junho 12, 2014

Cold Eyes (filme, 2013)


País: Coréia do Sul
Gênero: Policial, Suspense
Duração: 119 min.

Direção: Jo Eui-seok, Kim Byeong-seo
Roteiro: Jo Eui-seok; Yau Nai-hoi (roteiro original)

Elenco: Seol Kyeong-gu, Jeong Woo-seong, Han Hyo-joo, Jin Kyeong, Junho, Kim Byeong-ok.

Resumo

Na polícia coreana, uma unidade é especializada na vigilância de atividades ilícitas de grandes criminosos. O detetive Hwang Sang-Joon e sua equipe têm como missão desmantelar uma gangue que vêm realizando ousadas e bem sucedidas ações criminosas, lideradas por um homem de codinome James, um assassino frio e inteligente.

Comentário

O detetive Hwang Sang-joon (Seol Kyung-Gu) lidera uma equipe especializada em vigilância que faz parte do departamento de polícia de Seul. O filme começa com a policial Ha Yoon-joo (Han Hyo-Joo) sendo avaliada como candidata a uma vaga nesta equipe especial. O chefe Hwang exige que seus detetives possuam habilidades excepcionais de observação e memorização. No mesmo dia em que Yoon-joo passa no teste, ocorre um assalto a banco espetacular, em pleno centro financeiro da capital Seul.


A partir daí, acompanhamos os esforços dos policiais para capturar esta quadrilha e, especialmente, o seu líder, conhecido apenas como James (Jeong Woo-Seong). James é um verdadeiro gênio do crime, capaz de planificar assaltos milionários, sem deixar rastros. Além disso, James é um assassino implacável, que atemoriza tanto a polícia quanto seus colegas bandidos.

O título do filme, Cold Eyes, brinca com o sentido duplo que evoca, tanto do olhar humano - do vilão, James, ou dos detetives, os observadores – quanto dos equipamentos de vigilância espalhados pela grande cidade. Graças à tecnologia moderna, nos sentimos mais seguros, mas, por outro lado, muito mais vigiados. O preço da segurança é o fim da privacidade e da liberdade individual...

O bacana de Cold Eyes é como os diretores (Jo Eui-seok e Kim Byeong-seo) conseguem fazer uso da tecnologia na estória sem deixar que ela seja a protagonista. Todos os gadgets usados, tanto pelos bandidos quanto pelos policiais são meras ferramentas, que nunca irão substituir a habilidade e sensibilidade humana. Os contratantes precisam do talento de James para arquitetar os crimes, tanto quanto a polícia é dependente da experiência de veteranos como o detetive Hwang, ou da genialidade de jovens como Yoon-joo. Filmes de ação com muita correria e explosões há de sobra por aí... Já estórias que envolvam o espectador e façam-no vibrar e torcer pelos heróis são cada dia mais raros. Para mim, este é o ponto mais positivo de Cold Eyes, focar a trama nos personagens, ao invés de priorizar os efeitos especiais, ou grandes cenas de ação.


O elenco de Cold Eyes, impecável, é encabeçado pelo já veterano ator do cinema de ação, Seol Kyung-Gu (Haeundae, The Tower, Lost in Love). É quase uma redundância dizer que ele está bem no papel do detetive Hwang, mas vale ressaltar que, mesmo depois de interpretar tantos policiais em sua carreira, ele consegue criar um personagem único e incrivelmente simpático. Para mim, Seol Kyung-Gu é sinônimo de bom cinema!


Também temos a bela Han Hyo-joo, como a introspectiva e talentosa detetive Yoon-joo, um personagem tão bem construído que dá vontade de saber mais sobre seu passado. Eu voto por uma continuação de Cold Eyes, desde que conte com a presença de Han Hyo-joo, uma atriz que tem surpreendido por seu talento camaleônico (Always, Love 911).


Por fim, temos Jeong Woo-seong, em seu grande debut como vilão. Jeong Woo-seong é um ator de grande sex appeal (A Moment to Remember), mas também acostumado a papeis fortes, como no drama Padam Padam. Talvez por isso ele tenha tido uma certa facilidade em canalizar sua sensualidade em um personagem vigorosamente malvado. Apesar do medo que inspira, é impossível tirar os olhos de Jeong Woo-seong. Assista e veja se não tenho razão!

Outros coadjuvante do filme são Junho (do grupo musical 2 PM), o eterno gangster Kim Byeong-ok (Heartless City, Triangle), e Jin Kyeong (Unexpected You).

Cold Eyes foi dirigido a quatro mãos, por Jo Eui-seok (roteirista e diretor do ótimo thriller The World of Silence) e Kim Byeong-seo, renomado diretor de fotografia (The Host, Castaway on the Moon). O roteiro foi baseado no roteiro original de Yau Nai-hoi para o filme Eye in the Sky (Hong Kong, 2007), e muito bem lapidado por Jo Eui-seok. O ator chinês Simon Yam faz um rápido cameo na cena final de Cold Eyes.

Cold Eyes foi um dos dez filmes mais vistos de 2013, na Coréia do Sul, com 6 milhões de espectadores. Han Hyo-joo recebeu o prêmio de melhor atriz no Buil Film Awards, e no Blue Dragon Film Awards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...