29 de out de 2017

Save Me (drama, 2017)




País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Thriller
Duração: 16 episódios
Produção: OCN

Direção: Kim Sung-soo
Roteiro: Jung Yi-do ( baseado no webtoon de Jo Geum-san)

Elenco: Taecyeon, Seo Ye-ji, Jo Sung-ha, Park Ji-young, Jo Jae-yoon, Woo Do-hwan, Lee David, Ha Hoe-jung, Jung Hae-kyun, Yoon Yoo-sun, Jang Yoo-sang, Son Sang-kyung, Son Byung-ho, Jang Hyuk-jin, Kim Kwang-gyu, Choi Moon-soon, Go Joon, Jeon Yeo-bin, Lee Jae-jun, Choi Moon-soo.

Resumo

A adolescente Im Sang-mi e sua família se mudam para o interior. Abalados por um acidente trágico, eles são atraídos a uma seita obscura. Quatro jovens amigos investigam o envolvimento da seita no desaparecimento de Sang-mi.

Comentário

Quem gosta de suspense (ou ação, policial) já sabe que pode encontrar ótimos dramas deste gênero no canal de TV OCN. E a qualidade dos dramas da OCN só vem crescendo nos últimos anos, - de Cho Yong para Tunnel, por exemplo, a evolução é gritante! No entanto, a sofisticação dos novos dramas tirou um pouco do sabor cult que marcou as primeiras produções do canal. Sendo assim, foi uma grande alegria ver o thriller Save Me resgatar o lado mais underground da OCN.

Os “ilustres desconhecidos” responsáveis por este suspense eletrizante são o PD Kim Sung-soo (Genome Hazard, 2014) e o roteirista novato Jung Yi-do, que se uniram para adaptar o webtoon “Out of the World” de Jo Geum-san para a TV. É difícil explicar como uma estória tão emocionalmente desgastante possa ser atraente de se ver, exceto pelo fato de que, no instante em que conhecemos seus protagonistas, não podemos abandoná-los a própria sorte. Muito mais que uma crítica ao fanatismo religioso e aos falsos profetas, Save Me traz uma reflexão muito séria sobre a fragilidade mental do ser humano, que se deixa iludir tão facilmente, em troca de um pouco de paz espiritual. Ao invés de reprovar o comportamento de muitos dos personagens aqui retratados, devemos entender todo o sofrimento que os levou a trilhar o caminho errado.

Antes mesmo de mergulharmos na estória, somos conduzidos, através de estradas sinuosas e escuras, a uma paisagem sombria, - uma cidade sonolenta, cercada de montanhas cobertas de florestas selvagens. O cenário é um elemento essencial à trama, ao transmitir um clima de solidão e estranhamento ao drama. O Sr. Im Joo-ho (Jung Hae-kyun, Signal, Doctors) e sua família saem da luminosa Seul em busca de novas oportunidades no interior. No entanto, não há nada de tranquilo ou bucólico na estranha cidade de Mujin, onde uma economia rural em franca decadência torna-se campo fértil para políticos corruptos, e todo o tipo de gente que se aproveita da fraqueza financeira e moral da população.

Sem dinheiro, a família de Seul se hospeda em um pequeno quarto cedido pelo dono da fazenda de gado onde o Sr. Im arruma um emprego temporário. E, como se não bastasse tanto infortúnio, o casal de filhos gêmeos do Sr. Im, Sang-mi e Sang-jin, também sofre para se adaptar na nova escola. Sang-mi (Seo Ye-ji, Last) é uma jovem inteligente e madura, que faz de tudo para proteger seu irmão, fragilizado por problemas de saúde. Mas, no primeiro dia de aula Sang-jin (Jang Yoo-sang, Angry Mom) já se torna alvo de bulling de um bando de alunos encrenqueiros.

