novembro 15, 2010

My Dear Desperado/ Gangster Lover (filme, 2010)



País: Coréia do Sul
Gênero: Romance, Drama
Duração: 100 min.
 
Direção e Roteiro: Kim Kwang-sik-I
Elenco: Park Joong-hoon, Jeong Yu-mi

Sinopse

Se-jin deixa sua cidade natal, no litoral, para trabalhar na capital, Seul. Apesar de recém-formada, consegue um bom emprego e leva uma vida feliz. Até que a empresa em que trabalha vai à falência e sua vida profissional e emocional sofre uma mudança drástica. Sem perspectiva de encontrar um novo emprego, ela se muda para um bairro pobre e logo descobre que seu nada educado vizinho de porta é um mafioso.

Dong-chul não sabe lutar, mas é um gangster bom de papo. Ele está ficando velho para o serviço, mas tenta manter o espírito elevado. Quando uma garota se muda para o apartamento vizinho, no princípio ele a trata com desprezo e grosseria, aproveitando-se de sua ingenuidade. Mas aos poucos, ele se sente compelido a ajudá-la.

Comentário

My Dear Desperado é um daqueles filmes que podem ser classificados como comédia romântica, romance, drama, dependendo de onde houver mais espaço vazio na prateleira da locadora. Mas pesando o resultado final, pode-se dizer que a estória pende mais para o drama.

O romance entre Se-jin e Dong-chul se desenvolve mais por força das circunstâncias (solidão, frustração) do que por sintonia emocional ou paixão. É um relacionamento entre opostos em tudo, seja na diferença de idade, de nível cultural, de caráter, ou nos objetivos de vida, ou no caso de Dong-chul, na falta deles.


Mas a influência de um na vida do outro, mesmo com tantos conflitos, com ou sem um final romântico, é real.

Se no início, assim como Se-jin, achei Dong-chul irritante e mal educado, não demorou muito para perceber que a estória dele valia muito mais a pena ser contada que a dela.

Dong-chul é um soldado raso do mundo do crime, que nunca conseguiu subir na “carreira” de bandido, pois ele só tem mesmo é a pose de durão. É um sujeito patético, ignorante, mas que tem um lado gentil e sensível que deve ser escondido do mundo, para o bem de sua sobrevivência.


O drama desse velho gangster poderia render um filme e tanto. Alguém pode argumentar que já existem filmes demais sobre o tema, mesmo dentro da iconografia do cinema coreano, mas não me recordo de um filme que fale sobre os “velhos lobos” da máfia, com exceção talvez do cinema japonês (vide Takeshi Kitano). Existem muitos filmes sobre policiais às portas da aposentadoria (aliás, a pior maldição para um personagem é proferir as palavras “Faltam apenas alguns dias para eu me aposentar...” – é morte certa), mas na ficção é mais comum acompanhar os jovens ambiciosos, ou os chefões mafiosos.

Enfim, “My Dear Desperado” não é um épico, mas é um filme que trata com sinceridade e veracidade dos problemas da vida moderna, como a falta de oportunidade de trabalho para as novas gerações, e a realidade brutal e nada glamorosa do mundo do crime. (Sam, THC)

Sobre o elenco e a direção

Park Joong-hoon (nascido em 1964), trabalhou em filmes como “Radio Star” (2006) e “Two Guys” (2004). Seu mais novo projeto é o filme “Scooping Up the Moonlight” do veterano diretor Im Kwon-taek.

Jeong Yu-mi (1983) atuou em filmes como “A Bittersweet Life” (2005, em DVD no Brasil), “A Million” (2009) e tem pelo menos duas estréias para esse ano: “Oki´s Movie” e “Come, Closer”.

Kim Kwang-sik-I (1972), jovem diretor e roteirista. Foi assistente de direção do filme “Oasis” (2002) e roteirizou os filmes “Iljimae Returns” (2008) e “Off Road” (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...