maio 10, 2021

Into the Ring (drama, 2020)

 


País: Coréia do Sul

Gênero: Política, Comédia, Romance

Duração: 16 episódios

Produção: KBS2 TV

 

Direção: Hwan Seung-gi, Choi Yeon-soo

Roteiro: Moon Hyun-kyung

 

Elenco: Nana, Park Sung-hoon, Ahn Nae-sang, Yoo Da-in, Shin Do-hyun, Ahn Kil-kang, Kim Mi-soo, Choi Go, Han Joon-woo, Bae Hae-sun, Yoon Joo-sang, Oh Dong-min, Park Mi-hyun.

 

Resumo

 

A jovem Goo Se-ra resolve entrar na política pelos piores motivos possíveis, mas acaba encarando sua responsabilidade como legisladora e como cidadã.

 

Comentário

 

Into the Ring (ou Memorials, ou The Ballot) é um drama que aborda os meandros da política de uma forma muito bem humorada, mas sem deixar de tocar em temas sociais relevantes.

Goo Se-ra (Nana, Justice, Oh My Ladylord; membro dos grupos pop After School, Orange Caramel), moradora de Mawon-gu, aos 29 anos ainda se vira entre bicos e empregos temporários, e um contrato de trabalho permanente parece um sonho distante. Não é que a garota seja desinteressada ou pouco inteligente, mas a falta de ambição e foco na carreira são algumas de suas fraquezas. Os dramas familiares também não a ajudam em nada, - o pai de Se-ra tem um caráter forte, superprotetor, enquanto sua mãe peca pelo excesso de ingenuidade e deslumbramento. E é exatamente num dos piores momentos da vida de Se-ra, mais uma vez desempregada, que sua mãe se envolve (não pela primeira vez, como ficamos sabendo) em um esquema de pirâmide e perde as parcas economias da família. É bem provável que o pai de Se-ra, Goo Young-tae (Ahn Kil-kang, Watcher) não aceite bem as más notícias e acabe por abandonar o lar. Sendo assim, ela e a mãe, Kim Sam-sook (Jang Hye-jin, Crash Landing on You, Parasite) guardam segredo, enquanto tentam recuperar o dinheiro perdido.

É assim que Se-ra tem a ideia de concorrer à vereadora pela cidade de Mawon-gu, contando com suas boas relações pessoais. Se-ra é figura conhecida e temida pelos funcionários da prefeitura da cidade. Seu hábito de prestar queixas aos órgãos competentes do município, pelos mais diferentes motivos, fizeram dela uma espécie de celebridade na vizinhança. Apesar de viver enrolada com seus problemas pessoais, Se-ra tem um senso de justiça invejável. Suas melhores amigas, Jang Han-bi, ex-judoca (Shin Do-hyun, Hospital Playlist) e Kwon Woo-young, mãe solteira (Kim Mi-soo, Hy Bye Mama) são os únicos e fieis cabos eleitorais de sua pobre campanha eleitoral.

O ex-namorado de Se-ra, Kim Min-jae (Han Joon-woo, Be Melodramatic) é o primeiro, mas não o último, a tentar demovê-la da ideia de entrar para a política. O namoro fracassou, ironicamente, devido à ambição do rapaz, que deseja passar de assessor do presidente da câmara de vereadores, Jo Maeng-duk (Ahn Nae-sang, The Guest), a seu herdeiro político. O único filho do vereador, Seo Kong-myung, afastou-se do convívio familiar desde a morte de sua mãe. Seo Kong-myung (Park Sung-hoon, Justice, Psychopath Diary), formado em universidade de prestígio, funcionário municipal de 5º grau, não tem a mínima intenção de seguir os passos do pai.

Apesar de terem sido grandes amigos na infância, Goo Se-ra e Seo Kong-myung não se viam há anos. Mesmo assim, seu reencontro confirma que sua ligação sentimental é profunda e indissolúvel. O pragmatismo de Kong-myung combinado à passionalidade de Se-ra será o motor para as grandes mudanças na política e na vida dos cidadãos de Mawon-gu.

É impossível não comparar Into the Ring a um drama clássico, The City Hall, da roteirista de TV mais incensada da Coréia do Sul, Kim Eun-sook. Sem exagero, acho que dá para fazer um paralelo muito estimulante entre os dois dramas, seja pelo tema político, seja pelo romance que floresce entre duas pessoas tão diferentes, mas que crescem juntas, tanto emocional quanto profissionalmente. E Moon Hyun-kyung faz um trabalho muito digno em sua estreia como roteirista, ainda mais se equiparada a uma grande escritora como Kim Eun-sook. The City Hall (2009) continua sendo, até hoje, meu drama romântico favorito, e talvez por isso mesmo eu tenha apreciado tanto a bela estória e o elenco jovem e talentoso de Into the Ring. A carismática atriz e cantora Nana está muito confortável no papel da irreverente Goo Se-ra, e é conduzida com muita habilidade pelo PD Hwan Seung-gi, com quem coincidiu no drama policial Justice (KBS2, 2019). Aliás, Nana e Park Sung-hoon também contracenaram em Justice, embora naquela oportunidade como antagonistas. Um motivo a mais para ver Into the Ring é desfrutar da mudança radical do ator Park Sung-hoon, de psicopata a anti-herói romântico, deveras impressionante!

Into the Ring é divertido, romântico, às vezes quase surreal, mas o lado obscuro e frustrante da política nunca é subestimado, e a realidade sempre leva a melhor, por mais puros que sejam os corações, e maiores seus ideais...

 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...