23 de ago de 2008

Maboroshi no Hikari ( filme 1995)










 




Maboroshi no hikari
País: Japão
Duração: 110 min.
Gênero: Drama

Direção: Hirokazu Koreeda
Roteiro:Teru Miyamoto (novel); Yoshihisa Ogita (screenplay)




Elenco: Makiko Esumi, Takashi Naitô, Tadanobu Asano, Gohki Kashiyama, Naomi Watanabe, Midori Kiuchi, Akira Emoto, Mutsuko Sakura

Sinopse
Um jovem comete suicídio sem motivo aparente, deixando viúva e filho recém nascido desamparados. Depois de um tempo, ela aceita um casamento arranjado e se muda para o litoral. Lá ela lutará para esquecer o passado e encontrar a felicidade e a paz de espírito.
"A young woman's husband apparently commits suicide without warning or reason, leaving behind his wife and infant. She marries agains with a nice man, but struggles to forget the past and find happiness."

A Face (filme, 2004)

Face 페이스/ A Face
País: Coréia do Sul
Duração: 91min

Direção:Yoo Sang-gon


Sinopse

Antropólogo forense ajuda a polícia a desvendar a identidade da ossada de uma possível vítima de um serial killer. O cientista viúvo enfrenta a angústia de criar sozinho a filha doente, resolver um crime com a ajuda não desejada de uma bela jovem colega, e como se não bastasse, ser assombrado por fantasmas.

21 de ago de 2008

Tell Me Something / Into the Mirror (South Korea)



Tell Me Something (South Korea, 1999, 118min.)
Título no Brasil: Partes de um Segredo
Gênero : Thriller , Suspense
Diretor: Jang Yun-hyeon
Elenco: Han Seok-kyu, Shim Eun-ha, Chang Hang-sun, Yeom Jung-a, Yu Jun-sang, Kim Jung-hak, An Seok-hwan, Park Chul-ho


Sinopse
O detetive Cho (Han), do departamento de homicídios de Seul, investiga o macabro aparecimento de corpos desmembrados, em diferentes partes da cidade. A descoberta da identidade dos homens mortos leva a uma jovem artista (Shim), que pode ser a próxima vítima de um obcecado psicopata.
Han Seok-kyu estrelou o blockbuster Shiri, e contracenou pela primeira vez com Shim Eun- no drama romântico Christmas in August (1998).

 
Geoul sokeuro/ Into the Mirror/ Espelho (South Korea, 2003, 113 min)
Diretor e Roteirista: Kim Seong-ho
Produtor: Kim Eun-Yeong (Keyplus Pictures)
Distribuição: Cinema Service
Fotografia: Jeong Han-Cheol
Ed
ição: Kim Seon-Min
Direção de arte: Lee Hyeong-Ju

Música: Mun Dae-Hyeon
Elenco:
Ji-tae Yu,Myeong-min Kim, Hye-na Kim, Ju-bong Gi, Myoeng-su, Young-jin Lee, Eun-pyo Jeong



Sinopse
Woo (Yu Ji-tae) é um jovem ex-policial que trabalha como guarda de segurança na loja de departamentos de seu tio. Quando estranhas mortes de funcionários da loja envolvem uma investigação policial, Woo deve confrontar seus ex-colegas e provar que não perdeu seu talento de detetive.

"Woo (Yo Ji-tae*) is the ex-cop who works as security guard at his wealthy uncle´s mall. When strange deaths of the shop´s employes involve the police investigation, Woo will have to confront his ex-colegues and prove that he didn´t lost his detective skills."

*Yo Ji-tae ficou conhecido internacionalmente por seu papel (como inimigo de Choi Min-sik) no brilhante filme de Prk Chan-wook, Oldboy.
Into the Mirror teve um remake nos EUA, estrelando Kiefer Sutherland.

O mercado do cinema asiático no Brasil

Para os fãs do cinema asiático, a frustração é grande, quando se acompanha os lançamentos de filmes naqueles países, que é variado e de alta qualidade, e que não é acompanhado nem de perto pelas distribuidoras brasileiras.
Aqui, os filmes são lançados com pouca freqüência, e num sistema que nos parece aleatório, sem critérios como relevância, qualidade, premiações em festivais, bilheteria internacional, etc.


