junho 17, 2020

Stove League (drama, 2020)




País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Esporte
Duração: 16 episódios
Produção: SBS TV

Direção: Jung Dong-yoon
Roteiro: Lee Shin-hwa

Elenco: Namgung Min, Park Eun-bin, Oh Jung-se, Joe Byeong-gyu, Lee Joon-hyuk, Hong Ki-joon, Chae Jong-hyeop, Jo Han-sun, Cha Yub, Lee Eol, Ha Do-kwon, Jeon Kuk-hwan, Yoon Sun-woo, Lee Yong-woo, Lee Je-hoon, Son Jong-hak.

Resumo

Baek Seung-soo é o novo gerente geral da equipe de beisebol profissional Dreams. Sua tarefa é reerguer o time, e levá-lo a vitoria na próxima temporada.

Comentário

Um drama sobre esportes, e ainda mais, sobre beisebol, uma modalidade pouco apreciada em nosso país? Não é o tipo de trama que me atrairia à primeira vista. No entanto, Stove League (ou Hot Stove League) é a estória de um homem que, mais do que um fã de esportes, é um apreciador de jogos de estratégia... Sim, porque administrar uma equipe de beisebol (ou de qualquer outro esporte coletivo) é uma tarefa hercúlea, que envolve não apenas tino comercial, mas uma boa dose de psicologia e estratégia de antecipação.

[Resolvi abrir alguns spoilers, nada que entregue os pontos cruciais da estória, mas para dar uma amostra do clima do drama, que é repleto de reviravoltas emocionantes, sem contar a crescente admiração e carinho por seu grande protagonista, interpretado brilhantemente por Namgung Min]

O termo “liga da estufa” refere-se ao intervalo entre as temporadas de jogos, quando os times aproveitam para reorganizar-se, e os atletas para treinar, recuperar-se de lesões e, o mais importante, renovar seus contratos, ou, se for o caso, mudar de equipe.

Após uma temporada decepcionante para o Dreams, os administradores do time resolvem contratar um novo gerente geral. Baek Seung-soo (Namgung Min, de Doctor Prisoner, The Girl Who Sees Smells) tem a fama de “arrumar” qualquer time, levando-o milagrosamente ao mais alto da tabela do campeonato. No entanto, o novo gerente não tem uma acolhida das mais calorosas por parte de funcionários e atletas do clube, por dois motivos: ele nunca dirigiu um time de beisebol, e, o mais preocupante, todas as equipes pelas quais passou, encerraram suas atividades logo após ganhar o campeonato.  Além do mais, o pragmatismo e frieza de Baek Seung-soo não contribuem para sua adaptação ao trabalho, e, a princípio, fica a impressão de que ele seria aquele tipo de executivo especializado em desmontar e desfazer-se de uma empresa que está causando prejuízo. Bem, há uma parcela de verdade nesta estória, já que o dono do time, o CEO Kwon Il-do (Jeon Kuk-hwan, de Crash Landing on You) tem mesmo a intenção de desfazer-se do Dreams. Acontece que não é tão fácil aposentar um time de beisebol (o esporte favorito dos coreanos), provocando a ira dos fãs de tantos anos, e, consequentemente, maculando a imagem da empresa proprietária. O problema é que os donos do Dreams não contavam com a determinação e senso de ética do novo gerente, que não tem a intenção de fazer corpo mole, e deixar que o time caia em desgraça sem lutar até o fim.

O ator Namgung Min está mais do que confortável no papel, está no seu campo de jogo, para usar uma analogia esportiva. Seu olhar frio, sua voz macia e ao mesmo tempo gélida servem muito bem ao caráter hermético de Baek Seung-soo. Felizmente, sua ironia elegante evita que o personagem torne-se antipático. Baek Seung-soo é um workaholic, um homem solitário, que se dedica de corpo e alma ao trabalho. Infelizmente, ele leva a fama de arruinar os times pelos quais passa, uma grande injustiça, já que em todos os casos, a responsabilidade não foi sua, mas dos proprietários dos clubes. Ao assinar o contrato com o Dreams, ele não é informado das intenções da direção de fechar o clube. À medida que seu trabalho começa a dar frutos, e o time começa a ser reorganizado com sucesso, contraditoriamente, cresce a insatisfação da direção com seu trabalho. Quando o presidente Kwon Kyung-min (Oh Jung-se, de When the Camellia Blooms) deixa claro que esta deve ser a derradeira temporada do clube, Baek Seung-soo já está completamente envolvido emocionalmente com os funcionários e atletas do Dreams, e fará de tudo para evitar o seu desaparecimento.

No entanto, não é uma tarefa fácil convencer os trabalhadores do Dreams de suas boas intenções, e a cada dia há uma batalha a ser vencida. A primeira a tornar-se sua aliada é a gerente de operações Lee Se-young (Park Eun-bin, de Age of Youth) e seu assistente, o jovem Han Jae-hee (Joe Byeong-gyu, de SKY Castle). Depois de formar aliança com eles vem a parte mais complicada, que é conquistar a confiança da equipe técnica e dos atletas do clube. O técnico principal do Dreams é o veterano Yoon Seong-bok (Lee Eol, de Live), que se dá bem com os atletas, mas vive em atrito com os técnicos assistentes, que tentam “puxar o seu tapete” sempre que podem, tornando o clima interno dos mais tensos.

Por falar em tensão, a parte mais crítica do trabalho de um gerente esportivo é negociar com as grandes estrelas do time, e Baek Seung-soo vive momentos muito desagradáveis nas mãos do jogador Lim Dong-gyu (Jo Han-sun). Lim Dong-gyu é uma celebridade nacional, adorado pelos fãs, mas também é aquele tipo de atleta que desequilibra moralmente os colegas. A solução de Baek Seung-soo é pedir ao time dos Vikings que troque seu arremessador, o veterano Kang Du-ki (Ha Do-kwon), por Lim Dong-gyu. Assim, ele se livra de um jogador caro, temperamental, e traz de volta ao Dreams um arremessador que era muito querido de todos. Mas este não é o lance mais ousado do gerente, pois ele ainda viaja aos EUA para convencer o ex-batedor Gil Chang-joo (Lee Yong-woo, de Twelvew Men in a Year), um atleta expatriado a voltar à terra natal, e juntar-se ao Dreams.

E é assim, passo a passo, usando de estratégias inteligentes, mas sempre éticas, que Baek Seung-soo consegue reerguer o Dreams, levantando a moral da equipe, dos fãs, e trazendo esperança de que a nova temporada traga muitas vitórias ao time. Mas, como todo grande herói, ele vai experimentar momentos de dúvida, de solidão, e terá de sacrificar sua carreira para um bem maior, como é de se esperar de um grande líder.

Stove League é um drama encantador, sem forçar a barra com mensagens moralistas, ilustrando uma realidade comum ao mundo dos esportes, em qualquer modalidade, em qualquer parte do mundo. Não seria de surpreender-se que outros países queiram fazer suas próprias versões desta bela estória de superação e sucesso... Além disso, os fãs do drama já sugeriram que o carismático Baek Seung-soo volte algum dia, com novos desafios. Torçamos para uma nova temporada!

Um comentário:

  1. Oi Sam, tudo bem?!

    Se tem Namgung Min no elenco eu sempre dou uma olhadinha, e quando li que sua "parceira" era Park Eun-bin de quem gostei muito Age of Youth, estava mais do que pronto para embarcar nesse barco, mas infelizmente o primeiro ep não me prendeu, talvez eu não estava no momento, mas após sua critica, vou fazer uma nova tentativa.

    Como sempre suas criticas são maravilhosas, até a próxima.

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...