novembro 04, 2012

Priceless (drama, 2012)


PRICELESS, Aru Wake Nedaro, n namon!
País: Japão
Gênero: Comédia, Drama
Produção: Fuji TV
Duração: 10 episódios

Música: Sato Naoki
Música tema: Jumpin' Jack Flash (Rolling Stones)

Direção: Suzuki Masayuki, Hirano Shin
Roteiro: Furuya Kazunao

Elenco: Kimura Takuya, Karina, Kiichi Nakai, Fujiki Naohito, Fujigaya Taisuke, Renbutsu Misako, Masu Takeshi, Maeda Oshiro, Tanaka Sosei, Ogata Issey, Natsuki Mari.

Resumo

Fumio Kindaichi é um gerente de vendas, amado pelos colegas e respeitado por sua habilidade em proteger seus subordinados. Um dia, no entanto, sua vida sofre uma dramática reviravolta. Acusado de espionagem industrial, Kindaichi é demitido sumariamente de sua empresa. Mas os infortúnios continuam, e ele acaba perdendo sua casa, seu celular, e indo parar literalmente na rua, sem um centavo no bolso. A partir daí, Kindaichi é forçado a repensar seus valores pessoais e a refazer completamente sua vida.


Comentário

A presença de Kimura Takuya (Mr. Brain, Hero) em um drama é o bastante para despertar muita expectativa, especialmente entre seu séquito de fãs incondicionais. E o ator/músico volta ao drama com o tipo de personagem que mais lhe cai bem, o do homem comum, mas que descobre em si mesmo um talento e uma coragem inesperados.


Priceless é uma comédia muito divertida, que traz em seu estofo uma crítica à sociedade japonesa ultraconsumista – mas com a crise econômica espalhada pelos quatro cantos do mundo, a estória poderia ser encenada em qualquer parte, com igual efeito.

A primeira coisa que Fumio Kindaichi (Kimutaku) descobre ao perder o emprego é que a admiração que os colegas tinham por ele era muito superficial. Ao ser acusado de uma fraude que não cometeu, Kindaichi vê seus companheiros de empresa lhe virarem as costas.


Para culminar a desgraça, ele vê seu apartamento explodir, do nada, com todo seu patrimônio dentro (uma coleção de objetos históricos do baseball, na qual ele gastava todo o seu salário suado). Numa das cenas mais engraçadas do primeiro episódio, e que espelha muito bem a realidade da vida dependente dos ‘gadgets’ que levamos, vemos Kindaichi tentar ligar de um telefone público para a namorada. Ele perdeu o celular, e não consegue se lembrar do número do telefone dela, e acaba gastando o último centavo em uma ligação por engano para uma tele-entrega.

Vagando pelas ruas de Tóquio, com frio e fome, sem um yen no bolso, Kindaichi faz amizade com duas crianças que vivem aplicando pequenos golpes para sobreviver. Os pequenos órfãos, que vivem com a avó, acabam ensinando o vendedor desempregado não apenas o valor do dinheiro, mas o valor da vida em si.


O bacana é que, apesar de Kindaichi ser à primeira vista um cara fútil e desligado, no fundo ele é uma boa pessoa. Ele tem seu orgulho (não fica pedinchando aos amigos), mas não hesita em aceitar a ajuda e os conselhos sábios dos meninos e da avó deles, e de outras novas pessoas que cruzam o seu caminho.


Complementando os personagens divertidos e interessantes da trama, temos o ex-chefe Moai Kengo (Kiichi Nakai), que junto da funcionária Nikaido Aya (Karina) são os únicos a acreditar na inocência de Kindaichi, e portanto tentam investigar os verdadeiros motivos por detrás de sua demissão.


O ponto fraco do drama (por enquanto) é o personagem de Fujiki Naohito, como o herdeiro Oyashiki Toichiro, o homem responsável pela desgraça pessoal e profissional que se abate sobre nosso herói. O costumeiramente gentil Fujiki Naohito está de volta para atazanar a vida de outro membro do SMAP (da última vez foi Katori Shingo, no drama Shiawase ni Narou yo). Sinceramente prefiro mil vezes vê-lo em papéis mais suaves, como em Hotaru No Hikari , ou misteriosos, como em Control.



O primeiro episódio de Priceless é extremamente satisfatório, ágil, e com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que fica a dúvida quanto ao que poderá vir de bom a seguir. Mas permanece a curiosidade e o desejo de acompanhar mais um drama do eternamente carismático Kimura Takuya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...