19 de mar de 2008

A Bittersweet Life (Coréia do Sul)

A Bittersweet Life (O Gosto da Vingança)– um lançamento em dvd imperdível!


À primeira vista, mais um filhote da “trilogia da vingança” do aclamado diretor Park Chan-wook, O Gosto da Vingança tem sim personalidade própria. Não que as referências ao cultuado Oldboy estejam ausentes – elas divertem os fãs do cinema coreano na medida exata.

As diferenças e portanto qualidades do filme estão na direção delicada mas segura, mais jovial e menos modernosa que a do Sr. Park. Kim Jee-woon já comprovou seu talento excepcional como diretor e roteirista no belíssimo e assustador A Tale of Two Sisters, imperdível! Os norte-americanos já compraram os direitos desse filme, certamente para transformar uma obra-prima num pastiche horrível. Aliás, parece que os roteiros de cinema coreanos estão se tornando um dos maiores produtos de exportação desse país asiático. Bom para eles, péssimo para quem gasta seu precioso dinherinho para ver os pouco inspirados remakes ianques. Scorcese e seu Oscar de consolação que o diga!



A grande estrela de A Bittersweet Life é seu protagonista, o ator Lee Byeong-heon. A câmera segue apaixonadamente seu belo e expressivo rosto, e nossos olhos também...um personagem que fala tão pouco mas que diz tanto com o olhar!
Apesar das excitantes cenas de ação, é o gosto “agridoce” desse belo drama que fica em nossa memória no final.

Recomendo ler sobre o filme apenas depois de assistí-lo, qualquer spoiler pode tirar o prazer de curtir a estória.
Review at:
http://www.koreanfilm.org/kfilm05.html#bittersweet

O Gosto da Vingança (A Bittersweet Life/ “Dal-kom-han In-saeng”, CJ Entertainmet)
Coréia do Sul, 2005, 120 min; DVD4, Visual Filmes. Sem Extras. Idiomas: coreano e português.
Direção e roteiro: Kim Jee-woon.Elenco: Lee Byeong-heon, Kim Yeong-cheol, Hwang Jeong-mim.


A cada dia que passa surge uma distribuidora de filmes nova no Brasil. Infelizmente, isso não se traduz em maior qualidade nos lançamentos em DVD. Parece que o planejamento para a escolha dos títulos é nulo! Não se nota interesse em qualidade, histórico ou sequer prioridade. É um caos total!E será que custa tanto colocar extras (making of, entrevistas, cenas deletadas, etc.) interessantes (galeria de fotos e trailer?! por favor!)? Mas o que nos deixa mais chateados é quando é ignorado o idioma original (acontece principalmente nos filmes chineses - alô Alpha Filmes!) e só é oferecida uma hedionda dublagem em inglês ou português (essa normalmente bem superior, é verdade). Por isso, quando surgem bons títulos como o acima, é agradecer aos céus e correr para comprar o DVD.

THC recomenda:

* Zona de Risco (Joint Security Area), Coréia do Sul, 2000, 109 min; de Park Chan-wook; estrelando Lee Byeong-heon, Song Kang-ho. DVD4 (duplo), Europa Filmes.

* Medo (A Tale of Two Sisters), Coréia do Sul, 2003, 114 min.; de Kim Jee-woon ; estrelando Yeom Jeong-a, Im Soo-jung, Moon Geun-young, Kim Kad-su. DVD4 (duplo), Europa Filmes.

* Oldboy , Coréia do Sul, 2003, 120 min; de Park Chan-wook, com Choi Min-sik; vencedor do Grande Prêmio do Júri de Cannes, 2004. DVD4 (duplo), Europa Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...