maio 26, 2013

School 2013 (drama, 2013)

 
País de origem: Coréia do Sul
Duração: 16 episódios
Gênero: Drama
Produção: KBS 2TV

Direção: Lee Eung-bok, Lee Min-hong
Roteiro: Ko Jeong-won, Lee Hyeon-joo

Elenco: Choi Daniel, Jang Nara, Kim Woo-bin, Lee Jong-suk, Kwak Jung-wook, Park Se-yeong, Ryoo Hyo-yeong, Choi Chang-yeop.

Resumo

O dia-a-dia de alunos e professores em uma escola secundária de Seul. O desafio dos professores não é apenas ensinar, mas formar moralmente os adolescentes e prepará-los para o futuro profissional, em uma sociedade extremamente competitiva.

Comentário

No final de 2012, a KBS TV resgatou a série de sucesso “School”, veiculada anteriormente entre os anos de 1999 e 2002. Com um elenco de jovens atores promissores, School 2013 foi sucesso de público e crítica.

Tanto pelo ritmo como pelo formato, School 2013 faz lembrar alguns dramas escolares japoneses de viés mais realista e forte conteúdo social.

Mas nem tudo é drama na escola, e o bom humor e simpatia dos personagens nos conquistam instantaneamente. Além disso, felizmente, não existem personagens caricatos, ou seja, nada de vilões e mocinhos. Os adolescentes se comportam como adolescentes, e por passarem a maior parte do tempo na escola, são os professores o alvo principal de seu comportamento imprevisível. No rigoroso ambiente escolar os adolescentes põem à prova a paciência de seus tutores, seja pela falta de interesse de muitos, ou pela exigência de atenção integral de outros poucos.

A sala de aula é dividida, basicamente, entre os alunos que querem apenas passar de ano e concluir o ensino médio, e aqueles que têm como ambição uma vaga em uma boa universidade. Como é natural nestes casos, os jovens de famílias mais estabilizadas são pressionados a estudar incansavelmente (inclusive frequentando cursinhos preparatórios nas horas vagas) para entrar nas universidades mais conceituadas. Muitos pais chegam a escolher a futura profissão dos filhos, contra a vontade dos mesmos. O resultado são adolescentes estressados, confusos e que não tem tempo para aproveitar as alegrias da juventude.


O outro lado da moeda são os jovens carentes, de famílias divididas, que não têm ambição, ou esperança de um futuro melhor.

É neste ambiente ‘inóspito’ que encontramos este grupo de adolescentes, e podemos conhecer uma parte relativamente curta, mas essencial de suas vidas. A aparência externa dos estudantes é igualada pelo uniforme escolar, mas sua condição social e problemas familiares não poderiam ser mais diversos.


No lado oposto temos os professores e a direção da escola. Graças à rebeldia e a falta de interesse da maioria dos estudantes, os professores tentam entrar e sair da sala de aula o mais rápido possível. Para eles, quanto menor o contato pessoal com os alunos, melhor. Mas sempre há aquele professor dedicado, que se preocupa com o lado emocional de seus pupilos. É o caso de Jeong In-jae (Jang Nara), professora de literatura. Para ela, mais do que preparar os alunos para o ingresso na universidade, o dever do professor é trazer educação para a vida. E quando surge na escola um novo professor para dividir com Jeong In-jae o ensino de literatura, o conflito é instantâneo. O professor Kang Se-chan (Choi Daniel, de Cyrano Agency, e Ghost), estrela dos cursinhos pré-vestibulares, pensa exatamente o oposto da idealista Jeong In-jae. Para ele, o importante (e os pais concordam) é preparar os alunos para que entrem com sucesso na universidade. Nada de ensinar poesia, ou perder tempo tentando incutir lições de ética aos garotos.

É claro que a professora Jeong In-jae fica revoltada com a frieza do colega, apesar de admitir que ele é um bom professor. No entanto, o professor Kang Se-chan também vai acabar aprendendo uma ou duas lições sobre a vida, e sobre como ser mais sensível com os problemas de seus alunos.

Isto é que é o bacana deste drama, ver tanto alunos como professores amadurecerem com as experiências diárias na escola. É o tipo de estória que poderia seguir ao infinito, mas que, infelizmente, tem de chegar ao fim. Mas sempre há a chance de que venha uma nova temporada, com novos alunos, e novos professores, porque não há quem não se recorde, com alegria e alguma amargura talvez, dos tempos da escola.

Se o elenco de School 2013 não fosse tão bom, talvez o drama passasse batido. Mas, graças ao carisma destes atores – tanto dos professores quanto dos alunos – o prazer de assistir esta estória é garantido.


Primeiro, a volta de um dos casais mais ‘fofos’ da história dos dramas, Choi Daniel e Jang Nara. Embora eu tenha abominado o drama Baby-faced Beauty, não dá para negar que estes dois juntos são o equivalente a uma combinação de algodão doce com marshmallow – uma overdose de doçura! Jang Nara, mais uma vez, é, bem, Jang Nara – mas muito melhor neste papel que no anterior citado. E Choi Daniel, também, como sempre, é o charme e simpatia em pessoa.


Se falta romance em School 2013, o drama será sempre lembrado por seus bromances, especialmente entre Lee Jong-suk (I Hear Your Voice) e Kim Woo-bin (Gentleman´s Dignity, White Christmas). Os amigos Go Nam-soon (Lee Jong-suk) e Park Heung-soo (Kim Woo-bin) vivem uma estória de amor fraternal das mais ternas e comoventes. Aliás , o tema da amizade nunca foi tão bem retratado como neste drama.
 
 
O rebelde Oh Jung-ho (o magnífico ator Kwak Jung-wook, de White Christmas, e The Devil) e seus parceiros, Kim Dong-seok e Lee Yi-kyung têm uma ligação forte e indestrutível, apesar de aterrorizam os demais colegas de classe.
 
 
No lado feminino, temos a bela amizade entre Park Se-yeong (como a estudiosa Song Ha-kyeong) e Ryo Hyo-young (como a espevitada Lee Kang-joo), que sofrem mais com a competitividade em classe, já que as meninas costumam ser mais responsáveis, e se preocupam mais com o desempenho escolar.

Altamente recomendável este drama escolar, por seu tom emotivo (mas não piegas), e por retratar a realidade da vida, sem descartar a doçura e o idealismo da juventude.

3 comentários:

  1. bacana !! gostei deste post , vou assistir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby,

      obrigada pelo comentário!
      abraços,
      Sam.

      Excluir
  2. Comecei a ver hoje e já me prendeu totalmente, mesmo sem ter romance 😪❣️

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...