25 de jun de 2015

Who Are You - School 2015 (drama, 2015)


País: Coréia do Sul
Gênero: drama escolar, suspense, romance
Duração: 16 episódios
Produção: KBS TV

Direção: Baek Sang-hoon, Kim Seong-yoon
Roteiro: Kim Hyeon-jeong-II, Kim Min-jeong-II

Elenco: Kim So-hyeon-I, Nam Joo-hyeok, Yook Seong-jae, Lee Pil-mo, Lee David, Jo Soo-hyang, Kim Hee-jeong-I, Lee Cho-hee, Jeon Mi-sun, Kim Jung-nan, Jeon No-min, Lee Si-won, Kim Bo-ra

Resumo

Eun-byeol estuda em uma escola particular de elite. Durante uma excursão com os colegas, ela desaparece misteriosamente. Dias depois, Eun-byeol é encontrada, mas perdeu totalmente a memória. De volta ao colégio, ela terá de descobrir quem é, e que segredo do passado guardava consigo.

Comentário

A KBS TV volta à sua franquia de drama escolar, com Who Are You - School 2015. Ao contrário de School 2013, que se passava numa escola de classe média, o novo drama é ambientado numa prestigiosa escola particular de Seul. Mas as diferenças não param por aí... School 2013 retratava de forma muito realista os conflitos entre professores e alunos, as amizades e diferenças entre os colegas de classe, bem como seus problemas com os pais. Who Are You, por outro lado, deixa em segundo plano o drama escolar, para debruçar-se sobre um grande mistério... Tudo começa com uma excursão escolar a uma cidade litorânea, e o desaparecimento inexplicável da aluna mais popular da escola, Go Eun-byeol (Kim So-hyeon-I). Song Mi-Gyeong (Jeon Mi-sun), se desespera com o sumiço da filha única, até Eun-byeol finalmente aparecer, inconsciente, em um hospital. Ao acordar, Eun-byeol está amnésica, e não consegue lembrar nem mesmo do próprio nome. Mal sabe sua mãe que estará levando para casa uma estranha...


Lee Eun-bi (Kim So-hyeon-I) é uma adolescente que mora na cidade de Tongyeong, e nunca conheceu o carinho de uma família, já que foi criada em um orfanato. Eun-bi é uma garota muito madura para sua idade... Estuda, tem vários empregos temporários, e ainda ajuda a cuidar das crianças do orfanato. Infelizmente, sua vida na escola se torna um inferno, quando resolve ajudar uma colega que vinha sofrendo bulling, e acaba ela alvo da mimada e maldosa Kang So-yeong (Jo Soo-hyang). Desesperada, ela se joga de uma ponte, para o mar, mas é resgatada e acorda sem memória, no hospital. E é assim que a mãe de Eun-byeol acaba levando para casa Eun-bi, uma sósia perfeita de sua filha adotada. Mas onde foi parar Eun-byeol? Fugiu de casa, ou está morta? Este é apenas um dos mistérios com os quais sua irmã (?) Eun-bi irá se deparar ao substituí-la na escola, em Seul.


As melhores amigas de Eun-byeol ficam felizes em revê-la sã e salva. Cha Song-joo (Kim Hee-jeong-I) e Lee Shi-Jin (Lee Cho-hee) ficam intrigadas com o comportamento diferente da amiga, mas assumem que se trata de um efeito colateral da amnésia. O amigo de infância, Han I-na (Nam Joo-hyeok) também estranha a ‘nova’ Eun-byeol, mas fica aliviado ao rever sua paixão antiga (embora não assumida). Por estranho que pareça, o aluno que mais suspeita da verdadeira identidade de Eun-byeol é Gong Tae-kwang (Yook Seong-jae). Isto porque a verdadeira Eun-byeol o tratava com desprezo, para não dizer que o ignorava totalmente. Mas a ‘nova’ Eun-byeol é gentil, educada, deixando Tae-kwang cada vez mais perplexo e, ao mesmo tempo, atraído pela garota.


Quando Eun-bi recupera a memória, hesita em contar a verdade, pois irá perder o amor da mãe, as novas amizades, para voltar ao pesadelo de sua vida de órfã. Mas ela irá descobrir que sua gêmea Eun-byeol também tem seus esqueletos guardados no armário... Uma ex-aluna da escola, Seo Young-Eun (Kim Bo-ra), parece ter algo a ver com o desaparecimento de Eun-byeol, e Eun-bi precisa desvendar este mistério.

Embora Who Are You dê prioridade para o suspense, os temas típicos dos dramas escolares também são abordados, tais como o bulling, ou a competitividade feroz à qual os estudantes coreanos são submetidos, em busca das melhores notas no boletim. O conflito entre o estudante Park Min-joon (Lee David) e sua mãe Shin Jung-Min (Kim Jung-nan, de Gentleman´s Dignity) lembra muito o já retratado no drama Heirs. Tae-kwang também sofre com a frieza do pai, e diretor da escola, Gong Jae-ho (Jeon No-min). Han I-na, por outro lado, apesar de ser pobre, tem um pai amoroso e dedicado, Han Gi-choon (Lee Dae-yeon). Han I-na estuda em uma escola de elite, por fazer parte do time de natação, e ter um futuro promissor como atleta.


Se no drama School 2013 os professores protagonizavam a estória, em Who Are You sua participação é bem mais discreta... Lee Pil-mo (Pinocchio) está simpático como sempre, no papel de Kim Joon-seok, o professor mais popular, por conviver diariamente com os alunos da classe de Eun-byeol, e por saber dar bons conselhos aos adolescentes, no lugar de lições de moral vazias.


Talvez o que mais faça falta em Who Are You seja um belo ‘bromance’, como o de Lee Jong-suk e Kim Woo-bin, em School 2013, mas, para compensar, temos um triângulo amoroso dos mais adoráveis. Nam Joo-hyeok e Yook Seong-jae disputam o amor de Kim So-hyeon-I e, como sempre, é impossível não simpatizar com a parte rejeitada do romance...


Nam Joo-hyeok e Yook Seong-jae são dois garotos maravilhosos, mas o segundo se destaca, com uma atuação madura e envolvente. Se Yook Seong-jae (Plus Nine Boys) já era admirado por sua bela voz, depois deste drama, também pode ser considerado um ator promissor. 


E Kim So-hyeon-I (Missing You), após tantos papeis secundários, e participações especiais, finalmente tem a oportunidade (e o merecimento indiscutível) de ser a protagonista em um drama. E ela encara o papel duplo como se fosse a mais experiente das atrizes, ou seja, sem exageros, com sutileza e delicadeza impressionantes.

Embora eu tenha curtido demais este drama, não dá para ignorar as falhas do roteiro, que denunciam a inexperiência das duas roteiristas, Kim Hyeon-jeong-II (Grade A Student – special), Kim Min-jeong-II (Come to Me Like a Star – special). Todo o escritor que se aventura no gênero suspense (thriller) precisa ter muito cuidado para não deixar ‘furos’ na estória, e, no caso de Who Are You (quero evitar aqui os spoilers) certos pontos cruciais da trama ficam muito mal resolvidos. Felizmente, estas falhas não chegam a estragar o prazer de ver este drama, e os diretores Baek Sang-hoon (Secret) e Kim Seong-yoon (Dream High, Big, Discovery of Romance) fazem um excelente trabalho na condução da estória e do elenco. Enfim, a KBS pode seguir tranquilamente com seus belos dramas escolares, por muitos e muitos anos... Estaremos aguardando ansiosamente por School 2017!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...