outubro 14, 2014

Discovery of Romance (drama, 2014)


País: Coréia do Sul
Gênero: Romance, Drama
Duração: 16 episódios
Produção: KBS2 TV

Direção: Kim Seong-yoon
Roteiro: Jeong Hyeong-jeong

Elenco: Eric Moon, Jeong Yoo-mi, Sung Joon, Kim Seul-gi, Yoon Hyun-min, Yoon Jin-Yi, Kim Hye-ok, Ahn Seok-hwan, Seong Byeong-sook.

Resumo

Han Yeo-reum e Nam Ha-jin formam um belo casal, mas sabem muito pouco sobre o passado um do outro. Quando o ex-namorado de Yeo-reum, Kang Tae-ha, reaparece em sua vida, ela faz de tudo para esconder a verdade do noivo atual.

Comentário

Discovery of Romance (ou Discovery of Love) é, sem dúvida alguma, o roteiro mais bem acabado da carreira da escritora Jeong Hyeong-jeong, autora da trilogia de sucesso I Need Romance. Ela trocou a tvN pela KBS TV, e o diretor Jang Yeoung-woo por Kim Seong-yoon (Big, 2012), mantendo a qualidade de produção, mas aprimorando significativamente sua escrita. Do primeiro I Need Romance para este Discovery of Romance, dá para perceber como a autora aprendeu a trabalhar os diálogos de forma mais fluida, e sem desperdícios. Apesar dos personagens da autora Jeong serem sempre tagarelas, suas falas são inteligentes, espontâneas e frequentemente divertidas. Outro ponto positivo é o melhor aproveitamento dos personagens secundários, que não são apenas um gancho para ligar as cenas, mas têm suas próprias estórias, que merecem ser acompanhadas. Veja o exemplo do casal de amigos de Yeo-reum, Yoon Sol (Kim Seul-gi,de Flower Boy Next Door) e Do Joon-ho (Yoon Hyun-min, de A Witch´s Love). Eles não só participam ativamente da trama central, como têm sua própria estória, igualmente envolvente. O mesmo vale para os familiares dos personagens, representados pelas mães de Yeo-reum (a divertidíssima Kim Hye-ok) e de Ha-jin, e da órfã Na A-rim - todas têm um papel importante na vida dos mesmos. Estes podem parecer detalhes pequenos, mas que são muito importantes na construção de personagens interessantes e críveis.


Discovery of Romance é um drama que reflete sobre o amor, e de como nossas escolhas pessoais refletem nossas mais marcantes experiências de vida. A designer de móveis Han Yeo-reum (Jeong Yoo-mi, de My Dear Desperado), por exemplo, é movida por dois eventos traumáticos que mudaram sua vida, quase simultaneamente – a morte do pai, e o rompimento de um relacionamento de cinco anos, com o arquiteto Kang Tae-ha (Eric).

Seu noivo, Nam Ha-jin (Sung Joon, de Lie To Me), também tem sua cota de esqueletos no armário. Ninguém poderia imaginar que este cirurgião plástico bem sucedido teve uma infância melancólica em um orfanato, até ser adotado por uma família de posses. Mas a maior tristeza de Ha-jin é ter deixado para trás, no orfanato, uma garotinha que era como uma verdadeira irmã para ele. Nem mesmo sua noiva, Yeo-reum, sabe sobre seu passado, pois sua mãe adotiva (Seong Byeong-sook) insiste em esconder a verdade de todos. Mas quando Ha-jin reencontra sua irmã postiça, Na A-rim (Yoon Jin-Yi), fica difícil explicar para as pessoas o motivo de sua ligação afetiva com ela.


Tudo se complica quando Kang Tae-ha reaparece na vida de Han Yeo-reum. Ela e a amiga e sócia Yoon Sol lutam para manter um estúdio de design de móveis, mas suas dívidas se acumulam. Nesta hora, fica impossível recusar a oferta de Kang Tae-ha para trabalhar em um projeto em conjunto com seu escritório de arquitetura. Insegura, Yeo-reum decide não contar ao noivo sobre seu antigo relacionamento com Tae-ha. Mas Nam Ha-jin não é bobo, e logo percebe o clima estranho entre a namorada e o novo chefe. Daí em diante, o triangulo amoroso se transforma em uma verdadeira guerra de paixões mal resolvidas.

Apesar de os ataques de ciúmes chegarem ‘aos finalmentes’ em várias oportunidades (surpreendentemente, as imagens de luta corporal estampadas nos cartazes deste drama não são apenas metáforas), os personagens são, essencialmente, gente boa, e sabem fazer sua mea culpa antes que seja tarde demais. E é exatamente manipulando espertamente os sentimentos do espectador, que a roteirista consegue nos levar com o coração na mão, até o último episódio do drama. Fazia tempo que eu não me deparava com uma expectativa tão grande sobre o destino dos personagens de um drama. O final, me pareceu, foi dos mais satisfatórios, sem contradizer a trajetória natural dos personagens, e principalmente, sem ofender a inteligência do espectador. É claro que todos aqueles habituados às armadilhas dos dramas românticos coreanos podem se pegar torcendo para este ou aquele par romântico, mas, desejos pessoais à parte, é difícil alguém querer reclamar do belo e sensível desfecho de Discovery of Romance.


Você sabia que...

- Eric e Jeong Yoo-mi foram par romântico no drama Que Sera Sera (2007, MBC);

- A atriz Jeong Yoo-mi já havia trabalhado com a roteirista Jeong Hyeong-jeong, em I Need Romance 2 (na minha opinião, o mais fraco da trilogia), e o ator Sung Joon, em I Need Romance 3 (2013);

- Fazia três anos que o ator e cantor Eric não aparecia em dramas, desde o fracasso de Myung Wol the Spy;

- A Gentleman´s Dignity foi o primeiro drama da jovem atriz Yoon Jin-Yi, e a catapultou imediatamente ao estrelato.

5 comentários:

  1. Amei esse drama do princípio ao fim.
    Também assisti aos últimos episódios com o "coração nas mãos" e assim como você não conseguia imaginar um final diferente.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ver Discovery of Romance e parei no quarto episódio, não por desinteresse, mas por falta de tempo mesmo.

    Estava bem curiosa para ver a química entre o Eric Moon e a Jeong Yoo-mi, quem sofreu um monte com esses dois em Que Será, Será, provavelmente terá a mesma curiosidade.

    Depois da sua crítica fiquei interessada em ver o final, ultimamente tenho me decepcionado bastante com os finais dos dramas coreanos, eles estão buscando a agradar mais o público e se tornado, por óbvio, previsível e sem criatividade, esta uma das caraterísticas que mais me encantava nos doramas orientais.

    ResponderExcluir
  3. Discovery of love é o tipo de drama que eu adoro, aliás tudo a TVN sempre arrasa. O elenco de apoio também é otimo, o casal de amigos e 'irmã' do médico são adoravéis, tô torcendo muito por esse trio fazer muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Fracasso de Spy Myung Wol? Eu amei esse drama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei... Superrr envolvente... Aquela cena em que eles estão filmando e ela atira na própria cabeça... Nunca mais superei <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...