5 de nov de 2018

Student A (filme, 2018)




País: Coréia do Sul
Gênero: Drama Escolar
Duração: 114 min.

Direção: Lee Kyung-sub
Roteiro: Lee Kyung-sub, baseado no webtoon de Heo5Pac6

Elenco: Kim Hwan-hee, Jung Da-bin, Suho, Yoo Jae-sang, Jung Da-eun, Lee Jong-hyuk, Kim Jung-hwa.

Resumo

A vida da adolescente Mi-rae é um ciclo de eventos tristes, da perseguição escolar, aos maus tratos diários do pai alcoólatra. Seu único consolo são os jogos de videogame e a literatura.

Comentário

Basedo em webtoon do portal Naver, Student A conta, em tom de ‘semi-fábula’, a estória de uma garota extraordinária, que, desafortunadamente, vive uma vida de tristeza e solidão. A talentosíssima atriz mirim Kim Hwan-hee (The Wailling, On the Way to the Airport, The Miracle We Met) encarna Jang Mi-rae, uma garota invisível para o mundo, embora tenha muito a dizer...


Se você está cansado de ver filmes ou séries sobre o trauma do assédio escolar (o infame bullying), fique tranquilo, pois Student A aborda o tema de forma muito original, sem cair no dramalhão, ou na autocomiseração. Mesmo nos momentos mais desesperadores de sua vida, Jang Mi-rae não perde a lucidez e analisa até mesmo com certo pragmatismo sua condição social e emocional.



O palco central do drama é o ambiente escolar no qual a adolescente Jang Mi-rae passa a maior parte de seu dia, e onde vive momentos dolorosos de constrangimento e repressão. Fica claro o preconceito contra sua situação familiar, de pobreza e violência doméstica. Nem mesmo o bom comportamento, notas altas e talento para a escrita bastam para impressionar colegas e professores. O único colega a tratar Mi-rae com um mínimo de gentileza é Tae-yang (Beauty Inside), e é muito natural que ela se enamore do rapaz. O melhor refugio para Mi-rae é o ambiente tranquilo da biblioteca, onde ela pode ler e escrever suas estórias sem ser incomodada. Em casa, ela se refugia no mundo fantástico dos videogames, e os amigos virtuais são sua maior companhia.



Surpreendentemente, Mi-rae se vê fazendo sua primeira amizade, justamente com a garota mais popular da escola, Baek-hab (Jung Da-bin, Should We Kiss First). As duas compartilham o prazer especial em escrever estórias, e passam horas agradáveis trocando experiências sobre seus personagens. Baek-hab se mostra encantada com o talento literário de Mi-rae. Infelizmente, não tarda muito para que Mi-rae se decepcione ao descobrir as verdadeiras intenções de seus novos amigos, Baek-hab e Tae-yang. Deprimida e sem ter com quem conversar, ela resolve procurar um de seus amigos virtuais, a ‘Princesa Hee-na’. Mi-rae encontra Hee-na distribuindo abraços grátis em uma praça da cidade, mas a surpresa mesmo é descobrir que na verdade se trata de um belo rapaz de cabelos dourados, chamado Jae-hee (Suho, membro da boy band EXO).



Jae-hee é o ombro amigo que a garota precisa, a bússola que coloca sua vida caótica no rumo certo. Com ele Mi-rae resgata sua voz, aprendendo assim a reivindicar o direito de ser vista e apreciada por seus colegas. Se todos os problemas da garota não podem ser milagrosamente resolvidos, ao menos ela tem a oportunidade de viver sua juventude como qualquer menina normal, com as alegrias e tristezas próprias da idade. Mais do que um filme simpático, Student A é uma obra iluminada, que aquece o coração, e faz da estória corriqueira de Jang Mi-rae, um exemplo de coragem e resiliência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...