abril 23, 2013

Entre Dois Amores nos Dramas Coreanos



Quando o interesse romântico secundário em um drama coreano é tão ou mais charmoso que o principal...

... O assunto é tão sério que originou a divertida expressão “second lead syndrome” (condição na qual a espectadora fica obcecada com o personagem secundário, devido ao seu charme irresistível, mesmo sabendo que sua posição não irá se alterar ao longo da trama, ou seja, ele não vai ficar com a mocinha).

É quase regra nos dramas coreanos, nos deixar – mais do que a heroína da estória – na expectativa da dúvida, ou simplesmente apaixonadas pelo personagem/ator coadjuvante. Pode ser um ex-namorado, o melhor amigo ou simplesmente o novo interesse romântico da mulher no drama... Muitas vezes este personagem gera ‘frisson’ ou até mesmo revolta entre as fãs dos dramas românticos.

Uma situação completamente compreensível, já que os atores secundários tem presença quase parelha com os principais, principalmente aqueles que conseguem capturar a atenção da audiência feminina. Tão bonitos, inteligentes, e muitas vezes muito mais simpáticos que o herói da série, os personagens secundários tem espaço garantido nos fóruns de discussão dos dramas, e no coração da mulherada.

Por sinal, existem dezenas de teses sobre os “second male leads”, desenvolvidas com paixão por blogueiras do mundo inteiro. Embora o assunto não seja original, sempre gera debate e interesse daquelas que amam os dramas coreanos.

Sendo assim, não é difícil puxar da memória alguns casos clássicos que possam servir de exemplo para argumentação. Aposto que você já pensou em muitos, não é mesmo? Quais são seus “second leads” inesquecíveis?

Eis alguns exemplos que me deixaram com o coração dividido, ou simplesmente me tiraram do sério, aponto de amaldiçoar a personagem feminina, o roteirista, deus e o mundo... (atenção para alguns spoilers!)


Vou começar pelo drama You´re Beautiful, que me vem imediatamente à lembrança devido à recente notícia de que o ator/músico Jeong Yong-hwa (CNBlue), pela terceira vez, atuará ao lado da atriz Park Sin-hye, no aguardado drama The Heirs (da roteirista de Secret Garden, Kim Eun-sook). Muita gente que assistiu na época o drama romântico/musical You´re Beautiful se apaixonou pelo par Mi-nam-Shin-woo. Sem desprezar o carisma do ator Jang Geun-seok, e de seu inesquecível personagem Hwang Tae Kyung, para muitas garotas foi impossível não se apaixonar pelo suave Yong-hwa.

Entretanto, como poucas vezes (ou nunca) visto, pudemos satisfazer nossas expectativas antes frustradas ao ver o personagem secundário voltar como principal, em outro drama e conquistar finalmente a mocinha... Foi o caso em Heartstrings (You´ve Fallen for Me, 2011), onde Yong-hwa volta mais charmoso do que nunca, como o estudante de música e roqueiro Lee Shin, para conquistar de vez o coração de Park Sin-hye.


Mas parece que os deuses do drama querem nos fazer sofrer mais uma vez ao ver Jeong Yong-hwa perder Park Sin-hye, só que desta vez para ninguém menos que Lee Min-ho (Faith).


No drama épico/escolar Sungkyunkwan Scandal, Yoo Ah-in é Moon Jae-sin, um personagem com todas as qualidades para conquistar qualquer mulher... Bonito, rebelde, heroico, cavalheiro, Jae Shin nem chega a balançar o coração de Yoon Hee (atriz Park Min-yeong), mas certamente deixou muitas garotas trêmulas de paixão. Aí está um par que poderia ter uma segunda chance, Yoo Ah-in e Park Min-yeong.
 
Embora seja fã de carteirinha de Jang Hyeok, confesso que não ficaria decepcionada se Noh Min-woo-I tivesse ao menos tascado uns beijinhos em Lee Min-jeong (All About My Romance), no drama Midas (2011). Embora não tenha sido um drama romântico, Midas trazia um ‘quadrado’ amoroso muito interessante. Jang Hyeok como o ambicioso Kim Do-hyeon, também teve a oportunidade de ir mais fundo na relação com a chefe e depois nêmese Yoo In-hye (atriz Kim Hee-ae). Mas, como regra geral nos dramas coreanos, não rola nada além de abraços fraternais com os interesses românticos secundários.
 
