março 30, 2022

I´m Not A Robot (MBC, 2017)

 


País: Coréia do Sul

Gênero: ficção científica, romance, comédia

Duração: 16 episódios

Produção: MBC

Direção: Jung Dae-yoon

Roteiro: Kim Seon-mi, Lee Seok-joon

Elenco: Chae Soo-bin, Yoo Seung-ho, Uhm Ki-joon, Kang Ki-young, Park Se-wan, Ko Gun-han, Song Jae-ryong, Seo Dong-won.

 

Resumo

 

Engenheiro cria um androide sob encomenda para um jovem milionário. O robô é idêntico em aparência à ex-namorada do cientista.

 

Comentário

 

Quando se fala em robótica, é natural pensar logo no Japão, não só por seu pioneirismo no desenvolvimento tecnológico, mas também pela abundante cultura voltada à ficção científica, capitaneada pelos mangás. O drama romântico Absolute Boyfriend (2008) foi a primeira adaptação para a TV, baseada no mangá de Watase Yuu, que conta a estória de um robô humanóide programado para ser o namorado perfeito. O drama rendeu dois remakes, Absolute Darling (Taiwan, 2012), e My Absolute Boyfriend (SBS, 2019). Em 2018 estreava Are You Human? (KBS2 TV), um sci-fi muito interessante, sobre uma cientista que cria uma cópia androide de seu filho, em coma há anos, para vingar-se da poderosa família de seu falecido marido.

 

Mas, um ano antes, a MBC TV investia numa ficção científica com viés cômico-romântico, I´m Not A Robot, da pena da roteirista de cinema veterana, Kim Seon-mi (Seducing Mr. Perfect) e com a colaboração do novato Lee Seok-joon. O ótimo PD Jung Dae-yoon (King 2 Hearts, W) foi responsável por equilibrar romance e aventura com muita destreza.

 

Para começar, preciso admitir que considero deveras bizarro imaginar uma ligação romântica entre humanos e robôs, mesmo que sejam androides altamente tecnológicos, como os retratados em Blade Runner (1982). Mas tudo bem, na ficção o tema gera estórias de amor inesquecíveis; afinal, quem não torceu por um final feliz para o casal Rachael e Deckard? Por outro lado, é exatamente por subverter o clássico romance sci-fi homem-máquina, que I´m Not A Robot acerta em cheio e inova no gênero. Por que o drama não teve o sucesso merecido? Como saber, afinal, até mesmo Blade Runner tornou-se um cult, mas foi um fracasso de bilheteria, na época.

 

Foram dois os motivos que me trouxeram à lembrança este drama: a falta de bons dramas românticos nos últimos tempos, e uma reflexão sobre a carreira de Yoo Seung-ho, um ator super talentoso, que tem tido pouca sorte com seus últimos projetos, quase todos medianos, para dizer o mínimo. Sua jornada artística, de ator mirim à jovem promessa de ‘Hallyuwood’ tem seus altos e baixos, comuns a qualquer profissional, mas ele tem muito mais a oferecer. Embora Yoo Seung-ho tenha se consagrado em papeis marcantes e psicologicamente ‘pesados’, como Missing You, há dois dramas muito bons, mas, novamente, de pouca repercussão, que chamaram minha atenção para uma nova faceta de seu talento, a comédia. Tanto em I´m Not A Robot como em My Strange Hero (SBS, 2018) ele encarna papeis nos quais sua beleza fica em segundo plano. Os atores costumam dizer que é muito mais difícil fazer rir do que fazer chorar, e, se Yoo Seung-ho nos comove profundamente em Remember: War of Son, nos diverte imensamente com o chaebol neurótico de I´m Not A Robot.

  

Sabemos que todo jovem milionário dos dramas românticos coreanos precisa de uma garota ‘do povo’ para lhe ensinar a viver e amar com intensidade. Aí é que entra um dos personagens mais encantadores e divertidos da história dos kdramas, Jo Ji-a (ou Aji 3). Chae Soo-bin (A Piece of Your Mind), com seu rosto de boneca de porcelana encarna dois personagens que, teoricamente, não poderiam ser mais diferentes. Jo Ji-a é uma jovem que se esforça genuinamente para ser alguém na vida, mas a sorte nunca está ao seu lado. Ela mora de favor na casa do irmão mais velho, o advogado Jo Jin-bae (Seo Dong-won), que a repreende constantemente por sua instabilidade profissional. Ji-a sonha em emplacar no mercado algum de seus muitos inventos, mas os constantes fracassos começam a cobrar fatura sobre seu caráter naturalmente positivo. Neste momento crítico de sua existência surge a oportunidade de ao menos ganhar um dinheiro fácil... Seu ex-namorado, o Dr. Hong Baek-gyun (Uhm Ki-joon, de Scent of a Woman), um engenheiro de robótica, desenvolve um projeto inovador de inteligência artificia, que planeja vender para um grande investidor. Junto de sua pequena equipe, formada pelos engenheiros Pi (Park Se-wan), Ssanip (Ko Gun-han) e Hoktal (Song Jae-ryong) ele inventa uma criada androide, usando como modelo visual a jovem Jo Ji-a. O androide, que o cientista batiza de Aji 3, é vendido para o excêntrico milionário Kim Min-kyu, que vive isolado do mundo em sua mansão, e acha uma ótima ideia ter uma companhia ‘não humana’ para sua vida solitária.

 

No entanto, as coisas se complicam quando, no prazo de entrega, o androide apresenta um defeito e o Dr. Hong fica com medo de perder o grande negócio e o financiamento para suas futuras pesquisas. Assim, ele procura a ex-namorada e pede que ela finja ser a criada androide por uns poucos dias. Ela aceita o encargo, sem imaginar a tremenda confusão em que irá se meter ao ter de lidar com um jovem rico, neurótico, e com segredos que nem mesmo seus familiares mais próximos conhecem.

 

Imagine I´m Not A Robot como uma daquelas comédias românticas clássicas do “casal desconhecido que é obrigado por circunstâncias alheias a sua vontade a compartilhar moradia”, só que neste caso a garota deve fingir 24 horas por dia ser um androide. Dá para imaginar as situações engraçadas que se desenrolam em meio a essa situação absurda, mas é graças a atuação brilhante de Chae Soo-bin, como Aji 3, que, igual ao seu ‘dono’, quase acreditamos que esta fantasia poderia tornar-se realidade.

 

E o segundo ponto positivo, certamente, é a ótima química entre o casal de protagonistas, e, nos poucos episódios em que passam separados, sentimos muita falta de sua interação, e da revolução de sentimentos que o encontro gera em ambos, - ele, por não poder admitir estar se apaixonando por um robô, e ela, por ter de esconder seus sentimentos, por motivos óbvios.

 

E, apesar do tom geral ser de uma comédia leve, os protagonistas não são tratados como tolos, muito pelo contrário... Kim Min-kyu é um jovem solitário, com traumas do passado que sua fortuna e poder não podem curar. Jo Ji-a, em oposição a Min-kyu, tem acolhimento emocional da família, mas lhe falta o apoio financeiro, e o reconhecimento profissional ao seu talento como mulher inventora. E é essa troca de experiências e de sentimentos que transformam a simples fantasia num belo romance, mais do que real!

Um comentário:

  1. Fenomenal vou assistir como vc esta recomendando deve ser otimo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...