Han Sang-hwan (Taecyeon, Bring it on, Ghost, Marriage Blue) é o único aluno a socorrer Sang-mi e seu irmão, ao presenciar uma cena de assédio contra eles na cafeteria da escola. O pai de Sang-hwan, Han Yong-min (Son Byung-ho, Fight My Way), é o governador do distrito, mas o rapaz não parece achar-se mais ou menos privilegiado por isso. O que ele gosta mesmo é de voar em sua motoca pelas estradas da vizinhança, na companhia de seus amigos de infância, Suk Dong-chul, Woo Jung-hoon e Choi Man-hee. A amizade entre os quatro adolescentes supre a carência de suas relações familiares conturbadas. Dong-chul, órfão de mãe, mal vê o pai, alcoólico, enquanto é sustentado pela avó, que vive de catar papel e sucata pelas ruas. Apesar de sua situação desesperançada, Dong-chul (Woo Do-hwan , Mad Dog, Man Living at My House) tem uma alma nobre, e um sentido inabalável de justiça. O simpático gordinho Man-hee (Ha Hoe-jung) também vem de um lar pobre, mas ao menos seu pai é dono de uma oficina mecânica. O baixinho nervoso Jung-hoon (Lee David, Bring it on, Ghost) não liga para os estudos e adora fazer vídeos estúpidos para a internet, para frustração de seu pai, o policial Woo Choon-gil (Kim Kwang-gyu, de Hospital Ship).

Infelizmente, um evento trágico na escola acaba por separar os amigos. Han Sang-hwan vai para a capital estudar direito, mas sua consciência o persegue por ter abandonado Dong-chul no momento em que mais precisava de sua ajuda. Três anos depois, Sang-hwan volta à sua cidade natal, para reencontrar Jung-hoon e Man-hee parados no tempo, seguindo a mesma vidinha de sempre, correndo com suas motos, jogando sinuca, e fingindo estudar. Mais tarde eles descobrem que Dong-chul também está de volta a Mujin, e trabalha como garçom numa boate.

Han Sang-hwan pergunta aos amigos o que aconteceu com a bela Im Sang-mi e sua família, mas ninguém sabe ao certo o seu destino. No alto de uma das montanhas que cercam a cidade, foi erguida uma catedral, sob o comando de um estranho líder religioso chamado Baek Jung-ki. O pregador Baek Jung-ki (Jo Sung-ha, The K2, The Himalayas), é uma criatura egocêntrica, com ares messiânicos, que se veste de branco da cabeça aos pés, incluindo uma cabeleira grisalha de gosto duvidoso. Ele denomina seus seguidores de apóstolos, e os mesmos o servem dia e noite, divididos entre orações, trabalhos de caridade e, principalmente, arrecadando doações monetárias para a igreja. O braço direito do pregador Baek é a apóstola Kang Eun-shil (Park Ji-young, de Falsify, Incarnation of Jealousy). O fervor religioso desta mulher mescla-se perigosamente com seu amor cego pelo pregador Baek. Muito mais pragmático, mas tão intimidador quanto seu mestre é o apóstolo Jo Wan-tae (Jo Jae-yoon, de Fantastic), encarregado das finanças e (sua verdadeira especialidade) da segurança da seita. Junto de seu irmão mudo, o gigante Jo Wan-duk (Son Sang-kyung), ele afasta os curiosos e persegue os “infiéis” com uma paixão aterrorizante.

Certa noite, Sang-hwan e seus amigos quase se chocam com a van da seita, e descobrem a verdade sobre o desaparecimento de Sang-mi, - e o que Sang-hwan vê nos olhos da jovem é o mais puro terror, - ele percebe seus lábios moverem-se lentamente, enquanto implora silenciosamente, “Salve-me”.

Imagine uma cidade pacífica onde se abre um legítimo portal para o inferno, - mas os demônios que saem dali não têm nada de sobrenatural. Segure a respiração, controle os nervos, pois Save Me te mostrará o que há de mais mesquinho e maligno na alma humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...