janeiro 12, 2014

Lady Joker (drama, 2013)


País: Japão
Gênero: Drama, Policial
Episódios: 7
Produção: WOWOW TV

Direção: Mizutani Toshiyuki, Suzuki Kosuke
Roteiro: Takamura Kaoru (original), Maekawa Youichi

Resumo

Um empresário japonês é sequestrado, mas em seguida liberado pelos bandidos, que passam a chantageá-lo em troca de milhões em dinheiro, sem o conhecimento da polícia. Enquanto isso, o detetive Goda tenta descobrir quem são os criminosos, e desvendar seu plano brilhante e maligno.

Comentário

Lady Joker é mais nova adaptação para a TV de uma obra do brilhante escritor de romances policiais Takamura Kaoru. O canal de TV WOWOW já havia levado à telinha a mini série Marks no Yama, em 2010, com duração de 5 episódios. Agora o destemido detetive de polícia Goda Yuichiro volta em mais uma trama complexa e emocionante, em Lady Joker.

Como sempre, as novelas de Takamura Kaoru envolvem crimes intrincados e uma lista enorme de personagens, o que pode, a princípio, assustar e confundir o espectador. Entretanto, o autor dá espaço e tempo suficiente para que todos os personagens importantes sejam bem conhecidos e a estória acaba fluindo de forma intensa e envolvente.

Se em Marks no Yama os personagens centrais despertavam certo estranhamento, em Lady Joker tanto vítimas como bandidos geram interesse e empatia no espectador, tornando esta estória muito mais interessante que a anterior. E desta vez a polícia é retratada de forma ainda mais negativa pelo autor. A batalha de egos e os interesses políticos escusos fazem com que a luta do detetive Goda (Kamikawa Takaya) para solucionar o crime pareça estar perdida desde o princípio.

Por mexer em um grande vespeiro e fazer com que gente influente fosse exposta no caso “Marks no Yama”, o detetive Goda é “recompensado” com um rebaixamento, e é designado para uma delegacia afastada, onde é tratado como um mero recruta inexperiente. Mas nada abala a honestidade e a confiança de Goda e, ao se deparar com o caso do sequestro de Shiroyama Kyosuke (Shibata Kyohei), um importante empresário do ramo da cerveja, logo intui que algo muito mais complicado se passa por detrás deste crime.

Para não arruinar as surpresas da trama, convém discrição ao comentar os acontecimentos... Resumindo, “Lady Joker” é como se autodenomina (em cartas enviadas à imprensa) um grupo criminoso que realiza o sequestro ousado de um CEO de uma fábrica de cerveja. O pequeno grupo é composto de homens que, até então, nunca haviam se envolvido em qualquer atividade ilegal. A ausência de um passado criminal destes indivíduos, e seu plano secreto para extorquir dinheiro da cervejaria, deixa a polícia confusa, sem conseguir levar adiante a investigação. Somente com a intervenção do detetive Goda, que é designado para vigiar o Sr. Shiroyama, é que o caso começa a ser desvendado.

O ator Kamikawa Takaya (Iryu Sousa) mais uma vez brilha no papel do detetive de polícia Goda Yuichiro. Goda é um cavaleiro solitário, que aponta sua espada hora em direção aos criminosos, hora contra os próprios colegas, que desonram a profissão. Seu único aliado e amigo continua sendo o promotor de justiça Kano Yusuke (Ishiguro Ken), embora nem Kano consiga protegê-lo das garras dos colegas policiais corruptos.

Apesar do elenco grande e super competente, quem arrasa mesmo é o veterano ator Shibata Kyohei, como o Sr. Shiroyama, um homem que tem de enfrentar dilemas épicos para proteger sua empresa e a honra de sua família. Um personagem inesquecível, em uma trama policial das mais surpreendentes já escritas. Imperdível para os amantes do gênero policial, ou simplesmente de um bom suspense.

janeiro 10, 2014

Love Is Not Blind (filme, 2011)


País: China
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 110 min.

Direção: Teng Hua-Tao
Roteiro: Bao Jingjing, Teng Hau-Tao

Elenco: Bai Baihe, Wen Zhang, Zhang Jia-yi, Zhang Zi-Xuan, Wang Yaoqing.

Resumo

O que fazer quando um relacionamento de sete anos termina repentinamente? A jovem Xiaoxian passa por uma crise emocional ao ser abandonada pelo noivo, e terá de repensar suas expectativas sobre o amor.

Comentário

Love Is Not Blind é uma comédia romântica que procura retratar os relacionamentos pessoais e profissionais de um grupo de jovens adultos que vive em uma das maiores cidades do mundo, Beijing. Embora os filmes românticos taiwaneses sejam bem mais populares, a China continental também tem produzido bons filmes do gênero.

O diretor Teng Hua-Tao (mais conhecido por seu trabalho com dramas televisivos, como o recente Fu Chen, 2012) procura retratar os ângulos mais insólitos e a arquitetura mais charmosa e inovadora da capital chinesa. O resultado é um deslumbramento constante com o luxo dos ambientes frequentados pelos personagens desta película. Por outro lado, a estória é muito simples: garota leva o fora do namorado que, para piorar, a troca por sua melhor amiga. A partir daí vem todas as fases clássicas do rompimento de um relacionamento: choque, negação, revolta, tristeza e aceitação. Mas para superar o fim de um romance, nada melhor do que contar com a ajuda de um amigo ou, melhor ainda, de um novo amor.

Pode-se encarar a simplicidade do enredo de Love Is Not Blind como um ponto positivo, dando ao filme um tom realista, mesmo com o desfecho óbvio de uma comédia romântica. A personagem principal é uma jovem muito normal, com suas qualidades e defeitos e, felizmente, não sofre da “síndrome da mocinha chata” que vem assolando os dramas e filmes nos últimos tempos.  A atriz Bai Baihe interpreta Xiaoxian com tal naturalidade e delicadeza, que é impossível não simpatizar com a personagem.

Huang Xiaoxian leva uma boa vida, com um emprego estável, um apartamento bacana e um namorado perfeito. Ela sonha em ser pedida em casamento por Lu Ran (Guo Jingfei), após sete anos de namoro estável. Até o dia em que descobre estar sendo traída por Lu Ran, com sua melhor amiga, Jia Qi (Jiao Junyan). Chocada, Xiaoxian tenta entender o motivo do fracasso de seu relacionamento amoroso.

No trabalho em uma empresa de eventos, ela sofre ainda mais ao ter de organizar festas de casamento de outras pessoas. O colega de escritório Wang Xiaojian, que costumava pegar no pé de Xiaoxian por qualquer motivo, passa a ajudá-la a superar a dor da separação, e torna-se um grande amigo e confidente. Wen Zhang brilha no papel do neurótico Wang Xiaojian. Os trejeitos e manias de Xiaojian deixam Xiaoxian em dúvida sobre as tendências sexuais do rapaz, mas, quanto mais ela o conhece mais se dá conta de seu bom coração. O personagem Xiaojian é tão divertido e interessante, que fica a vontade de que ele tivesse uma maior presença no filme.



 
 

Love Is Not Blind não é um filme de altos e baixos, ou de grandes reviravoltas; a estória flui de forma muito natural e agradável. O único momento em que o filme sofre com uma quebra de ritmo é exatamente quase no final, quando Xiaoxian vai visitar uma cliente no hospital, uma senhora que espera se casar, embora esteja muito doente. A mensagem deste episódio é bonita, mas um tanto forçada, no contexto do filme.

No geral, Love Is Not Blind é um bom drama romântico, com momentos divertidos, outros tocantes, e com um elenco encantador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...