País: Coréia do Sul
Gênero: Romance
Duração: 16 episódios
Produção: MBC
Direção: Kim Min-sik
Roteiro: Kim In-yeong
Elenco: Park Jin-hee, Kim
Beom, Eom Ji-won, Choi Cheol-ho, Wang Bit-na, Kim Yong-hee, Lee Pil-mo, Park
Ji-yeong.
Resumo
Esta é a estória de três
mulheres que são grandes amigas, mas que têm visões muito diferentes sobre
relacionamentos amorosos e carreira profissional.
Comentário
Por incrível que pareça, são poucos os dramas coreanos que têm como tema a amizade
feminina. Se os famosos “bromances” já são lugar comum na dramaturgia de TV,
pode-se contar nos dedos os dramas com ponto de vista essencialmente feminista. A roteirista Kim In-yeong é uma das poucas
escritoras que costuma reunir protagonistas do sexo feminino, sempre com
temáticas muito atuais e instigantes. The
Woman Who Still Wants to Marry é um remake do drama Marry Me (2004) da mesma autora. A princípio, era para ter sido uma
continuação, mas com a impossibilidade de reunir o elenco original, optou-se
por uma refilmagem repaginada do drama. Unkind Women (KBS, 2015) é outro drama de Kim In-yeong que aborda com muita
inteligência e bom humor o mundo feminino, com um elenco que engloba três
gerações de mulheres fortes e determinadas.
Kim Min-sik (Flower of the Queen, Gloria) dirige com firmeza o belo elenco
de The Woman Who Still Wants to Marry
(ou Still, Marry Me), especialmente o
trio inesquecível de amigas, Park Jin-hee, Eom Ji-won e Wang Bit-na.
Park Jin-hee (Kimchi Family) é Lee
Shin-young, uma repórter de TV de 36 anos. Após tantos anos dedicados à
profissão, Shin-young não conseguiu atingir o sucesso almejado, e ainda corre o
risco de ser demitida da rede de TV em que trabalha. Para piorar as coisas, seu
longo noivado termina abruptamente, e ela não tem tempo ou disposição para
envolver-se sentimentalmente com outro homem.
Eom Ji-won (Sign) é Jeong Da-jeong, 36 anos, uma
mulher bonita e muito bem sucedida na profissão de tradutora e intérprete. Por
outro lado, Da-jeong busca desesperadamente por seu príncipe encantado. Ela não
esconde que seu objetivo principal na vida é encontrar o homem perfeito e
casar-se com pompa e circunstância. Choi
Cheol-ho (Queen of Housewives) é Na
Ban-seok, doutor especializado em medicina chinesa, que conquista o coração da
sonhadora Da-jeong.
Wang
Bit-na (First Love
Again) é
a consultora de restaurantes Kim Boo-gi. Das três amigas, Boo-gi é a mais
cínica sobre as supostas vantagens do casamento. Tanto que ela resolve
descartar o noivo (e o relacionamento de 10 anos) e usar o dinheiro economizado
para o casamento para fazer uma especialização em administração hoteleira na
Suiça. Kim Yong-hee (My
Love Eun-dong) é o homem que tem o azar de se apaixonar pela durona Boo-gi.
Kim Beom (Mrs Cop 2) é Ha Min-jae, 24
anos, estudante universitário (cursando administração de empresas) e músico
talentoso. Apesar da vida confortável Min-jae gosta de cultivar a fama de “bad
boy”, especialmente estre as mulheres. Quando um amigo leva um fora da repórter
Shin-young, Min-jae decide provar suas técnicas infalíveis de conquista sobre
ela. Só que Min-jae não contava com a dificuldade em seduzir a arisca Shin-young,
e acaba apaixonando-se por ela, 12 anos mais velha que ele.
Lee
Pil-mo (Pinocchio) é Yoon
Sang-woo, ex-noivo de Shin-young, piloto da aviação comercial. Sang-woo é um
cara romântico, que sabe como atrair o sexo oposto. Ele ainda gosta de
Shin-young, mas suas tentativas de reconquistá-la são em vão, pois ela acaba de
conhecer um homem bem mais novo e interessante. Frustrado, Sang-woo acaba tendo
um caso com uma mulher mais velha e casada. Acontece que esta muher é a bela e
madura Choi Sang-mi (Park Ji-yeong,
de Jealousy Incarnate), mãe de Ha Min-jae.
