam, o plano ousado de Sae-ro-yi é o de abrir mais restaurantes e expandir o negócio com uma rede de franquias da marca. Seus maiores aliados são o amigo e assessor financeiro Lee Ho-jin (David Lee, de Save Me, Bring It On, Ghost), e a diretora do grupo Jangga, Kang Min-jung (Kim Hye-eun, de The Guest). Até aí tudo bem, já que estas duas pessoas são ‘entendidas’ no mundo dos negócios, e podem de fato orientar Sae-ro-yi. Mas tudo começa a ficar muito confuso e inverossímil quando Sae-ro-yi resolve ouvir os conselhos nada embasados de Jo Yi-seo, com a única justificativa de confiar na garota. Fica difícil engolir esta parte da trama, pois, por mais inteligente que Jo Yi-seo seja, ela é uma garota de 20 anos, que abandonou a faculdade, e tem experiência zero em administração financeira. O resultado é óbvio, e é frustrante ver com a garota se torna uma pedra no sapato de Sae-ro-yi, até mesmo com sua paixão obsessiva por ele. O personagem só não se torna mais desagradável pela atuação impecável da quase novata Kim Da-mi. Apostei até o fim (e errei, óbvio) que o relacionamento de Yi-seo e Sae-ro-yi iria por um caminho mais natural e realista. Perseguir alguém e ganhar pelo cansaço não é o melhor dos exemplos de comportamento, para ambos os sexos. É verdade que o desgaste emocional na relação de Sae-ro-yi e Oh Soo-a impediu que houvesse um futuro para o casal. Faltou a mão de um roteirista mais experiente para cortar estas arestas e ser mais pragmático com a porção romântica da trama.

Contos de vingança sempre me deixam um gosto amargo na boca, e é verdade que nem de longe é meu tipo preferido de estória. Tirando o romance “água com açúcar”, fica a frustração maior com a moral da estória: a vingança compensa, e o que importa é o pote de ouro no final do arco-íris. Não teria sido tão mais encantador ver Sae-ro-yi desfazendo-se da corporação e voltando às origens, no pequeno restaurante que seu pai sonhou ter, cozinhando pratos deliciosos, ao lado de sua amada (seja quem for)? A verdade é que os protagonistas de Itaewon Class são carismáticos o bastante para manter o interesse do espectador, mesmo com esvaziamento da trama em seu terceiro ato. Graças ao duelo de interpretações de Park Seo-joon (que preserva seu charme irresistível, mesmo com um corte de cabelo bizarro) e seu nêmesis, Yoo Jae-myung (um ator de método, que sempre nos surpreende e encanta), Itaewon Class é o drama que deve deixar a melhor lembrança em um ano conturbado como este, o ano da pandemia.

7 comentários:

  1. Fran Oliveira4:13 PM

    Oi Sam, tudo bem?!

    Como sempre sua escrita/critica é maravilhosa.

    Itaewon Class estava no meu radar, mas por azar(?) entrei em uma ressaca de series que achei que nunca mais ia sair, e quando começo a sair dela, Itaewon Class foi para o fim da fila, mas agora após a sua critica ela subiu algumas degraus.

    O que você está vendo atualmente? Onde posso acompanhar o que você anda vendo? Twitter, face, insta, youtube?

    Uma dúvida, tentando sair dessa ressaca comecei a ver todo tipo de series, sem sucesso, até me deparar com as series BL, boys love, tanto anos assistindo conteúdo asiático nunca tinha assistido nenhum. Enfim, fui em busca da opinião das pessoas que eu realmente admiro as criticas de series, filmes, etc. Queria saber sua opinião, você já viu? O que achou?

    Beijos e até a próxima critica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      obrigada por suas palavras sempre tão simpáticas!

      Pode colocar Itaewon Class na sua lista, pois mesmo com todos seus defeitos, é um drama muito agradável.

      Sobre os tais dramas BL, como dizem os ingleses, It´s not my cup of tea... mas se quiseres indicar algum que tenhas achado interessante, poste aqui ou no meu twitter, ok?

      Estou fazendo uma pequena lista dos últimos dramas que vi para postar aqui, mas enquanto isso, pode checar o twitter, que sempre dou algumas dicas do que estou vendo, ou deixando de ver (que tem acontecido muito ultimamente, com tantos dramas fracos que vem estreiando).

      Das estreias gostei muito de The Good Casting, When My Love Blooms. Dos últimos, amei A Piece of Your Mind (apesar do fracasso de audiência), Find Me in Your Memory, e Hospital Playlist.

      bjs,
      Sam.

