País:
Coréia do Sul
Gênero:
Comédia, Drama, Romance
Duração:
16 episódios
Produção:
JTBC
Direção:
Lee Byeong-hun
Roteiro:
Lee Byeong-hun, Kim Young-young
Elenco:
Chun Woo-hee, Jeon Yeo-bin, Han Ji-eun, Ahn Jae-hong, Gong Myung, Baek Ji-won,
Lee Joo-bin, Kim Myung-joon, Yun Ji-on, Han Joon-woo, Jung Seung-gil, Lee
You-jin, Heo Joon-seok, Son Seok-koo, Seol Woo-hyung
Resumo
Três
amigas lutam para ter sucesso em suas respectivas carreiras, e para encontrar o
amor e a paz familiar.
Comentário
Para
entender o estilo único, - um mix de comédia e realismo romântico -, de Be Melodramatic, é preciso conhecer seu
criador, Lee Byeong-hun. Diretor e roteirista de cinema, o charmoso Lee
Byeong-hun é autor de sucessos como Twenty
(2015), ou Extreme Job (uma das
maiores bilheterias de 2019). O talento do diretor é alternar comédia pastelão
com desventuras da vida real, tornando suas estórias tão divertidas quanto
empáticas.
Em
sua primeira incursão na telinha, Lee Byeong-hun resolveu explorar os
bastidores da sempre atribulada produção de dramas coreanos. Não é a primeira
vez que o tema é abordado, vide dramas como King of Dramas, ou On Air (da badalada
roteirista Kim Eun-sook), mas Be
Melodramatic procura detalhar cada etapa da complexa produção de uma série
de ficção para a TV, embora sempre com muito humor e ironia. Gerentes de canais
de TV com mente conservadora, atores egocêntricos, roteiristas exploradores,
equipes mal remuneradas, enfim, todas as mazelas de um mundo que parece de sonho,
mas que lembra mais um campo de batalha, e que, às vezes, resulta em obras tão
apreciadas por nós, espectadores.
A
trama gira em torno de três mulheres muito peculiares, cuja amizade está acima
de qualquer preconceito ou obstáculo na vida. As amigas estão unidas pelo amor
à arte: Lim Jin-joo, roteirista, Hwang Han-joo, gerente de marketing, e Lee
Eun-Jung, diretora de cinema.
Lim
Jin-joo (Chun Woo-hee, de Argon) é
uma roteirista assistente de dramas que sonha com uma carreira solo estável. O modo
mais fácil de ascender na profissão é passar em um dos concursos de roteiristas
das redes de TV mais importantes, ou ser indicada por alguém. Sem o apoio da
chefe, a famosa escritora Jung Hye-jung (Baek Ji-won, de The Fiery Priest), Lim Jin-joo não ganha o bastante nem para sair
da casa dos pais...
...
Ao menos sua amiga, Lee Eun-Jung (Jeon Yeo-bin, de Live), é um exemplo de que a fama pode bater à porta da maneira
mais surpreendente. Quando o pequeno documentário de Eun-Jung vira um sucesso
nacional, ela ganha muito dinheiro, prestígio, além de conhecer o homem de seus
sonhos. Infelizmente, sua alegria dura pouco, pois com a morte de seu namorado,
Hong-dae (Han Joon-woo, de Tazza: The
Hidden Card), Eun-Jung entra em uma espiral de depressão, que tenta
esconder das amigas.
Quando
a depressão de Eun-Jung se aprofunda e seu irmão, Lee Hyo-bong (Yoon Ji-on, de Dear My Room), a encontra inconsciente
em casa, as amigas resolvem se mudar para o apartamento dela. Os irmãos Lee, as
amigas e o pequeno In-kook formam uma família um tanto neurótica, mas muito
unida, para o bem ou para o mal. E a maior proximidade entre as amigas parece
lhes trazer sorte, pois novos caminhos se abrem para todas...
Hwang
Han-joo (Han Ji-eun, de Rampant),
assistente de marketing de dramas, mãe solteira, é a mais alegre e otimista das
amigas, apesar da carga emocional muito mais pesada que suporta. Nos anos de
estudante universitária, ela se apaixona por Ma Dong-Hyeok (Lee Hak-joo, de Justice), que a abandona ao tomar
conhecimento de uma gravidez não planejada. O tempo passa, Dong-Hyeok ganha fama
nacional como comediante, e Han-joo cria o filho, In-kook, sozinha, trabalhando
duro para sustentá-lo.
