País:
Coréia do Sul
Gênero:
Drama, ComédiaDuração: 20 episódios
Produção: MBC
Título alternativo: My Wife is a Superwoman
Direção:
Ko Dong-Seon, Kim Min-Sik
Roteiro:
Park Ji-Eun
Elenco:
Kim Nam-joo, Oh Ji-ho, Lee Hye-young, Choi Chul-ho, Yoon Sang-hyeon, Seon
Woo-seon, Na Young-hee.
Resumo
Ji-ae
casou-se muito jovem, e não teve interesse em seguir uma carreira profissional.
Mas como seu marido, Dal-soo, não consegue parar em nenhum emprego, ela é
obrigada a fazer vários ‘bicos’ para sustentar a família. Cansada de viver com
pouco dinheiro, ela dá um ultimato ao marido para que consiga um emprego fixo.
Determinada, Ji-ae fará de tudo para que o marido seja contratado pela Queen´s
Food.
Comentário
Queen of
Housewives
é um drama que traz um olhar crítico, até mesmo um pouco amargo, sobre a
sociedade coreana contemporânea – com ênfase nos relacionamentos entre marido e
mulher. Mas, apesar da seriedade com que os conflitos matrimoniais e a feroz
competição dentro do mercado de trabalho são tratados, sobra espaço para uma
saudável dose de bom humor. Quem conhece a roteirista Park Ji-Eun (Unexpected You, My Love From the Star, Producers) sabe de sua habilidade em
escrever diálogos afiados, cheios de ironia e humor debochado. Mas a comédia
inserida nos trabalhos da escritora Park nunca é gratuita – é uma forma de
abordar assuntos sérios, sem deixar o clima pesado, melodramático. É por isso
que seus dramas, por mais realistas que sejam, nunca são entediantes ou depressivos
para o espectador. Apesar de eu estar bem familiarizada com os dramas da
escritora Park, confesso que havia hesitado em ver este seu trabalho mais
antigo, Queen of Housewives. No
entanto, tendo visto anteriormente o delicioso (embora longo) Unexpected You, sabia que teria
de dar uma chance a Queen of Housewives,
e que dificilmente iria me arrepender... Para começar, as várias sinopses do
drama postadas por aí não fazem juz à estória, e até iludem o espectador em
potencial a achar que vai ver um drama sobre uma dona-de-casa ambiciosa que
tenta fazer o marido enriquecer a qualquer custo. Felizmente, não é nada disso,
muito pelo contrário, pois se a personagem central é uma mulher de caráter
forte (e às vezes um tanto agressivo, é verdade) ela é tudo menos uma criatura
fútil ou pretenciosa. Kim Nam-joo é a atriz perfeita para encarnar as mulheres
fortes e ao mesmo tempo sensíveis criadas pela roteirista Park – tanto que sua
parceria já rendeu ao menos três belos dramas.
A
direção a quatro mãos do drama é trivial, mas dá espaço à comédia,
especialidade dos dois diretores, Ko Dong-Seon (Cunning Single Lady) e Kim Min-Sik (Still, Marry Me).
Em
Queen of Housewives, Kim Nam-joo é
Ji-ae, uma mulher que na juventude teve todos os homens a seus pés, e acabou se
casando com um rapaz bonito, mas sem ambição. Dal-soo (Oh Ji-ho, de Chuno) pode parecer um marido perfeito, carinhoso
com a mulher e a filha, e respeitoso com os pais. Mas, com um curso superior
incompleto, e a falta de competência para manter-se no mesmo emprego por muito
tempo, Dal-soo se transforma num perdedor aos olhos da mulher e demais
parentes. Ji-ae tem de se virar entre uma infinidade de trabalhos temporários
para sustentar a família, enquanto o marido fica em casa, jogando cartas e
bebendo com os amigos. Até que um dia Ji-ae resolve dar um basta nesta
situação: ela intima o marido a arrumar imediatamente um emprego, ou irá se
divorciar dele. Assustado com a perspectiva da separação, ele vai a uma
entrevista de emprego numa grande empresa de alimentos, a Queen´s Food. Vendo
que o marido tem poucas chances de conseguir o emprego, já que a vaga é
disputada com o sobrinho de um dos diretores da empresa, Ji-ae resolve ajudá-lo
como pode, ou seja, fazendo lobby com as esposas dos executivos senior.
Primeiro ela segue a esposa do diretor geral, a Sra. Young-sook (Na Young-hee),
para conhecer seus hábitos, e conquistar sua simpatia. Young-sook, mulher do
executivo mais importante da Queen´s Food, o diretor Hong-shik, é paparicada
pelas esposas dos demais diretores, que sabem de sua influência sobre as
decisões do marido.
Preciso
abrir um parêteses para comentar a atuação sensacional de Na Young-hee - atriz
que já vimos em tantos dramas, sempre no papel de mulher rica e ambiciosa, - o
que se repete aqui, mas com um toque especial de exagero, o que a torna um dos
personagens mais engraçados da trama.
Young-sook,
a apropriada presidente do clube das esposas da empresa, sugere a Ji-ae que
faça amizade com a mulher do diretor do departamento em que Dal-soo pode vir a
trabalhar. Disposta a puxar o saco de quem for preciso para ajudar o marido,
Ji-ae bate à porta da tal mulher, apenas para descobrir que se trata de Bong-soon
(Lee Hye-young), uma amiga de adolescência, que não via há muitos anos.
Acontece que Bong-soon não fica nada feliz em ver Ji-ae, pois nutre um rancor
antigo por ela. Para surpresa de Ji-ae, Bong-soon não apenas se transformou
numa belíssima mulher (graças aos milagres da cirurgia plástica) como se casou
com o primeiro amor da amiga, Jun-hyuk (Choi Chul-ho, de The Joseon Gunman). Foi um grande prazer ver o casal fictício Lee
Hye-young e Choi Chul-ho, - ambos são engraçadíssimos, e me deixaram com
saudades de dois dramas inesquecíveis em que atuaram – respectivamente, Dalja´s Spring, e Still, Marry Me.
O
terceiro casal da trama é o presidente da Queen´s Food, Tae-joon (Yoon
Sang-hyeon, de Secret Garden) e sua
esposa Eun So-hyeon (Seon Woo-seon, de Hundred
Year Inheritance). Tae-joon e So-hyeon não se casaram por amor, mas por um
acordo de negócios de suas famílias. Tae-joon se ressente por ter deixado a
mulher que amava para seguir a imposição de seu pai, dono de um conglomerado
empresarial. Eun So-hyeon tenta levar o casamento de aparências, mesmo com o
desprezo constante do marido. O casal leva uma vida de frustração amorosa
constante, até o dia em que So-hyeon reencontra seu primeiro amor, dos tempos
de universidade, Dal-soo. E, por coincidência, Tae-joon conhece a esposa de
Dal-soo, Ji-ae, e se encanta com seu charme ingênuo e sua autoconfiança.
É
mais ou menos assim que estes três casais, Ji-ae e Dal-soo, Bong-soon e
Jun-hyuk, So-hyeon e Tae-joon, se encontram e interferem, para o bem ou para o
mal, no destino uns dos outros. Uma comédia à moda antiga, que aborda com
sabedoria os problemas da vida moderna.
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