      Excluir
    2. Fran Oliveira11:07 PM

      Oi Sam!

      Obrigada por sua resposta, suas respostas sempre me deixam muito contente e acolhida no seu espaço.

      Em breve darei uma chance a Itaewon, espero, principalmente por seus personagens, que foi desde o inicio o que me chamou a atenção desde que vir o poster, o que você usou na sua critica.

      Sobre os BL, super compreensivo, depois de anos vendo dramas coreanos, chineses, japoneses, etc, apenas esse ano dei uma chance a esse "gênero"(?), esse não é o tipo de drama para todos, pelos motivos certos e errados, os enredos podem se problemáticos em níveis alarmantes, o que me fez buscar a opinião de críticos como você que conseguem colocar em palavras de forma tão assertiva os prós e contra de um drama. Mas mesmo enxergando as problemáticas (o que me deixa muito preocupada, pois uma grande parcela de quem consome esse tipo de drama, me parece, são adolescentes que relevam assuntos muito sérios) atuações que vão de ruim a mediana, com algumas exceções, baixo orçamento, enfim, acho que os bls se tornaram meu guilty pleasure, e estou apenas em busca de afirmação (risos).

      Se um dia você quiser tentar indico 3, Theory Of Love, Love by Chance e Until We Meet Again. Todos no Youtube com legenda.

      Já estou ansiosa para ver essa lista por aqui.

      When My Love Blooms está no topo da minha lista, essa semana começo a vê-lo. A Piece of Your Mind, queria muito ver, mas estreio no auge da minha ressaca, e foi descendo na minha lista.

      Terminei no feriado Hi, Bye Mama, como eu chorei com esse drama, alguma chance de termos resenhas por aqui?

      Hospital Playlist é meu amorzinho no momento, mas apesar de gostar muito dos 5 amigos, quem aquece meu coração são os personagens "secundários", o filho do Ik Joon, a mãe do Jeong-Won e o presidente (?), os gêmeos, os residentes, e claro os pacientes.

      Desculpe se me estendi demais, fiquei um pouco empolgada.

      Beijos e se cuida.

      Excluir
  2. oie,
    adoro quando você volta e sempre com uma ótima resenha, fiquei curiosa, ainda mais, para assistir Itaewon.
    tá assistindo Hospital Playlist ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niii,
      muito obrigada!

      Sim, sou fã de dramas médicos, e mais ainda da dupla diretor/roteirista, os mesmos da franquia "Reply 1988..." E é bom de mais ver Yoo Yeon-seok de volta aos dramas, né?!

      bjs,
      Sam.

      Excluir
  3. Oi Sam,
    você não imagina como sinto falta das suas resenhas ...
    Obrigada por postar sobre Itaewon Class. Estava relutante em ver por que as pessoas dizem que o drama é ótimo mas não sabem resenhar sem dar muito spoiler ou colocar todas as fotos das cenas fofas e cruciais nos posts,fora a parcialidade que as vezes causa confusão na mente da brasileira.
    Sem você dando dicas , vou catando os dramas na sorte.ultimamente tenho visto mais lakorns do que qualquer outra coisa.
    Os últimos dramas coreanos que vi e realmente gostei foram When Camélia Blooms e Chocolate.Tentei Crash Landing You mas não fluiu pra mim.Me julgue,afinal a maioria amou esse drama.
    Agora estou acompanhando When My Love Blooms(❤️) e Fix You , este último até o momento mostrando uma atuação de Jung So Min que eu ainda não conhecia e me deixou ansiosa pelo desenrolar do drama.
    Sam ,sei que os tempos são outros , existem tantos canais e pessoas falando sobre drama e cultura asiática ,mas estou sempre por aqui esperando que você poste algo que eu possa ver.Suas resenhas sempre foram precisas pra mim. Nunca vi um drama indicado aqui que tenha me decepcionado.Todos foram ótimos.
    Obrigada por aparecer depois de tanto tempo. Cuide-se.
    Abraço.


    Espero muito te ver mais por aqui ( quase um drama meu comentário) ,você faz muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paty,

      obrigada pelos comentários, e especialmente pelas dicas,
      gosto muito quando os leitores nos contam sobre o que estão vendo.

      Eu também amei When the Camellia Blooms (e por isso mesmo estou buscando ver tudo que faltava de Gong Hyo-jin). Chocolate achei um pouco piegas, e Fix You estou adorando! Grande drama!

      bjs,
      até mais,
      Sam.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...