Como
uma funcionária dedicada, Hwang Han-joo, também tem a oportunidade de crescer
na carreira, com a ajuda de um novo colega, o simpático Cho Jae-hoon (Gong
Myung, de Extreme Job, Revolutionary Love). Graças a seu
instinto maternal, Han-joo tem um carinho especial por Jae-hoon, que sofre com
o relacionamento complicado com a namorada. A amizade entre os dois é especial,
mas para Han-joo, o filho é prioridade, e Jae-hoon não consegue terminar seu
namoro, por mais tóxico que seja.
Son
Beom-soo (Ahn Jae-hong, Fight for My Way)
é um jovem e prestigiado PD de dramas a procura de um novo projeto. Beom-soo lê
o roteiro de Lim Jin-joo e se encanta (contra todas as expectativas), não
apenas com sua estória, mas especialmente com sua personalidade exótica. Lim
Jin-joo finalmente pode realizar o sonho de ver produzido seu primeiro drama,
mas seu relacionamento com o diretor Son Beom-soo lembra os melhores momentos
das comédias de Woody Allen, com muitas ‘neuras’ de ambos os lados. Além disso,
o florescer do romance corre risco com a volta ao cenário do ex-namorado de Jin-joo.
Kim Kwan-dong (Lee You-jin, de Familiar
Wife) é colega de Beom-soo, mas a amizade entre ambos vira uma guerra pelo
amor da roteirista Jin-joo.
Em
meio a sua crise existencial, Lee Eun-Jung surpreende e choca as amigas ao doar
toda sua fortuna à caridade. O lado bom é que, sem dinheiro, ela é obrigada a
buscar um novo projeto, e recomeçar sua carreira de diretora. Assim, surge a
oportunidade de produzir um documentário sobre a atriz Lee So-min (Lee Joo-bin,
de The Tale of Nokdu), antiga colega
de escola. Ao acompanhar o dia-a-dia de So-min, ela percebe que a vida de uma
celebridade pode ser muito triste e solitária. A única companhia e apoio emocionar
de So-min vem se seu assistente pessoal, Lee Min-joon (Kim Myung-joon), e cabe
a Eun-jung desempenhar o papel de cupido na estória.
Eun-jung
acaba por conhecer o diretor publicitário Sang-soo (Son Seok-koo, de Matrimonial Chaos, Designated Survivor), cujo temperamento forte desafia a tentativa da
diretora de esconder do mundo seu sofrimento pessoal. O ator Son Seok-koo surge
quase ao final do drama, mas sua participação é um grande presente para a
estória, e especialmente para Eun-jung, um personagem tão carismático e com uma
trajetória bonita e ao mesmo tempo tão trágica, de partir o coração. Um exemplo,
bem como um estudo profundo e delicado sobre o sofrimento mental, e a
importância de superar preconceitos, buscar ajuda, e nunca, nunca, deixar de
ter esperança de que dias melhores virão. Acima da comédia, pois rir também é
terapêutico, este drama nos brinda com tantas mensagens importantes sobre amizade,
amor familiar, que talvez não percebamos de imediato, mas com o tempo, ao
relembrar suas passagens mais marcantes, sua essência há de perdurar...
Oi Sam.
ResponderExcluirFeliz 2020.
Vi esse drama e me encantei com a mistura gostosa de drama,comédia e mais drama e comédia e no meio disso muitas questões importantes sendo abordadas como a depressão, a dificuldade de criar um filho sem pai entre outras. Esse é mais um daqueles dramas subestimados que são verdadeiros achados.Fiqueifeliz de ter dado uma chance.
Finalizei há pouco outro que também achei subestimado que foi Catch The Ghost.Apesar de não curtir muito o gênero policial esse foi um drama muito interessante que me prendeu em todos os episódios.
Seria ótimo ver um Review dele aqui no blog.Tambem terminei When Camélia Blooms e foi muito gratificante.
Obrigada pela resenha.Saudades de ver você mais por aqui .