março 01, 2016

It All Began When I Met You (filme, 2013)


País: Japão
Título Original: Subete wa Kimi ni Aeta kara
Gênero: Drama, Romance
Duração: 1h46

Produção: Kentaro Koike, Shinzo Matsuhashi
Direção: Katsuhide Motoki (de Samurai Hustle)
Roteiro: Atsuko Hashibe

Elenco: Hiroshi Tamaki, Rin Takanashi, Fumino Kimura, Masahiro Higashide, Miwako Ichikawa, Saburo Tokito, Nene Otsuka.

Resumo

Em seis episódios interligados, acompanhamos os dramas de casais e familiares, às vésperas do Natal, com a romântica estação de trem de Tóquio como pano de fundo.

Comentário

Roteirizar um filme composto de episódios (os chamados omnibus) pode ser complicado, e nem sempre o resultado é satisfatório para o público. Felizmente, o drama japonês It All Began When I Met You apresenta seis estórias igualmente envolventes, e que se interconectam de forma natural, e sem perder seu interesse individual.

Estórias que se passam no Natal costumam encantar o público, por sua nostalgia e romantismo intrínsecos, e em It All Began When I Met You não é diferente. Com um elenco muito simpático, capitaneado pelo sempre charmoso Tamaki Hiroshi, este drama natalino é uma boa pedida para quem sente falta de filmes com mensagens positivas, e um estilo clássico de cinema.


O primeiro episódio, Eve no Koibito (O Amor de Eve), mostra o encontro entre Kuroyama Kazuki, um empresário bem sucedido (Tamaki Hiroshi, de Kyou wa Kaisha Yasumimasu) e Sasaki Reiko, uma aspirante a atriz (Takanashi Rin, de From Five To Nine). Kazuki a princípio desconfia das intenções de Reiko, mas não resiste aos encantos da jovem, que leva uma vida muito mais livre de ambições que a sua.


Enkyori Renai (Relacionamento à Distância) é o segundo episódio, com Kimura Fumino (Kumo no Kaidan), como a estilista de moda de noivas Yamaguchi Yukina, e Higashide Masahiro (Mondai no Aru Restaurant) como Tsumura Takumi, seu noivo, que trabalha na construção civil. O casal parece ter um relacionamento harmonioso, mas Yukina sente que Takumi está se afastando cada vez mais, por morar longe de Tóquio, ter um trabalho estressante e uma rotina de vida muito diferente e nada glamourosa, comparada à sua, no mundo da moda.

Christmas no Yūki (Coragem de Natal) introduz Otomo Natsumi (Honda Tsubasa, de Koinaka), funcionária de uma confeitaria, que sonha em encontrar o homem perfeito, contando apenas com o destino.

O quarto episódio, Christmas Present (Presente de Natal) conta a estória comovente de uma garotinha órfã, Terai Akane (Kai Emiri), que sonha em reencontrar a família perdida, e de sua cuidadora no orfanato, Kishimoto Chiharu (Ichikawa Miwako, de First Class 2).


Nibun no Ichi Seijinshiki (Cerimônia de Passagem de Idade de 2 Minutos) é a estória mais melancólica e impactante do filme. Tokito Saburo (Dr. Koto Shinryojo) é Miyazaki Masayuki, um condutor de trem que é obrigado a se aposentar antes do tempo, por problemas de saúde. Em casa, ele tenta reconectar-se emocionalmente com o filho Miyazaki Koji (Yamasaki Ryutaro), o que não é fácil, mesmo com a ajuda da esposa Miyazaki Saori (Otsuka Nene, de Hero).


Para fechar, o episódio Okurete Kita Present (Presente Tardio) volta à confeitaria onde trabalha a romântica Natsumi, que irá aprender uma bela lição de vida com a velha doceira Oshima Kotoko (Baisho Chieko).


It All Began When I Met You é um filme que surpreende por ser efetivo em sua simplicidade e autenticidade. Romântico sem ser apelativo, dramático sem ser piegas, o filme encapsula seis belíssimas estórias de vida, que deixam no espectador ternas lembranças de Natal.

2 comentários:

  1. Opa! Mais um pra listinha ^^

    Não deixe de escrever! Adoro suas recomendações. <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...