janeiro 10, 2014

Love Is Not Blind (filme, 2011)


País: China
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 110 min.

Direção: Teng Hua-Tao
Roteiro: Bao Jingjing, Teng Hau-Tao

Elenco: Bai Baihe, Wen Zhang, Zhang Jia-yi, Zhang Zi-Xuan, Wang Yaoqing.

Resumo

O que fazer quando um relacionamento de sete anos termina repentinamente? A jovem Xiaoxian passa por uma crise emocional ao ser abandonada pelo noivo, e terá de repensar suas expectativas sobre o amor.

Comentário

Love Is Not Blind é uma comédia romântica que procura retratar os relacionamentos pessoais e profissionais de um grupo de jovens adultos que vive em uma das maiores cidades do mundo, Beijing. Embora os filmes românticos taiwaneses sejam bem mais populares, a China continental também tem produzido bons filmes do gênero.

O diretor Teng Hua-Tao (mais conhecido por seu trabalho com dramas televisivos, como o recente Fu Chen, 2012) procura retratar os ângulos mais insólitos e a arquitetura mais charmosa e inovadora da capital chinesa. O resultado é um deslumbramento constante com o luxo dos ambientes frequentados pelos personagens desta película. Por outro lado, a estória é muito simples: garota leva o fora do namorado que, para piorar, a troca por sua melhor amiga. A partir daí vem todas as fases clássicas do rompimento de um relacionamento: choque, negação, revolta, tristeza e aceitação. Mas para superar o fim de um romance, nada melhor do que contar com a ajuda de um amigo ou, melhor ainda, de um novo amor.

Pode-se encarar a simplicidade do enredo de Love Is Not Blind como um ponto positivo, dando ao filme um tom realista, mesmo com o desfecho óbvio de uma comédia romântica. A personagem principal é uma jovem muito normal, com suas qualidades e defeitos e, felizmente, não sofre da “síndrome da mocinha chata” que vem assolando os dramas e filmes nos últimos tempos.  A atriz Bai Baihe interpreta Xiaoxian com tal naturalidade e delicadeza, que é impossível não simpatizar com a personagem.

Huang Xiaoxian leva uma boa vida, com um emprego estável, um apartamento bacana e um namorado perfeito. Ela sonha em ser pedida em casamento por Lu Ran (Guo Jingfei), após sete anos de namoro estável. Até o dia em que descobre estar sendo traída por Lu Ran, com sua melhor amiga, Jia Qi (Jiao Junyan). Chocada, Xiaoxian tenta entender o motivo do fracasso de seu relacionamento amoroso.

No trabalho em uma empresa de eventos, ela sofre ainda mais ao ter de organizar festas de casamento de outras pessoas. O colega de escritório Wang Xiaojian, que costumava pegar no pé de Xiaoxian por qualquer motivo, passa a ajudá-la a superar a dor da separação, e torna-se um grande amigo e confidente. Wen Zhang brilha no papel do neurótico Wang Xiaojian. Os trejeitos e manias de Xiaojian deixam Xiaoxian em dúvida sobre as tendências sexuais do rapaz, mas, quanto mais ela o conhece mais se dá conta de seu bom coração. O personagem Xiaojian é tão divertido e interessante, que fica a vontade de que ele tivesse uma maior presença no filme.



 
 

Love Is Not Blind não é um filme de altos e baixos, ou de grandes reviravoltas; a estória flui de forma muito natural e agradável. O único momento em que o filme sofre com uma quebra de ritmo é exatamente quase no final, quando Xiaoxian vai visitar uma cliente no hospital, uma senhora que espera se casar, embora esteja muito doente. A mensagem deste episódio é bonita, mas um tanto forçada, no contexto do filme.

No geral, Love Is Not Blind é um bom drama romântico, com momentos divertidos, outros tocantes, e com um elenco encantador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...