Mais um caso de conflito, ao menos para mim, foi assistir The Greatest Love. Embora adore Cha Seung-won (The City Hall), não pude engolir seu papel caricato em The Greatest Love. E para piorar tudo, Yoon Kye-sang forma um par indiscutivelmente mais interessante com Kong Hyo-jin. Não adianta lutar contra a natureza, muitas vezes os atores não conseguem esconder o clima de atração que surge no set de filmagem (e até fora dele). Nada a ver com a qualidade dos atores, mas uma situação destas pode acabar arruinando um drama, para boa parte dos espectadores.


Falando em Kong Hyo-jin, lembrei que o mesmo aconteceu no drama Thank You, onde ela convence muito mais como par de Sin Seong-rok, do que com Jang Hyeok, embora este nunca tenha estado tão sexy como no papel do atormentado Dr. Min Ki-seo.
 
Em Scent of a Woman (2011), é memorável a química entre o casal principal, Kim Seon-ah e Lee Dong-wook. Mas também não dá para ignorar o charme tímido e a sensibilidade de Eom Gi-joon (The Virus, Ghost), como o médico Chae Eun-seok. Ele até aprendeu a dançar tango só para ficar mais perto de Seon-ah. Um perfeito cavalheiro!


O drama Flower Boy Ramyun Shop é um dos casos mais emblemáticos de “second lead syndrome”. O clima fervia nas cenas entre Lee Ki-woo (The Virus) e Lee Chung-ah. Tanto foi assim que ele acabou levando a moça para casa, ao menos na vida real. Quer final mais feliz que este?


E pensar que houve um dia em que Jung Il-woo (Flower Boy Ramyun Shop) foi interesse secundário de Yoon Eun-hye, no drama My Fair Lady?! Ele deve estar só esperando para, num futuro próximo, poder conquistar de vez a bela Yoon Eun-hye.

6 comentários:

  1. Anônimo12:42 AM

    OI!
    Sempre acompanho seus comentarios e suas resenhas, já desistir de alguns dramas devido a esse problma, mas mais do que os personagens masculinos secundarios, o que mais me irrita, quase me causando uma úlcera, é quando é o contrario, o mocinho tem uma amiga, que esta sempre lá, e o ajuda e o apoia, mas do que a dita mocinha que fica lá com cara de paisagem, desabafo feito. Parabens de novo!!!
    Bjos Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      adorei seu comentário, muito divertido, e você tem toda a razão.
      eu quase ia falar sobre o caso contrário,
      mas esta situação especial, da amiga do mocinho,
      daria uma crônica a parte... fica a dica para alguma blogueira inspirada desenvolver o assunto.

      bjs,
      Sam.

      Excluir
  2. sempre sofro com isso :3 recentemente foi em Iris 2, que apesar de tbm amar o Jang Hyeok, queria muito que a prota ficasse com o Doojoon, o coitado fazia tudo por ela, [spoiler] mas o final é trágico e ela acaba sem nguém [/spoiler] Em Midas eu torcia muiiiiiiiiiito pro Jang Hyeok ficar com Kim Hee-ae, serio, era meu sonho hahaha ! Achei que os dois tiveram muito mais química do que ele com a sono da Lee Min-jeong :s O pior foi em Athena: Goddess of War, que a coadjuvante, Lee Ji Ah (amoo *u*) que eu torcia pra ficar com o prota acaba tendo um final super trágico :ss

    Adoro suas resenhas e comentários, esperando pelas próximas ~~ *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi gente!

    Só para complementar (e corrigir)a informação:
    Jeong Yong-hwa decidiu não participar do drama ...Heirs,
    mas certamente estará muito ocupado com a turnê mundial do CNBlue.

    ResponderExcluir
  4. Esse post é pra mim! kkkkkkkk Pense numa pessoa depressiva quando acabou You're beautiful e o Shin Woo ficou sozinho! E ele merecia demais fica com a Go Mi Nam. Pessoa perfeita! Ainda bem que veio Heartstrings e nos aliviou! Eu adorei o drama! Ele não vai estar mais em Heirs, embora tenha fechado com outro drama, ainda nãos e sabe se ele fará par ou a segunda opção novamente...
    Também torci pelo "Pilar" e a Eun Bi, mas não teve jeito né? O Cha Chi Soo saiu ganhando...

    ResponderExcluir
  5. O que doeu pra mim foi Flower Boy Ramyun Shop, o secundario era totalmente melhor que o protagonista. Alias aquele drama tava totalmente errado, certamente foi o pior drama que assisti.

    A primeira decepção mesmo foi no primeiro drama que assisti, I need Romance 1. Eu jurando que ela iria ficar com o carinha lá do Hotel e ele do nada termina com ela. Eu nunca tinha assistido um Dorama antes e não entendia essa coisa de Primarios e Secundarios, de que não importa quantas voltas o mundo dê a protagonista sempre vai ficar com o cara principal. KKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...