12 de dez de 2014

Pride and Prejudice (drama, 2014)


País: Coréia do Sul
Gênero: Drama Legal
Duração: 20 episódios
Produção: MBC TV

Direção: Kim Jin-min
Roteiro: Lee hyun-joo

Elenco: Choi Jin-hyuk, Baek Jin-hee, Choi Min-soo, Lee Tae-hwan, Son Chang-min, Choi Woo-sik, Jang Hang-seon, Jeong Hye-seong, Baek Soo-ryeon, Kim Na-woon, Kim Yeo-jin.

Resumo

Há cinco anos, o promotor Dong-chi se apaixonou a primeira vista pela jovem Yeol-moo, mas ela sumiu abruptamente, sem dar explicações. Agora Yeol-moo está de volta, como assistente de Dong-chi, que demonstra não ter superado seus sentimentos por ela. Mal sabe ele que uma tragédia familiar liga seu passado ao de Yeol-moo.

Comentário

Das mãos da roteirista Lee hyun-joo (School 2013) e do diretor Kim Jin-min (Times Between Dog and Wolf) chega o drama Pride and Prejudice, uma das melhores surpresas deste final de ano. A escritora Lee hyun-joo já havia provado sua sensibilidade para retratar dramas humanos com o excelente drama escolar School 2013 (com Lee Jong-seok e Kim Woo-bin). Apesar de o drama legal Pride and Prejudice ter uma trama elaborada, o que chama mais a atenção é consistência dos personagens. Não existem vilões clássicos entre os protagonistas, apenas pessoas reais, envolvidas em situações que as levam a atitudes extremas, para o bem, ou para o mal. Se em School 2013 Lee desenhava um retrato muito fiel dos dramas passados no ambiente escolar, com os conflitos diários entre professores e alunos, em Pride and Prejudice ela se debruça sobre um ambiente ainda mais hostil, o do direito legal, e sobre a luta de promotores pela justiça, dentro e fora dos tribunais. Se não existem vilões unidimensionais, existem sim heróis, uns poucos promotores e seus leais assessores, que lutam, muitas vezes ingenuamente, outras vezes teimosamente, por um ideal de justiça social.


Koo Dong-chi (Choi Jin-hyuk) é o tipo de pessoa que possui um profundo senso de justiça, tanto que desistiu de realizar o sonho de ser médico, tornando-se um promotor, com a única intenção de revelar e punir as pessoas que cometeram um crime terrível, do qual ele foi testemunha na juventude. É claro que ele acabou tendo sucesso nesta carreira, tanto por sua inteligência, com pela grande empatia com as vítimas que defende. Pela primeira vez em sua carreira, o ator Choi Jin-hyuk (Fated to Love You) tem em suas mãos um papel realmente complexo, e ele sabe tomar partido de cada faceta do promotor Dong-chi, criando um personagem dos mais cativantes. É impossível não se apaixonar pelo nobre Dong-chi, e, por isso mesmo, a resistência de Yeol-moo aos seus encantos é verdadeiramente frustrante!


Assim como Dong-chi , Han Yeol-moo (Baek Jin-hee) também foi levada pelo destino a escolher a carreira legal. O desaparecimento e morte misteriosa do irmão fez com que ela passasse a adolescência vendo sua família sofrer até entrar em colapso. E é como promotora que Yeol-moo sonha em exorcizar os traumas familiares e desvendar o caso da morte brutal de seu irmãozinho.

Com uma determinação inabalável, Yeol-moo assume o posto de assistente do promotor Dong-chi, no escritório central de Incheon. Mas não foi o acaso que a levou a Dong-chi... Há exatamente cinco anos, os dois se conheceram, o promotor apaixonou-se a primeira vista pela jovem de olhar triste, que sumiu logo em seguida, sem maiores explicações. Por isso, ao ver Yeol-moo depois de tanto tempo, Dong-chi obviamente fica muito confuso, mas logo percebe que continua apaixonado por ela. Baek Jin-hee (Triangle) é uma das melhores atrizes desta nova geração (e que não vem do kpop). Apesar de seu ar frágil e juvenil, Baek Jin-hee aos poucos vai se impondo no papel da sofrida, mas determinada, Han Yeol-moo.


Apesar da relação conflituosa com Dong-chi, Yeol-moo tem de se preocupar muito mais em como lidar com o promotor-chefe Moon Hee-man (Choi Min-soo), um homem de temperamento forte, que trata os subordinados com rédea curta. Moon Hee-man certamente é o personagem mais fascinante deste drama, graças à atuação espetacular do veterano Choi Min-soo (Sword in the Moon), mas também ao mistério que envolve o promotor. Passada metade do drama, ainda é difícil saber exatamente quem é o promotor Moon... Será ele mais uma vítima de circunstâncias trágicas do passado, ou apenas um manipulador frio e calculista? Envolvido nesta trama suja está Jung Chang-gi (Son Chang-min, de Heartless City), ex-advogado, hoje um malandro, cuja ligação pessoal com o promotor Moon, bem como com o investigador Kang Soo vai sendo revelada ao longo da estória. Lee Tae-hwan (King of High School) trabalha como assistente investigador no escritório do promotor Dong-chi. Os dois rapazes moram juntos em uma pensão administrada pela Sra. Baek Geum-Ok (Baek Soo-ryeon), e sua amizade será testada ao se envolverem em um triângulo amoroso com a delicada Yeol-moo.


Completando o elenco afinadíssimo está o sempre divertido Choi Woo-sik (TEN, Fated to Love You), como promotor folgado Lee Jang-won; Jang Hang-seon e Jeong Hye-seong, como pai e filha, são os investigadores Yoo Dae-gi e Yoo Gwang-mi; Kim Na-woon é Kim Myung-sook (a mãe da promotora Yeol-moo), uma mulher traumatizada pela morte do filho caçula; Kim Yeo-jin (alerta nepotismo: a  atriz é casada com o diretor Kim Jin-min) é Oh Do-jung diretora do escritório da promotoria.

Passada mais da metade dos 20 episódios da trama, acho que dá para recomendar Pride and Prejudice sem medo, tanto pela estória envolvente, repleta de revelações surpreendentes, e especialmente, por um elenco visivelmente dedicado a dar o seu melhor. Que bom estarmos encerrando o ano em uma nota tão alta, com este belo drama da MBC!

6 comentários:

  1. Sam, eu estava com um pé atrás em começar a ver esse drama, mesmo vendo tantos elogios por aí, mas sua resenha totalmente me convenceu. Como aliás, sempre ocorre! Parabéns pelo texto, ficou maravilhoso! =) Adoro os atores e a história parece mesmo ser bem interessante e que vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alayana,
      muito obrigada por seus comentários sempre tão gentis!!!

      acho que vc vai curtir muito este drama, especialmente pelo elenco super querido. nos conte depois quais foram suas impressões, ok?

      bjs,
      Sam.

      Excluir
  2. Eu comecei a assistir mas parei c os tantos doramas que tinha p assistir. Mas você acabou me convencendo a voltar a assistir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Karine,
      assista sim, por favor! nem que seja só para prestigiar o Choi Jin-hyuk, que é tudo de bom!
      bjs,
      Sam.

      Excluir
  3. estava assistindo the night wattchan e vi algumas cenas desse drama gostei muito , vc sabe se alguem esta traduzindo ele para o pt-br?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleiton, não sei se alguém embarcou neste projeto, mas se vc domina o espanhol sugiro as ótimas legendas do asia-team.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...