maio 26, 2014

Secret (drama, 2013)


País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Romance
Duração: 16 episódios
Produção: KBS2 TV

Direção: Lee Eung-bok
Roteiro: Choi Ho-chul, Yoo Bo-ra

Elenco: Hwang Jeong-eum, Ji Seong, Bae Soo-bin, Lee Da-hee.

Resumo

A noite que deveria ter sido uma das mais felizes na vida de um casal acaba em um trágico acidente que irá mudar seu destino para sempre. Uma mulher que, em nome de seu amor incondicional, assume a culpa por um atropelamento e passa longos anos na prisão. Em liberdade, ela terá lidar com a traição do noivo, e o desejo cego de vingança do homem que perdeu sua amada no acidente.

Comentário

Secret é um melodrama peculiar, que se vale do esquema ‘makjang’* de forma Intencional, mas com um ritmo mais acelerado, típico dos dramas de suspense.

*elemento estilístico, tonal ou narrativo em dramas que optam por tramas chocantes, como recurso para manter a audiência envolvida, não importando o quão absurda a estória se torne – adultério, vingança, segredos de nascimento, doenças fatais, são alguns dos ‘ganchos’ favoritos dos makjang.

É por este motivo que Secret pode ser recomendado até mesmo aos espectadores mais avessos ao gênero melodrama. Os 16 episódios de Secret conseguem condensar de forma ágil uma estória que costuma se estender por mais de cinquenta capítulos nos melodramas tradicionais coreanos.


Kang Yoo-jung (Hwang Jung-eum, de Golden Time) é uma jovem de 26 anos, que mora com o pai, viúvo, dono de uma modesta padaria. Para ajudar nas despesas e dívidas da família ela assume vários trabalhos temporários, de caixa de pedágio, a motorista designada. Ela namora Ahn Do-hoon (Bae Soo-bin, de 49 Days), também um homem de família humilde, e que batalhou muito (inclusive com a ajuda financeira da namorada) para chegar ao cargo de promotor de justiça.

No aniversário de sete anos de namoro do casal, eles se reúnem para jantar e Do-hoon finalmente pede Yoo-jung em casamento. Na volta de carro, em uma noite chuvosa, ao desviar de um caminhão que fazia uma manobra irregular, Ahn Do-hoon acaba atropelando uma mulher.

É a partir daí que a vida do casal vira um pesadelo... O jovem promotor, temendo ver sua carreira arruinada pelo infeliz acidente, convence a noiva a assumir a culpa no lugar dele. Condenada a sete anos de prisão, Kang Yoo-jung se apoia na esperança de sair em breve, em regime condicional, e reencontrar seu amado. Mas o que a espera do lado de fora não é amor, ou piedade, mas desprezo e ódio.  Ahn Do-hoon receia que sua carreira pública seja afetada pela ligação pessoal com uma ex-presidiária, sem contar com a possibilidade de que alguém venha a descobrir o seu verdadeiro envolvimento no crime de atropelamento e fuga.


Para piorar as coisas, Kang Yoo-jung nem faz ideia de que um grande inimigo a espera ao sair da prisão... Jo Min-hyuk (Ji Seong, de Protect the Boss) jurou vingança contra a pessoa que provocou a morte de sua amada Seo Ji-hee (Yang Jin-sung, de The Bride of the Century). Sem saber que Yoo-jung também é uma vítima na situação, ele a persegue implacavelmente, chegando ao ponto de quase matá-la com as próprias mãos.

No entanto, com a proximidade, Jo Min-hyuk não demora a perceber o caráter honesto e dócil da moça, e começa a questionar-se sobre a verdadeira responsabilidade dela no acidente. E como se costuma dizer, a distância entre o amor e ódio muitas vezes é pequena...


Embora eu não seja uma grande fã da atriz Hwang Jung-eum, devo admitir que ela dá um show de interpretação como a sofrida Kang Yoo-jung. Já o ator Ji Seong encarna com talento, mais uma vez, o chaebol imaturo e com ares rebeldes (papel muito semelhante ao de Protect the Boss). Ji seong tem a habilidade de transformar um personagem a princípio egoísta e antipático, em alguém digno de pena e finalmente, de admiração. E, sinceramente, nos primeiros episódios do drama não é fácil suportar a infantilidade e egocentrismo de Jo Min-hyuk. Igualmente interessante é o modo como Kang Yoo-jung também sofre uma grande transformação ao longo do tempo – de mulher submissa e ingênua, a uma pessoa que resolve assumir a responsabilidade pelo próprio destino, e lutar pela restauração de sua honra.

É neste ponto que pesa a balança da justiça... Vingança versus perdão, ganância versus desapego... Secret revela até que ponto um ser humano pode chegar em nome da ambição e do ciúmes, sentimentos que só podem ser bloqueados pela força da abnegação e do amor sincero.


Um drama bonito, com uma estória de amor comovente, embora às vezes de intensidade quase sufocante, e, mesmo assim, imperdível.
 
Secret foi escrito a quatro mãos pelas roteiristas novatas Yoo Bo-ra e Choi Ho-chul, premiadas em concursos de roteiros realizados pela rede KBS. A direção ficou a cargo de Lee Eung-bok (School 2013, Dream High).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...