outubro 21, 2010

Tengoku No Honya-Koibi (filme, 2004)


Um belo elenco, um drama delicado sobre a dor da perda, a culpa e o perdão.

País: Japão
Título alternativo: Heaven´s Bookstore (The Light of Love)
Duração: 111 min.
Gênero: Drama, Romance, Fantasia

Direção: Shinohara Tetsu
Roteiro:Atsushi Matsuhisa e Wataru Tanaka (romance), Kyoko Inukai


Elenco: Yuko Takeuchi (Shoko/Natsuko) ; Tetsuji Tamayama (Kenta); Karina (Yui); Hirofumi Arai (Satoshi); Teruyuki Kagawa (Takimoto); Yoshio Harada (Yamaki).
Trilha musical: Masataka e Yumi Matsutoya.

Resumo

A confeiteira Natsuko (Takeuchi Yuko) está ocupada tentando organizar um festival de fogos de artifício, promovido pelos lojistas da pequena cidade litorânea aonde mora. O tema escolhido é "Love Fireworks". Segundo uma lenda local os “Fogos de Artifício do Amor” abençoam os amantes com uma vida de união feliz, e Takimoto é o único mestre de fogos de artifício que sabe preparar esse espetáculo. No entanto, desde um acidente, anos atrás, Takimoto desistiu de trabalhar com fogos. Kanako encontra Takimoto na esperança de convencê-lo a reproduzir o espetáculo.

Enquanto isso, o pianista Kenta (Tamayama Tetsuji) vai parar no céu, embora ainda esteja vivo, e está trabalhando na “Biblioteca do Céu”. Um dia, ele vê seu ídolo musical, a pianista Shoko. Entretanto, algum evento traumático em vida faz com que Shoko seja incapaz de tocar piano novamente, mesmo no paraíso. As duas estórias se desenvolvem em dois mundos separados, mas de algum modo conectados pelo destino.


Comentário

Filmes com estórias que retratam a ‘vida após a morte’ não são novidade no cinema. Sejam com enredo cômico, espiritual ou meramente dramático, as estórias que se passam no céu costumam fazer sucesso.

No caso de “The Heaven´s Bookstore”, o roteiro é inspirado em uma série de romances bestsellers no Japão. Parte do filme (assim como nos livros) se passa no céu, e parte na vida terrena, sendo que um personagem faz a ligação entre esses dois mundos, por não estar morto, mas estar cumprindo uma espécie de estágio probatório no paraíso.

Os vivos sofrem com seus problemas diários, seus relacionamentos, e com a falta que fazem os entes queridos que se foram. Mas para os mortos, ao contrário do que se possa pensar, não reina a ‘paz celestial’. Existem aqueles que estão passando umas férias no céu e têm consciência de que vão voltar à terra. Existem os guardiões, ou anjos, que administram as idas e vindas das almas. E existem aqueles espíritos que deixaram para trás um assunto mal resolvido, inacabado, e por isso não podem descansar e desfrutar da eternidade no paraíso.

“The Light of Love” é a parte da estória que se passa na terra, entre os vivos, e é a que achei mais interessante. Se o filme se restringisse a esse ponto de vista, podia ser um belo romance sobre a culpa e a reparação. O personagem do artista de fogos de artifício(interpretado pelo fantástico ator Teruyuki Kagawa) é muito interessante, um homem apaixonado, sofrido. E seu encontro e verdadeira colisão com a sobrinha de seu amor perdido me deixou com um desejo sincero de ver mais dos dois juntos. Teria sido a estória que eu gostaria de ter visto... mas não é o caso, e mesmo assim, o filme é muito agradável e a sempre simpática Takeuchi Yuko dá um verdadeiro show, interpretando duas personagens de forma complexa e delicada.

Takeuchi Yuko se destaca por representar dois personagens completos e inteiramente diferentes (Shoko e Natsuko). É uma das atrizes em alta na TV e cinema japonês, tanto por seu talento como por sua simpatia. Filmes: Yomigaeri (2002), Closed Note (2007), Flowers (2010). Acaba de estrelar o j-drama Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku (Fuji TV, 2010) e teve participação na série norte-americana Flashforward.

