março 20, 2013

Missing You (drama, 2012)


País de origem: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Romance
Duração: 21 Episódios
Produção: MBC TV

Direção: Lee Jae-dong
Roteiro: Moon Hee-jeong

Elenco: Park Yoo–chun, Yoon Eun-hye, Yoo Seung-ho, Jang Mi-ne, Song Ok-sook, Cha Hwa-yeon, Jeon Kwang-ryeol.

Resumo

Jung-woo se apaixona pela colega de escola Soo-yeon, mas o que era para ser um amor puro de adolescência acaba em uma tragédia que deixará marcas para toda a vida no casal.

Comentário

Ninguém se esquece de seu primeiro amor de adolescência, um sentimento puro e intenso. E o tempo passa, amadurecemos e aprendemos que o amor não é um sentimento exclusivo ou imutável... Mas nem sempre é assim, pois para Han Jung-woo (Park Yoo–chun), é impossível apagar a experiência do encontro com Lee Soo-yeon (Yoon Eun-hye). Quando o casal de adolescentes apaixonados é misteriosamente sequestrado, Jung-woo consegue escapar do cativeiro, mas nunca mais tem notícias de Soo-yeon.

Os anos se passam e Jung-woo é agora um jovem detetive de polícia, que vive atormentado pelo fantasma da lembrança da amada. Certo dia, ao ser designado para investigar uma morte suspeita de uma mulher, em uma mansão, ele encontra uma jovem que se parece muito com a desaparecida Soo-yeon. Será que Jung-woo está imaginando coisas, na ânsia de rever a amada? Afinal, a jovem em questão diz chamar-se Zoe, uma estilista de moda recém-chegada da França. Jung-woo fica intrigado, pois as feições de Zoe são mesmo diferentes das de Lee Soo-yeon, mas cada vez que ele a ouve chamando seu nome, seu coração lhe diz o contrário.

E o que também perturba Jung-woo é a presença do jovem empresário Harry Borrison (Yoo Seung-ho) na vida de Zoe. Harry parece jovem demais para ser tão bem sucedido no mundo das finanças, e sua relação com Zoe é de total co-dependência. Ele tenta controlar todos os passos da jovem estilista, para que ela não se deixe envolver pelo policial Jung-woo. Mas não é a toa que Jung-woo é conhecido como “coelho louco” pelos colegas, pois quando ele decide esclarecer um caso, não há quem o impeça.

A dúvida sobre a identidade de Soo-yeon fica apenas entre os personagens do drama, pois está mais do que claro para o espectador, desde o princípio, que Zoe é na verdade Soo-yeon. Para o detetive Jung-woo, o que resta é desvendar onde sua amada esteve durante estes 14 anos, e qual é sua relação com Harry Borrison.


Missing You oscila entre o melodrama e o suspense policial, pendendo bem mais para o primeiro. Aliás, este drama deve ter batido todos os recordes de cenas com olhos lacrimejantes, lágrimas correndo e choro desbragado da história da TV coreana. Ao contrário de outros dramas, que podem ser assistidos em forma de ‘maratona’, Missing You deve ser desfrutado em doses homeopáticas. Assistir mais de um episódio por dia, ao menos para mim, foi uma tarefa impossível, tal era a exaustão mental provocada a cada episódio.

Sendo assim, para os desavisados que não suportam melodramas, ou tramas lentas e circulares, nem chegue perto... Já para quem gosta do gênero e, especialmente, para quem é fã do trio protagonista, Park Yoo–chun, Yoon Eun-hye e Yoo Seung-ho, vale a tentativa de acompanhar o drama.

A direção experiente de Lee Jae-dong (Thank You (2007), Can´t Lose (2011)), privilegia as atuações, destacadas por uma fotografia magnífica e um figurino dos mais elegantes.

Não estou familiarizada com o trabalho da roteirista Moon Hee-jeong, mas sei que tem pendido para o melodrama com tintas carregadas, como foi o caso do drama anteriormente assinado por ela, Can You Hear My Heart (2011). Parece-me que no caso de Missing You, lhe faltou experiência para desenvolver o aspecto principal da trama (ou ao menos o que parecia propor-se a princípio), que é a vingança. A autora se perdeu nas emoções íntimas dos personagens, o que resultou num volume de lágrimas capazes de romper as muralhas de uma represa. O excesso de sofrimento acaba por provocar um efeito reverso, que é gerar indiferença no espectador. É claro que muitas cenas emocionam e muito, especialmente as protagonizadas por Park Yoo–chun e Song Ok-sook (Brain, Rooftop Prince), que interpreta com sensibilidade e naturalidade a sofrida Kim Myeong-hee, mãe de Soo-yeon. É até engraçado que o relacionamento de Jung-woo e Kim Myeong-hee, a quem ele chama carinhosamente de ‘namorada’ é o mais intenso e comovente da trama, ofuscando até o romance com Soo-yeon.

Muito se falou sobre o impacto inicial dos personagens na adolescência. A qualidade da atuação destes jovens realmente surpreendeu a todos, mas não a ponto de afetar a transição para os personagens adultos. Simplesmente não dá para criticar as atuações brilhantes do trio principal. Também se especulou sobre uma melhor interação romântica de Yoon Eun-hye com Yoo Seung-ho (Blind, filme), do que com Park Yoo–chun. Não me pareceu o caso, o que aconteceu sim neste drama foi que vimos uma Yoon Eun-hye muito mais contida que o normal. É de estranhar, hoje em dia, que uma escritora de dramas crie um personagem feminino tão frágil como Lee Soo-yeon. Confesso que, até o final do drama, fiquei esperando alguma reação de Soo-yeon aos constantes abusos que sofre, mas ela segue firme (e fraca) como a legítima dama em perigo, a espera de ser resgatada pelo príncipe encantado. A atriz Yoon Eun-hye (Lie to Me) fez o que pôde com o pouco que lhe foi oferecido, e se saiu bem até demais. O mesmo vale para Yoo Seung-ho, que encarou um papel complicado, cheio de falas que soariam absurdas na boca de outro ator, e provou que tem um futuro brilhante pela frente (assim que cumprir seus dois anos de serviço militar obrigatório).

Finalmente, se Missing You é um drama difícil de classificar - trama confusa, mas atuações brilhantes, direção apurada, mas edição preguiçosa – o que me levou, pessoalmente, até o final da estória é o ator (e cantor) Park Yoo–chun (Sungkyunkwan Scandal, Rooftop Prince). Atrevo-me a afirmar que Yoo-chun carregou o drama nas costas, com dedicação, bravura e honestidade interpretativa, até o finalzinho, até o diretor gritar “corta!” pela última vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...