18 de nov de 2014

The Target (filme, 2014)


País: Coréia do Sul
Gênero: ação, thriller
Duração: 98 min.

Direção: Diretor Chang (Yoon Hong-seung)
Roteiro: Jeong Cheol-hong, Jo Seong-geol

Elenco: Ryoo Seung-ryong, Yoo Joon-sang, Lee Jin-wook, Kim Seong-ryeong, Jo Yeo-jeong, Jo Eun-ji.

Resumo

Um ex-mercenário é falsamente acusado de matar o presidente de uma empresa. Com a ajuda de um médico que tem sua esposa grávida sequestrada, ele tem apenas 36 horas para descobrir os verdadeiros culpados.

Comentário

The Target é um remake do filme francês Point Blanck (2010, dir. Fred Cavayé) e, ao contrário do que costuma acontecer, tem um resultado mais interessante que o original. O jovem e relativamente novato Diretor Chang (nome artístico adotado pelo diretor e roteirista Yoon Hong-seung) assumiu o projeto abandonado pelo diretor Juhn Jai-hong, e acabou revelando seu talento nato para o cinema de ação. Seus únicos projetos anteriores haviam sido o thriller Death Bell, com Lee Beom-soo (2008, dir. e roteiro) e o drama romântico Sidney in Love (curta-metragem, 2009). Diretor Chang ainda teve a sorte de trabalhar com o roteirista Jeong Cheol-hong, cuja carreira explodiu com dois grandes sucessos de bilheteria, apenas neste ano de 2014: Kundo e o megahit The Admiral: Roaring Currents. Infelizmente, The Target não se saiu tão bem nas bilheterias coreanas, o que é uma pena, já que se trata de um excelente filme de ação.


The Target (O Alvo) conta a estória de um ex-mercenário, Yeo-hoon (Ryoo Seung-ryong) que tem de fugir da polícia após ter sido acusado de um assassinato que não cometeu. Perseguido por homens desconhecidos, ele acaba alvejado e é levado à emergência de um hospital em Seul. O médico que o atende, Tae-joon (Lee Jin-wook), recebe uma ligação de um homem dizendo ter sequestrado sua mulher grávida (Jo Yeo-jeong). O sequestrador ameaça matar a esposa de Tae-joon, a menos que ele resgate Yeo-hoon do hospital (nas barbas da polícia) e o leve até um local combinado. Desesperado, Tae-joon resolve seguir as ordens do sequestrador, e tirar Yeo-hoon do hospital. Só que o plano não dá certo e os dois acabam sendo perseguidos por um grupo de policiais com intenções muito suspeitas.

Apesar de a trama de The Target não ser das mais originais, e o diretor Chang ainda estar engatinhando no ofício, o filme atinge um saldo final positivo, com um grande potencial de hit, que acabou não se concretizando, mais por força da concorrência nas bilheterias, do que por qualquer outro motivo. A verdade é que o cinema coreano tem experimentado um renascimento incrível nos dois últimos anos... Como consequência, a concorrência interna nas bilheterias tem tido impacto igual ou maior que a externa (do mercado norte-americano, bem dito).


De qualquer modo, The Target é um thriller acima da média, com uma direção estilosa, e um elenco fantástico, encabeçado pelo sempre surpreendente Ryoo Seung-ryong, um dos atores mais cobiçados de seu país. Com tantos filmes de ação em seu currículo, Ryoo Seung-ryong se sente muito confortável na pele de herói/anti-herói (Arrow, Battlefild Heroes, The Front Line), mas é bom relembrar sua versatilidade como ator, indo do drama (The Recipe) à comédia (Everything About My Wife) com a mesma facilidade. E Lee Jin-wook (The Three Musketeers) forma uma dupla improvável, mas surpreendentemente agradável com Ryoo Seung-ryong. Lee Jin-wook está em plena transição na carreira de ator – da carinha bonita dos primeiros dramas – a papéis mais complexos e diversos – e a telona parece não intimidar o rapaz!


O ator Yoo Joon-sang, por outro lado, já é um veterano do cinema (Ha Ha Ha) e TV (Unexpected You), e aposto que se divertiu imensamente apavorando os espectadores com seu personagem sinistro, o chefe de polícia Song. Finalmente, temos os personagens femininos, que costumam ficar na sombra nos filmes de ação. Mesmo assim, as atrizes Kim Seong-ryeong e Jo Yeo-jeong (I Need Romance) conseguiram emprestar um pouco de seu talento ao filme, especialmente Kim Seong-ryeong, mais conhecida por papéis de mulher rica e fútil em dramas como The Heirs, ou The Chaser. Em The Target ela realmente nos surpreende com uma atuação brilhante como a policial durona Jeong Yeong-joo. É por isso que vale a pena encontrar no cinema aqueles atores que conhecemos tão bem dos dramas, e ver que seu talento pode estar muito além dos personagens mundanos da telinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...