21 de ago de 2008

O mercado do cinema asiático no Brasil

Para os fãs do cinema asiático, a frustração é grande, quando se acompanha os lançamentos de filmes naqueles países, que é variado e de alta qualidade, e que não é acompanhado nem de perto pelas distribuidoras brasileiras.
Aqui, os filmes são lançados com pouca freqüência, e num sistema que nos parece aleatório, sem critérios como relevância, qualidade, premiações em festivais, bilheteria internacional, etc.


Os principais problemas com as distribuidoras de filmes são de infra-estrutura. Não há conhecimento do mercado e do material que está sendo oferecido ao público. Com raras exceções, não parece que as pessoas envolvidas tenham qualquer conhecimento sobre cinema que não seja o norte americano.
Por que as distribuidoras pequenas, que não conseguem vender seu produto fora do eixo Rio-São Paulo, não criam lojas virtuais em seus websites? Aliás, não existe uma empresa do ramo que possua um website interessante. Todos são difíceis de navegar, carecem de informações mais precisas sobre locais de venda, datas de lançamento, etc.

Muitos filmes são lançados em dvd para locação, mas não são vendidos ao público em geral; parece-nos estranho, não querer ganhar dinheiro?!

Outra frustração é esperar pelo lançamento de um filme em dvd, e constatar a péssima qualidade do material oferecido: capas com fotos de baixa qualidade, diferentes das originais, ausência de extras, como making off, cenas deletadas, tela full screen, onde se perde parte da imagem, etc.; e o pior de tudo em nossa opinião, cópias dubladas, sem oferecer o filme na língua original! Sinceramente, não há desculpa para um descuido desses. Tem coisa pior que uma dublagem em inglês?

O que mais falta no país é uma empresa séria que distribua somente filmes coreanos, chineses e japoneses, a um público que aprecia o cinema asiático, e que pede um pouco de respeito, obrigado! Por enquanto só nos resta contar com a importação e o download pela internet.

Onde encontrar filmes asiáticos?

Procurar filmes em dvd é um exercício de paciência e determinação, já que as distribuidoras parecem fazer de tudo para “esconder” o produto dos clientes.

O “garimpo” deve ser começado na internet, mas é melhor não se animar demais, pois muitos lançamentos anunciados nunca são encontrados à venda, outros se esgotam rapidamente nas lojas virtuais, e muitos têm preços absurdos, levando-se em conta a baixa qualidade da mídia.

Depois de comparar preços e disponibilidade nos sites confiáveis, como os das grandes livrarias, por exemplo, é recomendado comprar pessoalmente na loja que ofereça o filme, ou como segunda escolha, encomendar pela internet. Mas não esqueça de checar o grau de segurança do site em que está efetuando a compra. Todo cuidado é pouco!

Como a quantidade de títulos de filmes em dvd vem crescendo bastante, seria bom se as listas de ofertas fossem mais organizadas, por gênero, país, data, etc. Infelizmente isso não acontece em nenhuma loja virtual.

Antes de adquirir um filme em DVD não esqueça de ler com atenção a ficha técnica, observando dados como idiomas e legendas, extras e formato de tela.

2 comentários:

  1. Peter Nellhaus1:30 AM

    I really love Tell Me Something. I'm surprised is hasn't had the Hollywood remake, but I'm glad also.

    ResponderExcluir
  2. I´m happy too, Peter!
    But there´s a lot of remakes coming soon, like Lady Vengeance, The Host, etc. Why!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...