junho 26, 2013

Confession of Murder (filme, 2012)



País: Coréia do Sul
Gênero: Thriller, Policial
Duração: 119 min.

Direção e Roteiro: Jeong Byeong-gil

Elenco: Jeong Jae-yeong, Park Si-hoo, Jeong Hae-gyoon, Kim Yeong-ae, Choi Won-yeong, Kim Jong-goo, Jo Eun-ji, Woo Yong, Min Ji-ah.

Resumo

O detetive Choi Hyeong-goo persegue um assassino em série de mulheres, mas o deixa escapar, depois de uma luta brutal, em que acaba com o rosto marcado por uma cicatriz. Quinze anos se passam e, com a prescrição do crime, surge Lee Doo-seok, reivindicando a autoria dos assassinatos. E ele vira uma celebridade nacional ao lançar uma autobiografia relatando detalhes dos crimes cometidos.

Comentário

Confession of Murder (o título coreano é I am the Murderer) é o segundo filme do diretor Jeong Byeong-gil, que volta ao tema de ação, mas desta vez com uma estória fictícia, de sua autoria. Action Boys (2008), o primeiro filme do diretor Jeong, é um documentário sobre dublês que sonham em se tornar atores de filmes de ação.

O detetive de polícia Choi Hyeong-goo (Jeong Jae- yeong) é um profissional competente, mas torna-se obsecado em apanhar um assassino serial. Seus motivos são tanto pessoais quanto profissionais, como nos é revelado ao longo da estória. Em um último confronto espetacular e brutal, Choi Hyeong-goo é ferido, e nem ao menos consegue ver o rosto do assassino.

Quinze anos depois, com a prescrição do crime, eis que surge um jovem de nome Lee Doo-seok (Park Si-hoo, de The Princess’ Man), assumindo a autoria dos assassinatos das jovens. Para provar ser o verdadeiro assassino, ele lança um livro contando os detalhes mais escabrosos das mortes, e acaba virando uma celebridade instantânea. As pessoas ficam estranhamente fascinadas com a beleza de Lee Doo-seok, e querem acreditar em sua redenção. Ele vai à casa dos familiares das vítimas para pedir perdão, e doa parte dos lucros com a venda do livro a entidades assistenciais.

O detetive Choi, obviamente, não se deixa convencer pelas manobras midiáticas de Lee Doo-seok. Na verdade, o policial não parece convencido de que o belo jovem seja o criminoso que marcou seu rosto à faca, quinze anos atrás. E enquanto ele investiga as intenções de Lee Doo-seok, as famílias das jovens mortas se unem para planejar uma vingança.

Fiquei agradavelmente surpresa com o fato de Confession of Murder ser um filme tão divertido, mesmo com um tema tão pesado. Parece que o diretor Jeong Byeong-gil inspirou-se em trabalhos de roteiristas como Jang Jin (Righteous Ties), ou Kim Hee-jae (Silmido), que gostam de inserir um toque de humor em seus thrillers. Mesmo nas cenas de ação mais impressionantes – como na luta sobre o capô de um carro em alta velocidade – o diretor parece debochar dos excessos das cenas de ação dos filmes norte-americanos.

A primeira cena do filme já nos faz prender a respiração e arregalar os olhos, com uma perseguição a pé por becos escuros, em uma noite chuvosa. E quando a estória parece enveredar por um caminho mais sério, o ritmo frenético de animê toma conta da tela, e é impossível não se divertir com as cenas de perseguição e as reviravoltas surpreendentes da trama.

Apesar de fã incondicional de Jeong Jae-yeong (Someone Special), estava com medo de assistir Confession of Murder, depois do fiasco do último filme protagonizado pelo ator, o insosso Countdown. Mas felizmente, foi apenas uma pequena mancha na carreira brilhante do querido Jeong Jae-yeong. Em Confession of Murder ele volta à forma em um papel que sempre lhe cai tão bem, o de policial durão. Já as fãs do bonitinho Park Si-hoo podem se assustar um pouco com seu papel de sociopata – seu sorriso fixo é perturbador – mas temos de cumprimentá-lo por aceitar o desafio de encarar um personagem tão antipático.

Além da direção brilhante, o filme conta com um elenco grande e de primeira, com aqueles atores coadjuvantes que conhecemos bem tanto do cinema quanto da TV - Jo Eun-ji (Personal Taste), Min Ji-ah (All About My Romance), Woo Yong (Virus), entre outros – formando um casting dos mais divertidos.

Só lamentei não poder assistir o filme na tela do cinema, para poder desfrutar melhor das cenas de ação. Por isso é bom ver o filme em uma tela de TV o maior possível, de preferência acompanhado de um baldão de pipocas!

2 comentários:

  1. Anônimo10:16 AM

    Quero assistir. Sabe de algum lugar pra baixar legendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      tente o d-addicts, mediumquality, doramax264, ou asia-team.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...