novembro 04, 2013

O Melhor do Korean Rock&Pop 2013


Neste ano que está acabando, cheguei à conclusão, em retrospectiva, que a trilha sonora dos dramas refletiu a baixa qualidade dos mesmos. Poucos dramas épicos, igual a raras trilhas impactantes. Bons dramas, em geral, vêm acompanhados de músicas agradáveis e envolventes, salvas algumas raras exceções. Mas não consigo me lembrar de nenhuma trilha musical que valesse a pena ser ouvida na íntegra. Felizmente, para quem curte um bom kpop, ou krock, não faltou coisa boa para ouvir. Os músicos coreanos estavam inspirados e, do r&b ao hip hop, do pop ao rock, a lista de bons álbuns lançados é grande.

Fiz uma pequena lista daqueles que formaram o ‘top chart’ no meu music player... Os álbuns que vale a pena ouvir na íntegra, são:


Coup D'Etat, G-Dragon - O bonitinho G-Dragon (Kwon Ji-yong), começou sua carreira musical com apenas 5 anos de idade e, aos 25 anos, é uma estrela internacional do hip hop. G-Dragon ficou famoso ao fazer parte do Big Bang, grupo para o qual compôs muitos hits. Seu segundo álbum solo, o energético Coup D´Etat, tem participações especiais das norte-americanas Missy Eliot e Sky Ferreira, Boys Noise, Jeenie Kim, entre outros. Dá para ouvir tranquilamente o álbum inteiro, mas vale destacar as baladas “Black” (a versão com Jennie Kim, ou com a modelo Sky Ferreira), e “Window”; e a batida “groove” de “Who You?”.


Busker Busker – o grupo de indie rock lançou recentemente seu segundo álbum, depois de uma carreira meteórica, desde sua revelação no programa de TV Superstar K3. O trio é formado por dois músicos coreanos,Jang Beom-jun e Kim Hyung-tae, e um norte-americano, o baterista Brad Moore. O som dos caras é sofisticado, sem ser esnobe, e agrada em cheio ao povo que curte um pop-rock de qualidade. A balada “Love, At First” é uma pérola... Ouça e vicie no som do BB.


Por falar em baladas viciantes, um dos meus cantores favoritos é K.Will (Kim Hyung-soo, 31 anos), e seu último mini-álbum, Will in Fall é imperdível. A melhor balada do ábum é “You Don´t Know Love”. Confira também K.Will, The Third Album (2012-13).


Na minha lista de favoritos, o único que compete com K.Will em termos de voz e de qualidade nas composições é John Park. Aos 25 anos, apresenta uma maturidade e uma sofisticação impressionantes como cantor. Ouça seu primeiro álbum, Inner Child, e não deixe de conferir o mini-álbum de 2012, Knock.


Nell é uma banda já veterana do rock coreano, tendo sido formada no ano de 1999. O quarteto é composto por Kim Jong-wan (vocais, guitarra e teclados), Lee Jae-kyong (guitarra), Lee Jung-hoon (baixo) e Jung Jae-won (bateria). Quem curte o som de bandas britânicas como Radiohead, Travis ou Muse vai gostar do estilo do Nell. Dá para perceber que a influência da música eletrônica mais experimental vem crescendo ao longo dos últimos álbuns, e especialmente no último, Escaping Gravity. Para quem prefere um som mais britpop (mais no estilo de bandas como Travis, ou Coldplay) vale conferir os primeiros trabalhos do Nell, especialmente o belíssimo Separation Anxiety (2008). Também recomendo os discos Healing Process (2006) e Slip Away (2012). Quem assistiu o drama Two Weeks (2013) deve se lembra da música de abertura, “Run”, de autoria do Nell.


Ra.D – Ra.D, ou Lee Doo Hyun,  é um cantor e compositor que incorpora de forma brilhante ritmos como r&b, blues e hip hop. Entre os novos músicos coreanos, Ra.D talvez seja o menos incensado, mas certamente é o mais surpreendente... Ouça seu primeiro trabalho, o mini-álbum 작은 이야기 (Small Story). Se minha vida fosse uma comédia romântica, “Small Story” seria a trilha perfeita! Ouça “Something Flutters”, de Ra.D, na trilha sonora do drama Dating Agency: Cyrano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...