País:
Coréia do Sul
Gênero:
Suspense, DramaDuração: 97 min.
Direção
e Roteiro: Kim Byeong-woo
Direção
de Fotografia: Byun Bong-sun
Elenco:
Ha Jeong-woo, Lee Kyeong-yeong, Jeon Hye-jin-II, Choi Jin-ho-I, Kim So-jin, Lee
David.
Resumo
Yoon Young-hwa, apresentador de um programa de rádio, recebe a ligação de um ouvinte ameaçando explodir uma ponte. Poucos minutos depois, da janela do estúdio da rádio, Yoon Young-hwa vê uma grande explosão. Quando o suposto terrorista volta a ligar, o jornalista vê a oportunidade de ficar famoso com uma entrevista exclusiva.
Comentário
The Terror
Live
é a segunda incursão do jovem diretor e roteirista Kim Byeong-woo (1980) no
cinema. Seu primeiro filme, The Written
(2008), uma mescla de thriller e fantasia, foi selecionado para vários
festivais internacionais de cinema, incluindo o Festival Internacional de
Cinema de São Paulo. E para um diretor novato, ele demonstra uma maturidade e
segurança impressionantes na condução do filme The Terror Live.
É
admirável quando um cineasta consegue não apenas dirigir um filme, mas também
produzir um roteiro original. Entretanto, o resultado nem sempre é o melhor,
seja por inexperiência, egocentrismo, ou falta de talento mesmo... Felizmente
não é o caso de Kim Byeong-woo, que já provou ter uma mente muito criativa, e
um olhar muito apurado por detrás das câmeras. Não que o roteiro de The Terror Live não tenha suas falhas,
mas o resultado final é dos mais satisfatórios.
Yoon
Young-hwa (Ha Jeong-woo) era um jornalista conceituado, e conhecido
nacionalmente como âncora de um noticiário no horário nobre da TV, até sua
carreira sofrer um baque, com um escândalo financeiro. Como consequência, ele
não foi demitido, mas sim transferido (rebaixado) para a rádio da empresa. Além
disso, sua mulher, uma colega repórter, pediu o divórcio. Desprestigiado, Young-hwa
não vê grandes perspectivas na profissão de radialista. Entretanto, certa manhã,
em seu programa diário de rádio, ele atende a ligação de um ouvinte, que ameaça
explodir uma das muitas pontes que cruzam o rio Han, na capital Seul. Sem levar
a manifestação a sério, Young-hwa corta a ligação, mas quase em seguida o pior
acontece... Da janela do estúdio da rádio Young-hwa observa, ao vivo, uma parte
da ponte desaparecer, em meio a uma coluna de fumaça escura. O jornalista logo percebe
a oportunidade única de restaurar sua carreira... Ele chama o ex-chefe e
diretor do departamento de jornalismo, Cha Dae-Eun (Lee Kyoung-Young), e propõe
fazer uma entrevista ao vivo na TV com o terrorista. Young-hwa acha que, com
sua manha de jornalista, pode envolver o misterioso terrorista, e usá-lo em
proveito próprio, mas os papéis acabam se invertendo... O responsável pelo
atentado ameaça detonar mais bombas se não tiver duas demandas atendidas: uma grande
quantia em dinheiro, e as desculpas públicas do presidente do país, por um
antigo acidente de trabalho, na mesma ponte do atentado.
Talvez
a maior qualidade de The Terror Live
seja o fato de o espectador poder se divertir sem deixar o cérebro desligado.
Pode-se apreciar o filme apenas como um bom thriller, embora seja impossível
não surpreender-se com certos aspectos incomuns ao gênero. O principal é o
cenário, que se restringe ao estúdio da rádio, da primeira à última cena rodada
– tudo mais é visto e ouvido sob a perspectiva do personagem central, Yoon
Young-hwa, preso neste ambiente fechado. Yoon Young-hwa (e nós) vê o atentado
acontecer pela janela do estúdio, e pela transmissão ao vivo na tela da TV, e
interage apenas pelo telefone com o terrorista. E por incrível que pareça, o
filme não perde nada em agilidade, graças a uma edição brilhante, e ao verdadeiro
tour de force que é a atuação de Ha Jeong-woo (The Yellow Sea, The Client, Take Off).
Não é qualquer ator que consegue encarar o desafio de protagonizar (quase) cem
por cento das cenas de um filme, sem perder-se no caminho (penso em um ou dois
que encarariam bem o papel, como Song Kang-ho, ou Seol Kyeong-gu). Por isso, o diretor
tem muito a agradecer a Ha Jeong-woo pelo sucesso do filme – e nós espectadores
também!
The Terror
Live
faz uma crítica contundente à sociedade sul-coreana, aos políticos e
especialmente à mídia, que muitas vezes explora as mazelas humanas sem qualquer
filtro ético ou moral. Na verdade, a mesma estória poderia ser transportada
para qualquer outra parte do mundo, e nada mudaria, pois, infelizmente, os
males da sociedade contemporânea são os mesmos, para onde quer que se vá.
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