Os principais problemas com as distribuidoras de filmes são de infra-estrutura. Não há conhecimento do mercado e do material que está sendo oferecido ao público. Com raras exceções, não parece que as pessoas envolvidas tenham qualquer conhecimento sobre cinema que não seja o norte americano.
Por que as distribuidoras pequenas, que não conseguem vender seu produto fora do eixo Rio-São Paulo, não criam lojas virtuais em seus websites? Aliás, não existe uma empresa do ramo que possua um website interessante. Todos são difíceis de navegar, carecem de informações mais precisas sobre locais de venda, datas de lançamento, etc.

Muitos filmes são lançados em dvd para locação, mas não são vendidos ao público em geral; parece-nos estranho, não querer ganhar dinheiro?!

Outra frustração é esperar pelo lançamento de um filme em dvd, e constatar a péssima qualidade do material oferecido: capas com fotos de baixa qualidade, diferentes das originais, ausência de extras, como making off, cenas deletadas, tela full screen, onde se perde parte da imagem, etc.; e o pior de tudo em nossa opinião, cópias dubladas, sem oferecer o filme na língua original! Sinceramente, não há desculpa para um descuido desses. Tem coisa pior que uma dublagem em inglês?

O que mais falta no país é uma empresa séria que distribua somente filmes coreanos, chineses e japoneses, a um público que aprecia o cinema asiático, e que pede um pouco de respeito, obrigado! Por enquanto só nos resta contar com a importação e o download pela internet.

Onde encontrar filmes asiáticos?

Procurar filmes em dvd é um exercício de paciência e determinação, já que as distribuidoras parecem fazer de tudo para “esconder” o produto dos clientes.

O “garimpo” deve ser começado na internet, mas é melhor não se animar demais, pois muitos lançamentos anunciados nunca são encontrados à venda, outros se esgotam rapidamente nas lojas virtuais, e muitos têm preços absurdos, levando-se em conta a baixa qualidade da mídia.

Depois de comparar preços e disponibilidade nos sites confiáveis, como os das grandes livrarias, por exemplo, é recomendado comprar pessoalmente na loja que ofereça o filme, ou como segunda escolha, encomendar pela internet. Mas não esqueça de checar o grau de segurança do site em que está efetuando a compra. Todo cuidado é pouco!

Como a quantidade de títulos de filmes em dvd vem crescendo bastante, seria bom se as listas de ofertas fossem mais organizadas, por gênero, país, data, etc. Infelizmente isso não acontece em nenhuma loja virtual.

Antes de adquirir um filme em DVD não esqueça de ler com atenção a ficha técnica, observando dados como idiomas e legendas, extras e formato de tela.

11 de ago de 2008

Filmes Asiáticos / Programação TV (agosto, 2008)

Filmes Asiáticos
Programação da TV (agosto)

After Life (Wandafuru Raifu,
Depois da Vida /Jap, 1998, 118 min.)
Dir.: Hirokazu Koreeda
Cast: Arata, Erica Oda
Canal Futura - Cine Conhecimento - 14/08 (quinta) 01:30




The White Dragon (Fei Hap Siu Baak Lung, Dragão Branco, HK, 2004)
Dir.: Wilson Yip
Cast: Cecilia Cheung, Francis Ng
TNT - 16/08 (sábado) 02:15

A Neve Que Cai (Jap)Canal Futura - Cine Conhecimento - 18/08 (segunda) 02:30
Cradle 2 The Grave (Contra o Tempo, US)
Cast: Jet Li
TNT - 23/08 (sábado) 19:50


Maboroshi No Hikari (Maborosi,Jap, 1995)
Dir.: Hirokazu Koreeda
Canal Futura - Cine Conhecimento - 25/08 (Segunda) 02:30

The Host (O Hospedeiro, S. Korea)
Dir.: Bong Joon-ho
Cast: Song Kang-ho, Bae Doona, Park Hae-il

 Telecine Premium - 25/08 (segunda) 17:55; 28/08 (quinta) 05:45

The Returner (O Retorno, Jap, 2002)
Dir.:Takashi Yamazaki
Cast: Takeshi Kaneshiro, Anne Suzuki
TNT - 30/08 (sábado) 01:10

Crouching Tiger, Hidden Dragon (O Tigre e o Dragão, China)
Dir.: Ang Lee
Cast: Chow Yun-fat
TNT - 31/08 (domingo) 17:15, 01:10

Warriors of Heaven and Earth (Guerreiros do Céu e da Terra, HK)
Dir.: Ping He
Cast: Wen Jiang, Kiichi Nakai, Xueqi Wang, Zhao Wei
TNT - 31/08 (domingo) 03:35

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...