10 de nov de 2015

The Whistleblower (filme, 2014)


País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Jornalismo
Duração: 113 min.

Direção: Yim Soonrye
Roteiro: Lee Choon-Hyung

Elenco: Park Han-il, Lee Kyoung-young, Yoo Yeon-seok, Park Won-sang, Song Ha-yoon, Kwon Hae-hyo, Ryoo Hyoun-kyoung.

Resumo

O Dr. Lee Jang-Hwan fica mundialmente conhecido por suas pesquisas revolucionárias com clonagem de células tronco embrionárias. O jornalista e produtor de TV Yoon Min-Cheol recebe uma informação anônima questionando os resultados das descobertas do Dr. Lee, e resolve investigar a fundo o caso.

Comentário

Foi no ano de 2005 que ocorreu um dos maiores escândalos da história da ciência moderna. O Dr. Hwang Woo-Suk, que até então era tratado como um verdadeiro herói em seu país, a Coréia do Sul, por seu trabalho pioneiro com células tronco, foi desmascarado como o artífice de uma grande fraude científica. É esta a estória que The Whistleblower conta, sob o ponto de vista do jornalista que investigou e denunciou a farsa da clonagem das células tronco do Dr. Hwang.

Se a imprensa (leia-se mídia) muitas vezes pode ser manipuladora e interesseira, por outro lado, é edificante ver o quanto seu poder é usado para o bem. O ator Park Hae-Il encarna Yoon Min-Cheol, um caso raro de jornalista que não se curva às pressões profissionais e sociais, na busca pela verdade.

Park Hae-Il (Moss, Arrow, the Ultimate Weapon) está muito confortável na pele do produtor de TV, e quem conhece o trabalho do ator sabe o quão sutil e convincente costuma ser sua interpretação, não importa o personagem que encarne. Agora o ator reencontra o diretor Yim Soonrye, com o qual trabalhou em 2001, no filme Waikiki Brothers. O roteiro está a cargo de Lee Choon-Hyung (The Client, Detective K: Secret of Virtuous Widow).

Yoon Min-Cheol é produtor de um programa de TV especializado em reportagens investigativas. Certo dia ele recebe uma ligação anônima denunciando a coleta ilegal de óvulos de mulheres, em uma clínica clandestina. Ele vai até o local e descobre que o material estava sendo encaminhado para o laboratório de um importante cientista da Universidade Nacional de Seul, o Dr. Lee Jang-Hwan (Lee Kyoung-Young, de D-Day, Misaeng). O Dr. Lee teria sido o primeiro pesquisador a clonar com sucesso células tronco embrionárias. A possibilidade, a partir daí, de proporcionar a cura de várias doenças, naturalmente, entusiasmou o público e a mídia. Com apoio governamental, e incensado pela imprensa, o Dr. Lee era o verdadeiro orgulho de seus conterrâneos na época. Por isso mesmo, Yoon Min-Cheol provoca uma verdadeira comoção quando começa a investigar e questionar os métodos de pesquisa do famoso cientista coreano. Blindado pela mídia e pelo povo, o Dr. Lee consegue transformar o jornalista Yoon em vilão. Mas ele não desiste, e vai até o fim, com o objetivo de desmascarar as falcatruas do Dr. Lee. Felizmente ele conta com a ajuda da repórter Kim Yi-Seul (a simpática Song Ha-yoon, de Sweden Laundry, Ghost) na investigação do caso.

Yoo Yeon-Seok (Warm and Cozy, A Werewolf Boy) interpreta o pesquisador Shim Min-Ho, o homem que teve a coragem de denunciar a falsa descoberta do laboratório do Dr. Lee. Yoo Yeon-Seok tem uma participação pequena, mas está muito bem no papel de um homem mais velho, casado com a colega cientista Kim Mi-Hyun (Ryoo Hyoun-kyoung), e pai da pequena Soo-Bin (Kim Soo-Ahn).

Participação especial de Park Won-sang (Last, Bubblegum) e Kwon Hae-hyo (Lie to Me), como os chefes de Park Hae-Il na estação de TV.

The Whistleblower é um drama jornalístico que conta de modo muito realista, mas envolvente, um evento importante que deixou marcas indeléveis na história da pesquisa médica mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...