Agrada-me
particularmente o tratamento dado pela escritora Kim In-yeong a temas como a amizade, os desafios profissionais e o
romance, na vida de mulheres adultas… Mulheres estas que se consideram maduras,
mas que trazem muitos complexos e preconceitos da juventude, especialmente
sobre o amor e o casamento.
As cenas mais divertidas e
memoráveis certamente são as que envolvem as aventuras do trio de amigas – como
no episódio da visita ao shaman, no qual elas acabam sendo impiedosamente
assoitadas pelo vidente. Pena que, à medida que seus relacionamentos amorosos
ganham importância, elas acabam se afastando um pouco, mas tudo faz parte do
crescimento pessoal das personagens. Outro ponto importante do drama é transformar
uma simples comédia romântica numa preciosa reflexão sobre os novos desafios
nos relacionamentos entre mulheres e homens. Jeong Da-jeong, por ser a mais
idealista, talvez seja a que mais se decepciona com a realidade não tão romântica
do casamento. Kim Boo-gi é a mais resolvida em todos os âmbitos da vida, e não
parece ser do tipo que se deixe dominar por uma paixão de ocasião. Eom Ji-won e Choi Cheol-ho formam um casal tão
divertido quanto neurótico – o episódio da lua-de-mel frustrada é simplemente
hilário!
Park Jin-hee e Kim Beom
formam um casal romântico muito especial, e até hoje são meus personagens
favoritos para ambos atores. O episódio em que Kim Beom pinta o cabelo para
impressionar a amada é dos mais românticos já vistos em um drama. Lee Shin-young
me parece ser o personagem com o qual a maioria das mulheres se identifica,
pois ela deseja muito encontrar um companheiro para a vida, mas entende que sua
realização profissional sempre será sua meta principal. Se o mesmo é natural
para os homens, por que não seria para as mulheres, não é mesmo? Com tantos
dramas constrangedoramente escapistas veiculados nos últimos meses, ver (ou
rever) The Woman Who Still Wants to Marry é uma ótima reafirmação de que ainda existem estórias românticas e
inteligentes a serem apreciadas por nós mulheres.
Acompanho sempre o blog e só agora percebi que a Yoon Eun-Hye anda meio sumidinha. O que aconteceu com ela??? Não vi nenhuma notícia dela nos últimos meses, anos...
ResponderExcluirOi Fer,
ExcluirSabe que sou grande fã de Yoon Eun-Hye, e sinto muito a falta de vê-la de volta aos dramas.
Depois da má recepção de Marry Him If You Dare (2013), ela fez apenas um “cameo” no filme Chronicle of a Blood Merchant (2015), e protagonizou After Love, uma co-produção China/SK, e cuja estreia foi adiada por tempo indeterminado – não há explicações sobre o motivo, mas especula-se sobre o temor a uma reação negativa do público coreano à presença do ator Park Si-hoo, envolvido em escândalo anos atrás. Irritada com as críticas dos fãs (que na Coréia gostam de se intrometer na vida de seus ídolos), Eun-hye refugiou-se na China, participando de vários programas de auditório, e até de um reality show de moda. Mas as notícias sobre sua volta são boas, pois ela anunciou recentemente que gostaria de voltar a fazer dramas em 2017. É esperar e torcer para que ela encontre um belo projeto!
bjs,
Sam.
Sam, o sumiço da Yoon Eun-hye também tem a ver com um escândalo que ela se envolveu. Durante a participação no reality show de moda, um estilista acusou ela de ter plagiado uma das peças dele (uma acusação muito equivocada), o que causou uma reação negativa do público coreano. Eu acompanhei na época o programa, e ver o quanto foi difícil pra Eun-Hye continuar no reality, foi de cortar o coração.
ExcluirOi Tatiane,
Excluirsim, eu li a respeito, lamentável o incidente, especialmente porque os chineses relevaram a situação, enquanto que os coreanos, ao invés de serem solidários com a conterrânea, fizeram um verdadeiro linchamento midiático sobre a atriz.
Mas tenho certeza de que ela voltará, seja no cinema ou na TV...
bjs,
Sam.