O lindo Tetsuji Tamayama atuou em filmes como The Seaside Motel (2010), Goemon (2009), e nos j-dramas de sucesso Sunao ni Narenakute (Fuji TV, 2010) e Boss (Fuji TV, 2009). A bela atriz Karina pode ser vista no recente j-dorama Real Clothes (Fuji TV, 2009).

O grande ator Teruyuki Kagawa trabalhou em filmes como Space Battleship Yamato (2010), Tokyo Sonata (2008), além de várias séries de TV, como Ryoma den (2010), Mr. Brain (2009) e Unfair (2004).

Tetsuo Shinohara dirigiu Hatsukoi (First Love).

Como sempre, gostaria de lembrar sobre o trabalho de se fazer uma tradução e legendagem de uma série, mesmo sendo um trabalho amador, deve ser apreciado e respeitado. Portanto, não remova os créditos das legendas e adicione um link para esse blog, caso queira postar em seu site.

Legendas em português (cortesia exclusica "Tea House and Cinema": http://bit.ly/xsQnj0

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Link para o Vídeo: http://bit.ly/1IXXsqL

Observação importante: "Esse não é um site do tipo 'fansub'. Todas as legendas traduzidas por esse blog foram feitas para consumo pessoal (para encaminhar para amigos e familiares) e são divulgadas aqui como cortesia. Portanto, não serão aceitos pedidos (de títulos de dramas ou filmes), sugestões (de formato de vídeo, etc.) ou reclamações (sobre atrasos, formato de arquivos, etc.). Por favor, peço a sua consideração e respeito, pois muitas horas de lazer e descanso são perdidas na realização dessas traduções.(Sam)


outubro 17, 2010

Beethoven Virus (drama, 2008)


País: Coréia do Sul
Gênero: Romance, Drama
Duração: 18 episódios
Produção: MBC TV

Direção: Lee Jae Gyoo.
Roteiro: Hong Jin Ah e Hong Ja Rang.
Elenco: Kim Myung-Min, Lee Ji-Ah, Jang Geun-Suk, Lee Soon-Jae, Song Ok-Sook.

Sinopse

Kang Gun Woo é um regente de orquestra que, apesar de ser respeitado por seu talento, tem uma péssima reputação por seu temperamento difícil. Ele é conhecido como um profissional que não aceita menos do que a perfeição de sua orquestra.
Por causa de seu egocentrismo ele não consegue se relacionar bem com as pessoas, tanto dentro quanto fora do trabalho. Ele é um homem frio e solitário e seu único amigo é seu cão, Beethoven. Depois de anos na Europa ele recebe uma oferta de emprego e volta ao seu país para reger a orquestra de uma cidade pequena. Ali ele vai encontrar Du Ru Mi, uma violinista, e um jovem trompetista também chamado Kang Gun Woo, e sua vida mudará radicalmente de rumo.

Comentário

O premiado ator Kim Myung Min interpreta o maestro Kang Gun Woo, conhecido como “Orchestra Killer”. Lee Ji Ah, que está para estrear no k-drama de ação "Athena", é a violinista Du Ru Mi. E Jang Geun Suk faz o papel do jovem trompetista Kang Gun Woo. Ele atuou na série de sucesso “You´re Beautiful” e seu próximo projeto é o drama “Mary Stayed Out All Night”, onde novamente interpreta um músico. Lee Jae Gyoo já dirigiu os dramas "Damo" (2003, MBC) e "Fashion 70s" (2005, SBS). As irmãs Hong Jin Ah e Hong Ja Rang foram roteiristas do drama "Over the Rainbow".

Esse drama musical retrata de forma humana e com sensibilidade agridoce a luta dos membros de uma orquestra semi-profissional para realizarem seu sonho de pisar em um palco e se tornarem músicos respeitados.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...