março 23, 2011

The Recipe/Doenjang (2010)



País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Mistério, Romance

Duração: 107 min.

Direção: Lee Seo-goon
Roteiro: Bae Se-yeong
Elenco: Ryoo Seung-yong, Lee Yo-won, Lee Dong-wook, Jo Seong-ha.

Resumo

Quando um homem condenado à pena de morte deseja comer um ensopado de feijão antes de morrer, um repórter fica curioso. E descobre uma série de verdades surpreendentes.

As últimas palavras de um assassino notório antes da execução são o pedido de comer o ensopado de pasta de soja que havia saboreado antes de sua prisão. Nos moldes do repórter que tenta desvendar o significado de “Rosebud” em “Cidadão Kane”, um produtor de documentários para a TV começa a traçar o segredo do tal ensopado. Por detrás do sabor cativante está a vida desafortunada e a estória de amor de uma mulher.

Comentário

Com uma mistura de mistério e romance, o diretor Lee Seo-goon (Rub Love) desenvolve uma estória cheia de significados: o registro da vida de uma pessoa, a recordação de um sabor, uma experiência de perda e uma crônica de desilusões. Neste sentido, o filme é uma receita para tudo. Com seu toque original, Lee ilustra a obsessão com lembranças inesquecíveis de amor e um ponto de vista fatalista. A receita do ensopado contém dor, saudades e salvação. De certo modo, a receita é a própria história da memória e tradição de um país.


Assim que ouvi falar sobre o filme The Recipe, fiquei ansiosa para assisti-lo, pois gosto muito de estórias que falem do mundo da culinária. No ocidente a produção de filmes do gênero é um tanto acanhada, mas no oriente tem sido produzido um grande número de filmes e séries que tem como pano de fundo o mundo da gastronomia, do vinho, etc. Filmes como Flavor of Happiness, Antique Bakery, Naked Kitchen, Le grand Chef, e séries como Shinya Shokudo, Gourmet, Pasta e Kami no Shizuku, só para citar alguns exemplos, são uma mostra do interesse cada vez maior do público no assunto.

Na verdade, The Recipe não é um bem filme sobre segredos culinários, mas mais sobre os segredos da vida. O que não desmerece nem tira em nada o interesse da estória. Temos dois enredos que caminham paralelamente dentro do filme. Tudo começa com a investigação jornalística de Choi Yoo-jin (Ryoo Seung-yong), à procura da receita secreta de um ensopado de pasta de soja (tradicional da culinária coreana) e termina com a estória incrível e mágica da garota que cozinhou o tal prato. Enquanto isso, acompanhamos o passado dessa jovem cozinheira, e sua estória de amor e desilusão.


O filme tem um ‘que’ de realismo mágico, uma linguagem poética com a qual nós sul americanos estamos bem familiarizados. O elenco é pequeno e muito bom. Ryoo Seung-yong é um ator fantástico, sempre muito confortável em seus papéis, tanto no cinema como na TV. Aliás, uma das poucas coisas boas do drama Personal Taste (2010), foi o seu personagem, um milionário que não tinha coragem de ‘sair do armário’. Lee Dong-wook anda meio sumido, está prestando seus dois anos de serviço militar, mas deve estar de volta em breve, já com a agenda cheia. É um jovem ator de futuro, que apesar de seu ar naturalmente melancólico, tem uma boa veia cômica – o que pode ser visto, por exemplo, no filme The Best Romance (2007). Já a bela atriz Lee Yo-won no momento está trabalhando no drama 49 Days, e vale à pena dar uma espiada, pois os dois primeiros episódios mostraram que a série promete ser o hit da temporada.

Mais sobre o elenco:

Ryoo Seung-yong (1970)
Fimes:The Big Scene (2005), My Love (2007), Secret (2009), Battlefield Heroes (2010), The Front Line (2011).
Séries: Personal Taste (2010), Painter of the Wind (2008).

Lee Yo-won (1980)
Filmes: May 18 (2007), When Romance Meets Destiny (2005).
Séries: 49 Days (2011), Queen Seon-deok (2009).

Lee Dong-wook (1981)
Filmes: Heartbreak Library (2008), The Best Romance (2007).
Séries: The Partner (2009), Bittersweet Life (2008).

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...